O fato de as mulheres viverem, em média, sete anos a mais que os homens não é exatamente uma surpresa. Atentas à saúde, elas vão ao médico com mais frequência e sempre fazem exames de rotina. Com o objetivo de conscientizar a população masculina que estes hábitos não são exclusividade do gênero feminino, há quatro anos ocorre no Brasil a campanha “Novembro Azul”. Durante este mês, a Folha irá fazer uma série de reportagens desmistificando as principais doenças que acometem os homens e sobre a importância do diagnóstico precoce e acompanhamento médico.
A diretora comercial do Grupo Folha de Comunicação, Paula Cruz, afirmou que a campanha é de fundamental importância. Ela frisou que a ação é necessária para alertar os homens sobre os cuidados com a saúde. “As mulheres ainda vão mais ao médico e se cuidam mais do que os homens. O mês de novembro serve para alertar eles sobre isso, para que possam se olhar e acabar com aquela ideia de que são invencíveis”, disse.
Ela frisou que, com a série de reportagens, a Folha tenta despertar a consciência da população para os cuidados com a saúde. “Queremos que as pessoas propaguem esta campanha para que se faça uma corrente sobre a importância de ir ao médico com frequência. Toda doença, quando descoberta no início, é mais fácil de ser tratada e as chances de cura são maiores”, pontuou.
O médico urologista e autor do livro “Saúde do Homem: muito além da barba, cabelo e bigode”, Mário Maciel, afirmou que o Novembro Azul não é voltado somente para o tratamento e prevenção do câncer de próstata, mas sim da saúde do homem no geral. “Durante a campanha, focamos em outras doenças, como câncer de testículo, distúrbios mentais, câncer de próstata, entre outras”, explicou.
Segundo ele, o câncer de próstata recebe maior atenção devido à prevalência da doença. “Estima-se que 65% dos homens com idade superior a 60 anos de idade têm este tipo de câncer. Para alertar a população sobre esse fato, o 17 de novembro foi escolhido como o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
Para que um assunto tão importante fosse debatido, a campanha foi estendida para os demais dias do mês”, disse.
O médico informou que o homem morre mais por doenças cardiovasculares, acidentes de trânsito, traumatismo craniano, entre outros fatores. “Neste mês, o homem deve prestar mais atenção para a sua saúde de uma maneira global. A campanha é justamente para conscientizá-los a respeito disso”, observou.
DADOS – Segundo dados estatísticos do Laboratório de Análise Patológica de Roraima, no ano de 2014 foram registrados 45 casos de câncer de próstata em homens com idade entre 51 e 91 anos, em Roraima. Neste ano, nos primeiros cinco meses, o número chegou a 13 registros em homens entre 61 a 86 anos.
HGR – O Hospital Geral de Roraima (HGR) tem um setor responsável pelo atendimento dos pacientes com câncer no Estado. A unidade realiza cirurgias oncológicas, atendimentos médicos e consultas nas áreas de enfermagem, fisioterapia, psicologia, nutrição e serviço social. Dos atendimentos médicos e consultas, a equipe realiza ainda visitas domiciliares aos pacientes em fase terminal.
Por ser considerado um serviço específico e de alta complexidade a Unidade atende somente casos confirmados ou fortemente suspeitos de câncer, cabendo a investigação inicial às clínicas básicas. Hoje, são atendidos em média 30 pacientes semanais.
NOVEMBRO AZUL – A campanha Novembro Azul foi idealizada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em 2012, inspirado na campanha australiana Movember, que surgiu em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro. A ação é referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais frequência. (I.S)