Bom dia,

Hoje é quinta-feira (08.07). Felizmente o número de contaminados pela Covid19, e de vítimas fatais por complicações dela decorrente parecem começar a cair no restante do país -em Roraima infelizmente ainda não podemos dizer isso-, mesmo que de maneira mais lenta do que o desejado. Depois de mais um ano duas capitais, Manaus (AM) e Palmas (TO), apresentaram morte zero em 24 horas, e se espero que o mesmo aconteça em várias outras cidades brasileiras daqui para frente. E a razão principal da queda nas tristes estatísticas que marcam essa terrível pandemia no Brasil é, sem dúvida, a vacinação da população brasileira, mesmo avançando abaixo da velocidade que todos desejaríamos.

O triste disso tudo são as revelações que saem dos depoimentos que prestam alguns personagens na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), criada no Senado Federal para apurar a conduta do governo federal no combate à pandemia. Elas são reveladores de um monstruoso e oportunista esquema de interesses escusos, que cria uma intermediação flagrantemente desnecessária entre o interesse público e a ganância do lucro fácil e bilionário, que só reduz o tamanho do benefício que deveria chegar à população. É lamentável dizer, mas parece que esse tipo de intermediação pode estar existindo em outros setores do governo federal e também em quase todos os estados e municípios brasileiros.

LICITAÇÃO

Depois de anos de abandono, o campo de futebol Cachorrão, localizado no bairro Senador Hélio Campos, parece que vai receber obras de estruturação como arquibancada e iluminação pública. O governo do estado pretende contratar uma empresa para a execução desses serviços, tanto que lançou o Edital Nº 017/2021. Os interessados poderão adquirir os anexos do referido edital http://www.seinf.rr.gov.br/. Vale lembrar que em 2019, aquele espaço foi alvo de disputa entre a Associação dos Desportistas Amadores do Bairro Senador Hélio Campos (Adasul), a Prefeitura de Boa Vista, que à época fixou placa no local, afirmando que o local constava nos registros da Emhur como área institucional do município, contrariando governo do estado que diz ser o dono da área.

NEGADO

O conselheiro Bismarck Dias de Azevedo, do Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR), negou pedido de reconsideração feito pelo Estado de Roraima, em desfavor da Decisão Cautelar 08/2020 do Pleno do Tribunal, quanto ao Processo SEI Nº001264/2020, que apontou supostas irregularidades nos procedimentos licitatórios e contratos no âmbito da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). A matéria diz respeito ao Contrato 11/2011 que teve sua vigência expirada em 1°/9/2016. “No bojo dos autos do processo, onde a decisão cautelar foi proferida, há indícios de conluio entre a administração pública e particular, no sentido de se criar uma verdadeira fábrica de processos indenizatórios no âmbito da Sesau. Tal situação, de extrema gravidade, uma vez confirmada, deverá ser objeto de ampla investigação pelos órgãos da Polícia Judiciária e pelo Ministério Público, para a sua devida tipificação e persecução penal haja vista que no fim se trata de conduta criminosa”, disse o conselheiro.

SEGURANÇA PÚBLICA

Portaria Nº 275/2021, publicada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, define novos critérios para distribuição de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública, na modalidade fundo a fundo. De acordo com a mudança, agora serão destinados 30% dos recursos para a valorização dos profissionais de segurança pública e 70% para o fortalecimento das instituições. Esse último reforçará e garantirá que a destinação seja ainda mais equilibrada e abrangente, pois envolve mais órgãos, como os Corpos de Bombeiros Militares. O cálculo para recebimento dos recursos leva em consideração aspectos geográficos, populacionais e socioeconômicos dos entes, além de temáticas como violência, criminalidade e fronteiras. Outros indicadores foram também incluídos na portaria para recebimento do repasse, por serem considerados estratégicos como, por exemplo, o fornecimento de dados para o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, Rastreabilidade de Armas e Munições, entre outros.

GÁS DE COZINHA

Não foi somente a gasolina e o diesel que tiveram reajuste de preços nas refinarias, conforme anunciou a Petrobras esta semana. O gás de cozinha também estará mais caro, e o preço médio de venda para as distribuidoras passará a ser de R$ 3,60 por kg, refletindo um aumento médio de R$ 0,20 por kg. Este é o décimo-quinto aumento consecutivo no preço do gás de cozinha nas refinarias da Petrobras, após um período de queda no início da pandemia. Agora só resta esperar o aumento que deverá ser repassado ao consumidor final, que mais uma vez vai ter que mexer no bolso, que já está quase falido.

MAIS UM VEZ

Faz mais de um mês, parlamentares federais por Roraima anunciaram a primeira visita oficial do presidente da República ao Estado, agora em julho. Bolsonaro já esteve na Base Aérea de Boa Vista, durante um pouso técnico do avião que lhe levava para a primeira visita ao Estados Unidos da América (EUA). Ontem, o presidente esteve visitando Manaus, que fica a uma hora da capital roraimense e mais uma vez não veio ao estado, que ele já chegou a dizer ser o mais rico da federação brasileira.