Cultura

Começa amanhã a escolha dos novos membros do Conselho de Cultura

Um total de 1.201 eleitores foram cadastrados para escolher os conselheiros que vão representar seis segmentos culturais

Está marcado para esta quarta-feira (4), o início das assembleias setoriais do Estado que irão eleger os seis novos membros do Conselho Estadual de Cultura (CEC) para o período de 2016 a 2019. O processo eleitoral ocorre até o dia 6 de novembro, na Secretaria Estadual de Cultura (Secult).

No primeiro dia de eleições, os 16 candidatos farão a apresentação de suas propostas de campanha, no horário das 8h às 10h, na videoteca do Palácio da Cultura Nenê Macaggi. Só depois é que iniciam as primeiras assembleias setoriais, para as vagas de Artes Cênicas e Cultura Indígena Popular.

Para a quinta-feira (5) ficaram as eleições que vão escolher os conselheiros das áreas de Artes Plásticas e Visuais; e Música. Na sexta-feira (6), serão eleitos os conselheiros nas áreas de Comunicação e Áudio Visual; e Literatura.

Poderão participar das assembleias, apenas os eleitores que se cadastraram para participar do pleito, em cada uma das modalidades, escolhendo o candidato, que disputa a vaga relacionada ao seu segmento de atuação.

Ao encerrar o prazo de inscrições, a Secult contabilizou 1.201 eleitores e 16 candidatos. A lista com o nome dos eleitores e candidatos habilitados a participar do processo eleitoral está disponível no hall de entrada do Palácio da Cultura e no site da Secult (secult.rr.gov.br).

Para votar, o eleitor precisa comparecer ao local da assembleia no horário estabelecido, com documento oficial com foto. Cada um poderá votar apenas uma vez. Ao final de cada assembleia, o candidato mais votado será eleito conselheiro estadual correspondente ao segmento pretendido.

O secretário estadual de Cultura, Marcos Jorge, explicou que CEC é um órgão vinculado à estrutura da Secult, que tem por finalidade contribuir para a formulação da política estadual de cultura. “O conselho tem a missão de discutir, deliberar e propor à Secult, as diretrizes da política de desenvolvimento da cultura do nosso Estado, entre outras atribuições. É um constante canal de diálogo entre a sociedade civil e o poder público”, destacou.

CRONOGRAMA
04/11/2015 – (das 10 às 16h) – Assembleias Setoriais. Colegiados: Artes Cênicas; e Cultura Popular Indígena
05/11/2015 – (das 10 às 16h) Assembleias Setoriais. Colegiados: Artes Plásticas e Visuais; e Música
06/11/2015 – (das 10 às 16h) Assembleias Setoriais. Colegiados: Comunicação e Áudio Visual; e Literatura

Fonte: Secom/RR