Social

Social 12105

Com Nada 

* Agora virou moda. Todo fim de semana o presidente Jair Bolsonaro promove grandes aglomerações em passeios de moto, enquanto diariamente morrem mais de 2 mil pessoas com Covid no país. Durante esses eventos desnecessários e afrontosos para com as famílias dos que perderam suas vidas na Pandemia, o presidente ainda faz discursos, como se tivesse em campanha antecipada, exaltando a cloroquina e contra o uso de máscaras. No passeio do último sábado, ele e seus amigos, além do mal exemplo (o próprio e a maioria não usavam máscaras), cometeu várias infrações de trânsito, como capacete sem viseira (proibido pelo Código Nacional de Trânsito) e moto com placa ocultada, o que também é contra a Lei.  

Com Tudo  

* A Faculdade Cathedral abriu período de inscrição (até 2 de julho) para o Vestibular 2021.2, com oferta de vagas para os cursos de Direito, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia. Nesse processo, os candidatos poderão fazer uma redação online ou concorrer com a nota de redação do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) do ano de 2020 ou 2019. O aluno escolherá a forma desejada no ato da inscrição. O resultado será divulgado no site da instituição e também poderá ser visto na Área do Candidato. Para os aprovados, a matrícula iniciará no dia 7 de julho a partir das 16h. Tanta a inscrição quanto o acesso ao edital a íntegra, estão disponíveis no site: www.cathedral.edu.br 

Afonsinho e Carla Prando: Breton Roraima em alta  

Acinte  

* Na verdade, todas as vezes que o presidente sai pra promover aglomerações, seja em passeios de lanchas, de jet ski, a cavalo ou de moto, gasta-se milhões com a estrutura da segurança dele e de seus amigos. Não obstante o mal exemplo que ele dá em plena pandemia, insulta as famílias dos mortos, e ainda gasta o dinheiro do contribuinte.   

* E enquanto nós pagamos pelo divertimento do presidente Jair Bolsonaro, dos seus amigos e apoiadores, que seguem promovendo balburdias (palavra usada por eles próprios pra depreciar opositores), milhões de pessoas afetadas pela crise da pandemia, passam fome nesse país.  Daí lhes perguntamos, quem tomará providência pra solucionar esse acinte contra a população e as Instituições.    

Acinte II 

* A propósito, alguém tem que tomar providência no sentido de proibir que Jair Bolsonaro continue desrespeitando acintosamente a Constituição do país.  Até porque, se ele o faz, qualquer outro cidadão brasileiro também poderá fazer, afinal “todos são iguais perante a Lei”, ou pelo menos é isso que preconiza a Carta Magna do Brasil.  

* Mas se o presidente da República permite que nesses encontros promovidos por ele e seus apoiadores, haja ataques a instituições democráticas com afrontas explícitas como as faixas com pedidos de volta a Ditadura e do AI5, o que é inconstitucional, portanto, passível de punição, porque ainda continua sendo permitido que ele siga com esse tipo de conduta deplorável? Com a palavra o povo… 

Campanha  

* Nesta segunda-feira, 14, terá início a coleta do DNA de familiares de pessoas desaparecidas. Trata-se de Campanha do Ministério da Justiça e Segurança Pública, meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, que convocará familiares de pessoas desaparecidas para o recolhimento de amostras biológicas para exame de DNA, no período de 15 a 18 deste mês.  

* A iniciativa contará com a adesão do Estado de Roraima através da Policia Civil e do Laboratório de Genética Forense do Instituto de Criminalística, com a parceria de peritos da Polícia Federal. As coletas serão das 8h às 12h, no Instituto de Criminalística, (Av. Venezuela, 2083/Liberdade) e à tarde, das 13h às 17h, no prédio da Polícia Federal. 

Campanha II 

* Os familiares podem obter informações no Núcleo de Pessoas Desaparecidas da Polícia Civil de Roraima, ligando para o número 954-98400-8637, ou comparecendo em uma das duas Instituições.  A coleta somente será realizada se já houver Boletim de Ocorrência registrado. Também serão coletadas referências diretas das vítimas, tais como escovas de dente, aparelho de barbear, e outros objetos que ajudem na identificação. * As amostras serão inseridas na Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos, uma rede nacional que busca ajudar na identificação e investigação de casos de pessoas desaparecidas no Brasil. A referida A campanha, é alusiva ao Dia Internacional da Criança Desaparecida.  

Paulo Vitor Almeida e Karen Castro, em clic exclusivo para a Coluna  

Rápidas  

* Inaugurando idade nova nesta segunda-feira, Coronel Alexson Mamed, Dr. Rodolfo Pereira e Dr. Samuel Weber.  

* Também trocando de data hoje, nosso colega Marcone Lázaro, Flavia Araújo, Francivani de Souza, Iana Santos, Lindalva Melo e Pedro Pinto.  

* Santo Pé de Caimbé é o título da obra da professora de pedagogia Nilce Freitas. Roraimense, a escritora diz que seu livro é um sonho que foi realizado.  

* O projeto tem apoio do Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Cultura, com recursos provenientes da Lei Aldir Blanc. 

* A Campanha de Doação de Sangue Junho Vermelho, realizada pela deputada estadual Yonny Pedroso (Solidariedade), ocorrerá nesta segunda-feira, 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue, a partir das 8h, no Hemocentro.  

* A parlamentar, é autora da Lei n° 1.361/2019, que instituiu no calendário oficial de eventos de Roraima a campanha Junho Vermelho, para conscientizar a população sobre esse gesto de solidariedade que salva vidas. * A parlamentar, é autora da Lei n° 1.361/2019, que instituiu no calendário oficial de eventos de Roraima a campanha Junho Vermelho, para conscientizar a população sobre esse gesto de solidariedade que salva vidas. *A Assembleia Legislativa de Roraima está mobilizando seus servidores para aderirem à ação.

Os arquitetos, Geovane Junior e Gabrielle Teixeira, ilustrando a Coluna desta segunda-feira  

Tá Valendo  

Breton 

A Breton Roraima (Major Williams, 575) está com uma promoção imperdível. Visando esvaziar seu espaço para receber as novas coleções, lançou uma campanha, onde disponibiliza todo seu atual estoque, com 60% de desconto.  

Vacinação  

* A Prefeitura de Boa Vista, começa nesta segunda-feira, 14,
a imunização contra a covid-19 para população em geral, sem comorbidades na faixa etária de 18 anos a 59 anos, seguindo um cronograma definido pela Secretaria Municipal de Saúde. Hoje e amanhã serão vacinadas pessoas de 58 e 59 anos.  

A Psicóloga Daniele Muss, que está atendendo em Boa Vista, na rua    General Penha Brasil – 792 (99151-9330)