Minha Rua Fala

MINHA RUA FALA 12172

DARCY ALEIXO DERENUSSON

Engenheiro responsável pelo Plano Urbanístico de Boa Vista.

_________________________________________________________

O Dr. Antônio Constantino Nery, Governador do Estado do Amazonas, determinou ao engenheiro Alfredo Ernesto Jacques Ourique que fizesse uma viagem de reconhecimento pela região do vale do rio Branco, e providenciasse um relatório das necessidades do povo e de suas comunidades para que se pudesse promover o progresso da região. O ano era 1906.

Passados 37 anos, o Presidente da República Getúlio Vargas criou no dia 13 de setembro de 1943 o Território Federal do Rio Branco, e enviou como primeiro Governador o capitão Ene Garcez dos Reis.

O Governador Ene Garcez realizou uma concorrência de projetos para a implantação de um Plano Urbanístico para Boa Vista.  O concurso foi vencido em 21 de setembro de 1944 pela empresa “Riobras Industrial Ltda” do engenheiro civil Darcy Aleixo Derenusson.

O Engenheiro Darcy veio à Boa Vista e fez o levantamento da área da futura capital do Território do Rio Branco. Realizou preliminarmente o cadastro completo dos prédios (casas) existentes na cidade, e com estes elementos traçou o Plano Diretor e projetou o Centro da cidade.

O planejamento da cidade ganhou a forma de um leque, com a implantação de avenidas radiais iniciadas na ampla praça circular do Centro Cívico, por sua vez cortadas por ruas circulares.

Essa operação urbanística estendeu-se por toda a década de 1950 e, à época, dividiu a cidade em cinco Bairros: Centro (incluindo a Praça da Bandeira), Porto da Olaria (Beiral), Rói-Couro (hoje o Bairro São Pedro), Caxangá (área do igarapé na Rua Professor Diomedes, atrás do Quartel do Comando de Polícia Militar da Capital-CPC) e IPASE (conjunto habitacional atrás do prédio Latife Salomão, entre as Avenidas Glaycon de Paiva e Mário Homem de Melo).

De 1944 a 1951, Darcy Derenusson, dirigiu e coordenou uma equipe composta por Murilo Teixeira Cidade, José Amador (o Batom), Hélio Pinheiro, André Nery, Lourival Coimbra, Walter Bastos de Melo, entre outros.

O engenheiro Darcy Derenusson, com sua equipe, realizou obras de infraestrutura: esgotos sanitários, esgotos pluviais, abastecimento d’água, energia elétrica com sua rede distribuidora e a confecção em 1946 do primeiro Código de Obras (Postura) de Boa Vista.

Também foram realizadas as seguintes obras: cais de atracação às margens do rio Branco; meios-fios, sarjetas e arruamento da Rua Floriano Peixoto (a que passa em frente à Escola São José); construção de 10 escolas rurais com sala de aula e residências para professores; construção do matadouro modelo e construção da Praça de Esportes Capitão Clovis (constando de arquibancada com vestiário e instalações sanitárias, quadra de tênis, quadra de vôlei, basquete, e parquinho para crianças); além da construção do Hotel Boa Vista (hoje o Aipana Hotel).

Ene Garcez deixou o governo no dia 21 de julho de 1945, viajando de volta ao Rio de Janeiro no primeiro avião de carreira que veio a Boa Vista, o “Uirapurú”, deixando temporariamente em seu lugar o capitão Paulo Sóter da Silveira.

Os governadores que vieram depois do Ene Garcez, continuaram com as obras de urbanização de Boa Vista, mas mantendo o contrato com a firma Riobras do Engenheiro Darcy Derenusson. Nesta época, passaram pelo governo: Felix Valois de Araujo (1946/48); Clóvis Nova da Costa (1948/49); e Miguel Ximenes de Melo (de 1949 a julho de 1951).

Em 1951, o trabalho de urbanização de Boa Vista foi concluído e o engenheiro Darcy Aleixo Derenusson voltou para o Rio de Janeiro.

De volta ao Rio de Janeiro, Darcy Aleixo Derenusson participou das grandes obras de engenharia da cidade do Rio de Janeiro: aterro do Flamengo, ampliação da Praia de Copacabana, túneis Santa Bárbara e Rebouças E, mais: fundou em 1979 a Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC), sendo registrado no CREA-RJ sob nº 3142/D.

Em 1984, a Câmara Municipal de Boa Vista concedeu ao engenheiro Darcy Aleixo Derenusson o Título de “Cidadão Boa-Vistense”, conforme Decreto Legislativo de nº 136, de 24 de setembro de 1984, por iniciativa do vereador, à época, Reinaldo Fernandes Neves Filho.

Darcy Derenusson nasceu no dia 01 de agosto de 1916 e faleceu no dia 17 de maio de 2002. Darcy nos legou uma cidade que é uma verdadeira Joia do Norte do Brasil.

Em 04 de julho de 2011, a Prefeitura redenominou a antiga Rua Nascente, no Conjunto Cruviana, no Bairro Equatorial, para: “Rua Engº. Darcy Aleixo Derenusson.

No dia 05 de julho de 2011, a Câmara Municipal de Boa Vista também concedeu o Título de Cidadão Boa-Vistense, ao filho de Darcy, o senhor Darcy Romero Derenusson, conforme Decreto Legislativo de nº 518, de 05/07/2011.