PENSO, LOGO SOU
Francisco Sogari*
O Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06) foi marcado por inúmeros acontecimentos e alertas em âmbito nacional e global, entre eles a Operação Akuanduba.
Os mandados de busca e apreensão em locais ligados ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, no último dia 19/05 no DF, São Paulo e no Pará apura crimes contra a administração pública praticados por agentes ligados ao governo e empresários do ramo madeireiro.
Akuanduba uma divindade da mitologia dos índios Araras, que habitam o estado do Pará. Segundo a lenda, se alguém cometesse algum excesso, contrariando as normas, a divindade fazia soar uma pequena flauta, restabelecendo a ordem.
A aprovação do PL 490 resultará no fim dos direitos territoriais indígenas, fundamentais para vida e cultura dos 305 povos originários do Brasil. É preciso a máxima mobilização para barrar esse retrocesso.
Um relatório recentemente publicado do programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), “Fazendo as pazes com a Natureza”, apresenta a “gravidade das triplas emergências ambientais da Terra: clima, perda de biodiversidade e poluição”. Este tripé de crises planetárias é uma ameaça e um risco inevitável para as gerações atuais e futuras.
A Covid-19, afeta diretamente todo o planeta, de modo especial os humanos. É um dos alertas mais sérios que a terra envia. O modo de vida é destrutivo. Como nos ensina o provérbio popular: “Deus perdoa sempre, o ser humano às vezes, mas a natureza, nunca”.
*Mestre em Comunicação e Especialista em Terceiro Setor
SEGURO PROTEGE DADOS DIGITAIS, PRINCIPAL ATIVO DAS EMPRESAS HOJE
Stephanie Zalcman*
O Brasil está em processo de conscientização sobre a importância de proteção face aos riscos digitais. O mundo hoje é feito de dados, esse é um dos bens mais valiosos de uma companhia. Com a informação coletada no dia a dia, baseada em suas operações e relações, uma empresa tem a chance de tomar melhores decisões para seu futuro e seus negócios.
O número de ataques por hackers aumentou mais de 200% desde o início da pandemia e com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) em vigor os clientes estão ainda mais preocupados. O crescimento do e-commerce, a necessidade de trabalho remoto como medida de proteção contra a covid-19, as aulas online, entre outros fatores, também ampliaram a atuação e oferta de seguros cibernéticos.
A LGPD também foi responsável pelo aumento da procura por esse tipo de seguro, da mesma forma como ocorreu na Europa quando do advento da GDPR, pois pode levar muitas empresas a serem punidas com pesadas multas por uso inadequado das informações das pessoas. Vista como uma boa prática de proteção, a apólice de seguro de riscos cibernéticos blinda contra roubo e extravio de dados.
Segundo a Susep, o total de prêmios emitidos mais que dobrou em pouco mais de um ano, saltando de cerca de R$ 21 milhões em 2019, para R$ 43 milhões em 2020. O avanço do seguro cibernético também é refletido no aumento e consolidação de players no mercado e no crescimento do apetite do mercado ressegurador.
Somente na Wiz, no ano passado registramos evolução de 90% na demanda pelo seguro para riscos cibernéticos, produto que integra nosso portfólio de Linhas Financeiras.
Qualquer empresa pode contratar seguro para riscos cibernéticos, quer sejam empresas nacionais, multinacionais ou PMEs. Há diversas companhias atuando no ramo e muitas coberturas disponíveis, o que favorece a popularização do produto em todos os segmentos econômicos. A cotação é feita através de um questionário de risco e a empresa que tiver um sistema gerenciador e protecional se beneficiará de melhores taxas para a contratação.
Como consultores de proteção, estamos trabalhando para conscientizar os clientes sobre a necessidade de proteger os ativos digitais da empresa, bem como informações de terceiros e colaboradores.
O seguro cyber, como é conhecido, oferece proteção às empresas no que se refere à responsabilidade pelo vazamento de dados, bem como eventuais prejuízos financeiros de ataques cibernéticos, incluindo aqueles trazidos à tona pela nova legislação, como a necessidade de notificação e monitoramento em caso de vazamentos, e as temidas multas que poderão ser aplicadas às empresas.
Produto da linha de Responsabilidade Civil (RC), cobre danos a terceiros decorrente do vazamento e perda de dados, seja ele por causa externa ou interna, mas pode oferecer também coberturas para a própria empresa, como custos de restauração dos dados e contratação de especialistas do ramo. As coberturas não são apenas para dados digitais, mas também cobrem os dados físicos, como estoque de arquivos.
*É CPO (Chief Placement Officer) da Wiz Soluções em Seguros e embaixadora da AMMS (Associação das Mulheres no Mercado de Seguros)
CONVERSE COM ELE
Afonso Rodrigues de Oliveira*
“A fé é indispensável para o sucesso. Ela é induzida e fortalecida pelas instruções dadas ao subconsciente”. (Napoleon Hill)
Seu subconsciente é a mais poderosa força dentro de você. Ele realiza tudo que você quer, desde que você saiba realmente o que quer. E a coisa parece complicada, quando na verdade é simples pra dedéu. É só você ter fé. Mas também depende do que ou em que você tem fé. A maneira mais simples de você conversar com seu subconsciente é você saber dizer pra ele o que você realmente quer.
A primeira coisa que você deve levar em consideração é que você nunca deve dizer para o seu subconsciente o que você não quer. Porque pra ele só interessa o que você quer, e não o que você não quer. Outro problema é saber falar com ele, sempre em silêncio e com emoção. Mas cuidado para controlar essa emoção, não a confundindo com devaneio.
Quando for falar com seu subconsciente, acalme-se, reflita, e use sua mente como meio de comunicação
através do pensamento. Use as palavras apenas pensando nelas. Mas nunca palavras negativas ou indesejáveis. O Napoleon também disse: “Palavras simples, despidas de emoção, não têm influência sobre o subconsciente”. As palavras emitidas e dirigidas ao subconsciente devem ser firmes e com propósito. Há estudos que indicam que noventa por cento das pessoas que são assaltadas, nas ruas, são exatamente as que saem de casa se benzendo para não serem assaltadas. O não, não tem nenhum significado para o subconsciente. O que está sendo transmitido para ele é o assalto. Que é o que você vai encontrar, mais cedo ou mais tarde. O assaltante estará esperando por você.
Vá pensando nisso. Acredite que o poder que você tem é suficiente para realizar seus planos, sejam eles quais forem. A escolha é sua. Então seja crente em você mesmo ou mesma, no poder que está dentro de você. Mas você nunca alcançará seu desejo se não souber conquistá-lo em você. Você é um ser de origem racional. O que indica que toda a racionalidade está em você. Desde que você acredite nisso e não perca seu tempo esperando que os outros façam por você o que você mesmo pode fazer. E se pode, deve. E se deve fazer, faça.
Cuidado com a ilusão do enriquecimento fácil e rápido. Ele pode lhe ser mais prejudicial do que a atual pobreza. A riqueza não está na posse, mas na felicidade de viver. Nem todos os ricos são felizes. Quando entendemos o nosso grau de evolução sobre a Terra, vivemos feliz na caminhada para o sucesso. Temos um zilhão de exemplos de pessoas que atingiram o sucesso, partindo do nada, e souberam caminhar pelas veredas da felicidade. Pense nisso.
*Articulista
95-99121-1460