Com Nada
* Até o jornal mais influente do mundo, o “The New York Times”, deu destaque para realização da Copa América no Brasil, apesar da pandemia de coronavírus e do alerta da aproximação da terceira onda de Covid. Em sua edição de ontem, o prestigiado veículo de comunicação americano, ressaltou em manchetes nas versões impressa e digital, que mesmo com registros diários de mais de 60 mil casos da doença, o Brasil irá sediar o evento esportivo. Com o início das competições marcado para o próximo dia 13, portanto há menos de 10 dias, não dará tempo pra vacinar todos os integrantes das delegações, considerando que as pessoas vacinadas só ficam imunizadas após a segunda dose da vacina.
Com Tudo
* A melhor notícia que poderíamos ter nesse momento, foi sem dúvida o anúncio da vacinação contra Covid 19 para professores das redes pública e particular de ensino, que decididamente precisam ser imunizados com urgência, para a garantia do retorno das aulas presenciais. O Governo do Estado, fez a liberação na última segunda-feira e ontem, a Prefeitura de Boa Vista deu início a aplicação das primeiras doses. Primeiramente, estão sendo vacinados professores de 50 a 59 anos. Em ordem descrente, docentes de outras faixas etárias serão inseridos na campanha, que também inclui servidores de setores administrativos. É necessário levar crachá, contra-cheque ou outro documento comprobatório.
Alagamentos
* Pelo visto, o problema de alagamento do HGR, assim como o da maioria das ruas de Boa Vista, é mesmo crônico. Não é de hoje que qualquer chuvinha que cai na cidade, tanto aquela unidade de saúde, quanto ruas e avenidas de vários bairros, ficam encharcados de água. É claro que em muitos pontos da nossa capital, isso acontece, porque as casas foram construídas, onde antes eram lagoas.
* Também há o fato de que muitos moradores jogam lixo na via pública, o que causa entupimento dos locais de escoamento. Mesmo assim, a situação persiste há anos e pelo visto não tem solução. No HGR, também já foram feitas várias reformas e nenhuma delas sanou a crítica situação.
Virtual
* Está confirmado o dia 22 deste mês, a Aula Virtual intitulada “Os aspectos relevantes na preparação de projetos para captação de recursos” pela UERR (Universidade Estadual de Roraima). A atividade faz parte do projeto Conversando com a Pesquisa, da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.
* A atividade, começa às 18h30 com transmissão pela plataforma de vídeos Youtube e será aberta para toda a comunidade acadêmica que esteja ligada a atividades de pesquisas. O debate será mediado pelo professor associado da UNIPAMPA (Universidade Federal do Pampa), Felipe Carpes, da Universidade Federal do Pampa e bolsista de produtividade do CNPq. Mais informações no 2121-0944 ou pelo e-mail [email protected].
Indefensável
* Sem argumentos para as inverdades ditas sob juramento pela médica Nise Yamaguchi na CPI da Covid, que abertamente a favor da cloroquina como tratamento precoce para a Covid, medicamento ineficaz para a doença, assegurado inclusive pelo laboratório fabricante, bolsominions (como são chamados os bolsonaristas extremistas), foram as redes sociais defende-la e pedir desculpas pela forma com que ela foi tratada por alguns senadores.
* Mas a bem da verdade, ela não foi maltratada, apenas desmascarada pelo renomado médico senador Otto Alencar, que disse, – alias de forma muito elegante – que ela não entende nada de infectologia e ela própria deixou claro, que não sabe a diferença entre vírus e protozoário. Defender o indefensável, isso sim é vergonhoso.
Indefensável II
*Aliás, a defesa da médica Nise Yamaguchi nas redes sócias, começou com a atriz Juliana Paz e se espalhou entre os bolsominions, que alegam que alguns senadores foram deselegantes por terem desmascarado sua total falta de conhecimento em infectologia; por conta das inverdades declaradas em seu depoimento e da insistência na defesa da cloroquina.
* Seus apoiadores porem, afirmaram que uma mulher não deve ser tratada dessa forma. No entanto, nenhum senador dirigiu a ela qualquer adjetivo (des)qualificativo. Ao contrário do presidente Jair Bolsonaro que xingou jornalista da CNN, Daniela Lima, chamando-a de quadrúpede. Que se saiba, a jornalista também é mulher e ser chamada de quadrúpede, é uma ofensa explícita para qualquer pessoa.
Rápidas
* Inaugurando idade nova nesta sexta-feira, Dr. Jorge Neves, Waldemar Paracat, Cosme Rosas e Neuraci Lima.
* No sábado quem troca de data é, Marina Cantão (restaurante Marina Meu Caso), Alfonso do Valle, Fernando Quintela e Mirna Behnck.
* No domingo estarão de aniversário, Catarina Mendes Araújo, Sadir Montenegro Peixoto e Aduan Figueiredo.
*A Universidade Federal de Roraima, por meio da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, publicou edital divulgando um concurso público para professores do magistério superior.
* São 27 vagas destinadas a para especialistas, mestres e doutores para várias áreas, com remuneração de até R$ 9.616,18 mensais.
* Os candidatos que necessitarem de auxílio para acessar a internet podem dirigir-se à Coordenação de Capacitação do Servidor (CAPS) no campus Paricarana, e lhes será disponibilizado acesso à internet.
* O concurso oferta vagas para as áreas de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Contabilidade, Direito, Economia, Enfermagem, Física, Geografia, História, Letras, Ciências Sociais, Clínica Médica, Música, Química e Zootecnia.
*As inscrições estarão abertas de 11 de junho a 13 de julho de 2021, por meio do sistema de inscrições www.concursos.ufrr.br
Tá Valendo
Com Pesar
* Registramos com profundo
pesar o falecimento da colega jornalista Vaneza Tarjino, que durante anos fez parte da equipe Folha. Ela encontrava-se em tratamento de câncer, havia alguns meses.
Perigo
* Diante das cheias dos rios, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, alertam a população para o perigo de afogamento, muito comum nessa época do ano nos balneários da cidade e arredores.