Condiloma Acuminado/Papilomavírus Humano – HPV
Marlene de Andrade
“Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.” ( Gênesis 2:24)
HPV é um vírus, o qual pode penetrar na pele ou mucosas oral, genital, anal e nesses locais são geradas verrugas que podem ser transformadas em câncer, dependendo, evidentemente, do tipo de vírus.
Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV, sendo que alguns tipos podem infectar o trato ano-genital. O contágio com o HPV pode ocorrer mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal. Também pode haver transmissão durante o parto.
Nem sempre as pessoas sabem que estão infectadas pelo HPV, pois essa infecção, às vezes, não apresenta sintomas e pode ocorrer de forma silenciosa durante muitos anos e as manifestações costumam ser mais comuns em gestantes e em pessoas com imunidade baixa.
Esse vírus gera verrugas, parecidas com couve-flor, podendo ser únicas ou múltiplas e essa doença pode ser assintomática, mas pode ocorrer coceira no local da lesão e podendo acometer vulva, vagina, colo do útero, região perianal, ânus, pênis bolsa escrotal e/ou região pubiana. Menos frequentemente, podem estar presentes em áreas extragenitais como, por exemplo, boca.
Vacinar-se contra o HPV se faz necessário. Essa vacina é distribuída gratuitamente pelo SUS e indicada também para meninas e meninos acima de nove anos. Há que ficar ressaltado que a vacina não é um tratamento e não apresenta eficácia total e nem previne infecções provocadas por todos os tipos de HPV, mesmo assim vacinar é a melhor escolha.
AKIO exame preventivo do câncer de colo de útero, ou seja, a colpocitologia oncótica cervical/Papanicolau é importantíssima, visto que esse exame pode detectar um possível câncer, todavia há que ficar esclarecido que esse que ele não é capaz de diagnosticar a presença do HPV, no entanto, é considerado o melhor método para detectar o câncer do colo do útero e suas lesões precursoras. Portanto é importante que as mulheres façam o exame de Papanicolau regularmente, mesmo que estejam vacinadas contra HPV. O homem também deve ser atendido preventivamente por urologista conforme a orientação desses especialistas.
O uso do preservativo conhecido como camisinha nas relações sexuais é outra importante forma de prevenção do HPV, porém a camisinha não protege outras áreas do corpo como, por exemplo, boca e testículos. É importante a mulher também usar a camisinha feminina e ter muita atenção com o parceiro sexual e vice versa.
Marlene de Andrade
Médica Especialista em Medicina do Trabalho- ANAMT/AMB/CFM
Médica Pós-Graduada em Pericias Médicas – Fundação UNIMED
Técnica de Segurança no Trabalho – SENAI/IEL
CRM-RR 339 RQE-341
Encorajar sem destruir
Afonso Rodrigues de Oliveira
“Não se pode ajudar o assalariado, destruindo o patrão”. (Abraham Lincoln)
Da mesma maneira como não se pode criar destruindo. Quando cortamos a árvore e não a substituímos, estamos cometendo um crime contra a natureza. E é assim que vamos, lentamente, destruindo a humanidade. Foi em mil oitocentos e sessenta, que o Lincoln falou, no Senado, mais essa joia: “não se pode favorecer a fraternidade humana, encorajando a luta de classes”. Um século e meio já se passou e ainda não aprendemos que não vamos melhorar nossas vidas com briguinhas pobres, que só levam à desordem.
O entendimento entre patrão e empregados é o caminho mais forte e racional para a boa convivência. E esta está na formação do futuro. Está na hora de começarmos, já que atrasados, a parar com essa ilusão doentia de prejudicar o patrão, em nosso benefício. Não é gritando, esperneando, e destruindo, que iremos vencer. E só entenderemos isso quando nos concentrarmos na educação. E no âmbito profissional a educação profissional vem na instrução das Relações humanas no Trabalho e na Família. Quando aprendemos a nos relacionar com as outras pessoas, aprendemos a viver na convivência.
Associações, sindicatos e todos os órgãos que dirigem o profissionalismo devem estar atentos à importância da educação. E educar não significa somente mandar os filhos para as escolas. A educação está onde estamos. Ou nos comportamos educadamente ou nos apresentamos como mal-educados. Que é o que fazemos quando saímos para as ruas, gritar, e destruir em nome do progresso. Vamos parar com essa inconsequente fantasia de não sermos o que somos. Quando você destrói a propriedade do patrão, está impossibilitando a melhoria que você pensa que quer.
Outra coisa que o Lincoln falou, no Senado Norte-americano, foi: “Não se pode ajudar os pobres, arruinando os ricos”. É só você se atentar para que seu patrão é seu patrão porque é rico. Se você continua tentando destruí-lo, ele vai ficar pobre, e você perde o emprego. Simples pra dedéu. Quando você destrói um órgão público, você está destruindo um objeto que foi comprado, ou construído, com seu dinheiro.
Com o dinheiro que você pagou no imposto, no pão que você comprou para o café da manhã. Ou você não sabe que parte do dinheiro que você pagou pelo pão é imposto embutido? Vamos acordar e parar de ficar imitando os deseducados de fora. Nada de bagunça para conseguir o que realmente queremos. E o que queremos é progresso. E não o conseguiremos enquanto ficarmos falando, em blá-blá-blá sem fundamento. Vamos parar de discutir política, sem entender de política. Pense nisso.
99121-1460