Bom dia,

Hoje é segunda-feira (28.02). Pois é, uma segunda-feira que o populismo dos políticos de Roraima transformou em feriado por antecipação. A história é a seguinte: o Dia de São Pedro, para ser comemorado a cada dia 29 de junho, neste ano caiu numa terça-feira, e, tanto o Governo do Estado quanto a Prefeitura de Boa Vista decidiram antecipar o feriado para criar mais um feriadão e assim decretar a paralisação de muitas das atividades econômicas na Capital roraimense. Começa que, com todo o respeito aos católicos boa-vistenses, São Pedro não é patrono do município -ele é cultuado pelos pescadores-, categoria que por aqui é  muito pequena, uma vez que a maioria dos que praticam pesca são amadores, e o fazem especialmente para divertimento.

Acontece que um feriadão a mais significa aumentar os custos das empresas que dificilmente o cumprirão, afinal, em pleno final de mês todas precisam manter-se funcionando para pagar seus compromissos que vencem, independente de feriados ou não. E para manter-se com as portas abertas os estabelecimentos privados, de qualquer setor, precisam pagar horas extras para seus trabalhadores e trabalhadoras onerando os custos. Isso é particularmente sério especialmente para os pequenos e médios empreendedores, que nesses tempos de crise já enfrentam enormes dificuldade para pagar o salário de seus trabalhadores, os encargos sociais, os tributos e das duplicatas, que como dissemos vencem independente dos políticos populistas trabalharem , ou não.

            

LEILÃO

O Departamento de Trânsito de Roraima (Detran-RR) vai realizar o quinto leilão deste ano, para alienação de bens apreendidos nas operações de trânsito realizadas pela autarquia e não recuperados por seus proprietários. Será às 9h do dia 08 de julho. São 331 lotes com carros, motos e equipamentos apreendidos durante as fiscalizações. O pregão será na modalidade eletrônico e o edital completo está disponível no site www.wrleiloes.com.br.

NOTIFICAÇÃO

E por falar no Detran-RR, a autarquia está notificando 341 proprietários de veículos a comparecerem à Rua Três Marias, 139, bairro Raiar do Sol, onde estão recolhidos veículos apreendidos durante fiscalização, de posse dos documentos de quitação de débitos de IPVA, multas, taxas de licenciamento, seguro obrigatório e outros, no prazo de 10 dias, para tratarem da retirada de seus veículos, sob pena de tê-los vendidos em leilão público. A notificação está no diário oficial do estado do dia 24 deste mês.

INQUÉRITO CIVIL

O promotor de justiça substituto Felipe Hellu Macedo, da Comarca do Ministério Público de Roraima em São Luiz, instaurou inquérito civil para “Apurar a utilização indevida e dano ao veículo da Secretaria da Saúde daquele município, por parte do secretário Elias Beschorner da Silva, que não possuía habilitação e estava em suposto estado de embriaguez”. Essa informação consta em portaria publicada no Diário Oficial do Estado, do dia 25 deste mês.

TERRA YANOMAMI

O Ministério Público Federal (MPF) diz ter adotado medidas judiciais e mantém investigação sobre os conflitos na Terra Indígena Yanomami, região do Palimiu, em Roraima, envolvendo garimpeiros e indígenas. A 2ª Vara Federal deferiu pedido de destacamento emergencial de tropa armada para a localidade. O MPF requereu à 1ª Vara Federal o cumprimento imediato de sentença judicial referente à instalação de Base de Proteção Etnoambiental (Bape) da Funai no Rio Uraricoera, na altura da comunidade Korekorema, a fim de asfixiar a logística do garimpo. Protocolado no dia 13 de maio, o pedido segue sem análise da Justiça Federal.

ESPELHO

Quem passa sob o viaduto da Avenida Brasil, que dá acesso ao bairro Raiar do Sol pode ter a exata noção da visão de prioridade das últimas administrações na Prefeitura Municipal de Boa Vista. Tanto quem entra, quando quem sai do bairro pode observar dois canteiros floridos e bem cuidados, parece que são podados e limpos todos os dias. Observar tal beleza só não é mais prazeroso porque os condutores precisam desviar dos buracos imensos e enlameados que tomam conta do asfalto, ou seja, parece ser mais fácil cuidar das flores, do que da infraestrutura.

RÁPIDAS

Em termos das eleições presidenciais de 2023 parece cada dia mais claro que o MDB deverá pragmaticamente rachar. Uma parcela deverá apoiar Lula da Silva (PT) e outra ficará no barco eleitoral de Jair Bolsonaro, até agora sem partido. Quem ganhar, depois abrigará os que perderam. ### Aqui, resta esperar para ver de o MDB local vai cair no colo de Bolsonaro, ou no colo de Lula da Silva. Na primeira alternativa, quem ficará pendurado na brocha política é o governador Antônio Denárium, que tem declarado que se filiará no mesmo partido do presidente da República. ### A Parabólica, o deputado federal Édio Vieira Lopes (PL) disse que votou contra o Projeto de Lei (PL) 490 -que trata de novas regras para a demarcação de Terras Indígenas no Brasil-,  na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Câmara dos Deputados, porque ela não resolve qualquer problema na Amazônia. ### Um casal poderá enfrentar problemas por conta das eleições de 2022. Um dos cônjuges, que já é candidato declarado, parece não ter condições de evitar as pretensões do outro, que já está inclusive contratando cabos eleitorais. Quem viver, verá. ### Até amanhã.