Social

Social 12195

Com Nada

* Os olhos do mundo se voltam para a Ásia e Oceania, onde vários países, estão decretando medidas restritivas bem mais severas, pra conter o avanço da variante Delta, que está fazendo estrago pelos lados de lá, com aumento significativo de casos de óbitos. A Rússia por exemplo, bateu recorde de mortes ontem, desde o início da pandemia; a Indonésia que só vacinou cerca de 10% da população, vive o pior pico da doença e a Malásia estendeu lockdown total indefinidamente. Um estudo recente da Fiocruz publicado na revista científica Cell, alerta para a capacidade da nova cepa de causar mais reinfecções, inclusive naquelas pessoas que já pegaram Covid e possuem anticorpos da variante comum. A Cruz Vermelha já emitiu alerta, em mais um momento pra lá de preocupante. 

 Com Tudo 

* O Governo de Roraima, por meio da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, assina nesta quarta-feira, 30, parceria para apoiar as ações de monitoramento e georreferenciamento das áreas do Estado. A solenidade acontecerá por videoconferência, a partir das 8h30, oportunidade em que será assinado um termo de entendimento entre a Femarh, a Aliança Internacional para a Biodiversidade (Alliance of Bioversity International) e o Ciat (Centro Internacional para Agricultura Tropical), com a participação da Usaid (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional) e da Nasa (Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço). A parceria visa tornar mais eficiente o monitoramento de ecossistemas, cobertura e uso do solo e fenômenos hidroclimáticos.

 

O ex-vereador Zelio Mota, recebendo hoje kilométricas homenagens por conta da transcorrência da sua idade nova 

Ambiental 

* Se a parceria do Governo do Estado com essas importantes entidades ambientais, que tem como principal objetivo a preservação do meio ambiente, por meio do monitoramento de ecossistemas, cobertura e uso do solo, etc e tal, através desse convênio firmado no Brasil no âmbito do programa SERVIR – Amazônia, conseguir efetivamente ajudar na triste situação em que Roraima se encontra com o garimpo ilegal, será ótimo. 

* Até porque, a depredação do meio ambiente, em especial dos rios que viraram lama, é visível a olho nu e até o momento, ninguém, nem a própria Femarh, realizou qualquer estudo pra pelo menos, medir o nível de contaminação por mercúrio nas águas.  

Ambiental II

* A propósito, o Convênio de preservação ambiental que o Estado assinará hoje com Entidades internacionais, por meio do SERVIR – Amazônia, que faz parte do SERVIR Global, iniciativa de desenvolvimento conjunto entre Nasa e Usaid, colocará Roraima no rol de trabalho desenvolvido em associação com vários países ao redor do mundo. 

* Liderado pela Aliança Internacional para a Biodiversidade e pelo Ciat, o SERVIR – Amazônia é o mais recente dos cinco centros regionais onde o SERVIR opera. O programa que se estenderá até 2023,  reúne o conhecimento local e o melhor da ciência em tecnologia geoespacial e observação de planetas e entre os objetivos está também o de dar voz aos povos nativos. 

 Da Hora 

* Antes, durante e depois da campanha, era assim: “não haverá corrupção nesse Governo” e até semana passada: “Não há mais corrupção nesse país”; “Eu sou o presidente, eu que mando”. Mas depois do escândalo da compra da vacina indiana Covaxin, superfaturada em 1000% e denunciada por um deputado federal bolsonarista e seu irmão, o discurso mudou. 

* Agora é: “Não tenho como saber tudo que se passa em cada Ministério”. Oxe!!! Como não? E todas essas pessoas que estão no Governo, principalmente os cargos mais estratégicos, são nomeadas por quem, mesmo? Pelo Lula? pelo PT? pelos esquerdistas comunistas? Se não for isso, então vai ver que o presidente da República está sendo traído por seus próprios aliados!  Com a palavra o povo…

Da Hora II

* Depois da ação impetrada no Supremo Tribunal Federal contra o presidente Jair Bolsonaro, pelos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI da Covid, Fabiano Contarato (Rede-ES) e Jorge Kajuru (Podemos-GO), por conta da questão da compra da vacina indiana Covaxin, o tempo fechou pelas bandas da Corte. 

* Ontem, a ministra Rosa Weber encaminhou à PGR a referida notícia-crime feita pelos três parlamentares, que acusa presidente do crime de prevaricação. O próximo capitulo será a “saia justíssima” do procurador Augusto Haras, que deverá decidir pela abertura ou não de inquérito. Senhoras e senhores, façam suas apostas, porque a sorte está lançada…

 

Ralf Weissentein, ficando nesta quarta um ano mais querido 

Rápidas 

* A Coluna de hoje, é dedicada a professora Ynonne Magalhães Duarte, que nesta quarta-feira, recebe homenagens por conta de sua troca de data.  

* O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima, estará realizando no período de 5 a 7 de julho, o I Encontro Pedagógico On-line.  O tema do evento: Um novo tempo para a educação: conectividade, ambiente e bem estar.

* A abertura oficial do evento, que terá como tema: “Um novo tempo para a educação: conectividade, ambiente e bem estar” será dia 3 de Julho, das 9h às 11h30.

* Haverá mesas redondas, oficinas e exposições de trabalhos realizados pelos discentes de todas as etapas de ensino, conforme programação aqui.

* O objetivo do Encontro é divulgar, apresentar e refletir sobre os aspectos pedagógicos desenvolvidos no Colégio de Aplicação, com os discentes de todas as etapas de ensino, ou seja, dos anos Iniciais, anos finais e médio. 

* Todas as atividades são realizadas pelos alunos em conjunto com os docentes. 

A jovem Olivia Ricarte, é destaque na capa da Revista Jurídica mais importante do México  

 

Tá Valendo 

Brilhante  

* A jovem Olívia Ricarte (filha dos queridos amigos, Hilná e José Ricarte), não para de brilhar internacionalmente. O último destaque, foi ter seu nome exposto na capa da Revista Jurídica “Jurista – Derecho y Justicia” a publicação de maior credibilidade do México. 

 Da Vacinação 

* O jovem prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique Machado, foi vacinado ontem contra a Covid 19. Nessa oportunidade, ele declarou que até o final de julho, portanto daqui a um mês – toda a população adulta da capital, deverá estar vacinada. 

Queridíssimo Clínson Reis: De Normandia para o mundo