Social

COLUNA SOCIAL 12256

Com Nada 

* Além da mosca da carambola, que há tempos aflige os agricultores locais, agora os produtores rurais de Roraima, estão novamente em clima de sobressalto, com outra praga igualmente nociva. A Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima) emitiu alerta sobre a monilíase do cacaueiro, doença que atinge além do cacau, também o cupuaçu. Os produtores que notarem um tipo de pó esbranquiçado nos frutos, devem comunicar imediatamente a Agência, visando adoção de medidas cabíveis de contingência, monitoramento de detecção da praga, delimitação de área afetada para ações de contenção e erradicação para evitar a disseminação em áreas de plantação no Estado. 

  

Com Tudo  

* A Defensoria Pública do Estado de Roraima, acaba de publicar o Edital n° 001/2021 com o regulamento do 3º Concurso Público destinado a criação de 80 vagas para cadastro reserva na carreira de defensora e defensor público substituto local. O edital está publicado no Diário Eletrônico da DPE-RR, no site da Instituição, no site da Fundação Carlos Chagas (responsável pelas provas escritas) e no Diário Oficial do Estado de ontem. As inscrições começam dia 19 deste mês, vão até 23 de agosto, exclusivamente, via internet, por meio do endereço eletrônico: www.concursosfcc.com.br.  O salário inicial é de R$ 28.724,44.  

Mayara e Edmundo Coelho, em clima de celebração da idade nova dela, no último fim de semana   

Urgente  

* O Sesc lança a campanha Mesa Brasil Urgente, visando formar uma rede de solidariedade com empresas de todo o país para a intensificação das ações de combate à fome. A meta é arrecadar recursos para aquisição de cestas básicas, a serem distribuídas conforme Índice de Vulnerabilidade Social, priorizando às famílias mais impactadas pela da pandemia.  

* Além de mobilizar os parceiros para doações emergenciais em dinheiro, a campanha propõe a formação de uma corrente, com cada participante atuando como multiplicador e estimulando a adesão de novas empresas. Pessoas físicas também podem participar do Mesa Brasil Urgente com contribuições de qualquer valor, que podem ser feitas pelo site https://mesabrasilurgente.com.br/.   

Urgente II 

* A propósito, o Relatório Luz, levantamento elaborado por várias ONGs, entre elas a Ação da Cidadania, e instituições de todo o país, a partir de dados nacionais e oficiais, sobre a situação de diversos temas relevantes para a sociedade, destaca a dramática questão de insegurança alimentar. Os dados são alarmantes e necessitam de medidas urgentes.  

* Só pra se ter uma ideia, o ano de 2020 encerrou com 113 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar. Ou seja, quase 60% da população passou os últimos 13 meses sem saber se teriam o que comer no dia seguinte ou já com o comprometimento pra manter a quantidade de alimentos necessária à família e 19 milhões de pessoas vivenciaram situação de fome. Impublicável  

* Já fazem semanas que o deputado federal bolsonarista, Luiz Miranda, declarou na CPI da Covid que alertou o presidente Jair Bolsonaro sobre possível irregularidades na compra superfaturada em 100%  da vacina indiana Covaxin e passado meses desse comunicado, o mesmo não tomou qualquer providência.  

* Quando o presidente da CPI, senador Omar Aziz, enviou correspondência ao Chefe do Executivo pedindo que ele confirmasse ou negasse as afirmações do parlamentar, este respondeu com uma declaração impublicável e até agora ficou por isso mesmo. Porém, falação dá conta de que silêncio sepulcral do presidente sobre o assunto, é porque Miranda teria provas irrefutáveis do que afirma.  

Impublicável II 

* E o que começou apenas como rumores, tem tomado corpo e já tá todo mundo falando que o deputado Luiz Miranda gravou a conversa com o presidente Bolsonaro sobre o escândalo da vacina Covaxin. Há quem afirme que são 52 minutos de gravações que comprovariam que o presidente sabia da situação irregular da compra do imunizante indiano.  

* Os especuladores de plantão, também dizem que nesses (supostos) 52 minutos de gravações, há um verdadeiro festival de baixarias, com tantas palavras de baixo calão –literalmente – impublicáveis, que dá vergonha de ouvir. Se isso é verdade ou não passa de boatos, só o tempo dirá. Então, aguardemos as cenas dos próximos capítulos… 

Rebeca Almeida, no clic de Tony Souza  

Rápidas  

* Inaugurando idade nova nesta terça-feira, Nalu Jane Queiroz, Haron Cavalcanti, José Norberto Mesquita Junior e Raphaela Queiroz.  

*  I Governador Antonio Denarium, começou a semana anunciando uma novidade com relação a vacinação contra a Covid no nosso Estado.  

* Ele disse que, a partir do mês de agosto, de adolescentes entre 12 e 18 anos com comorbidades, começarão a serem vacinados. 

*  Roraima será o quinto estado a vacinar adolescentes, além de São Paulo, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul e Maranhão. 

 * A decisão do Governo do Estado de liberar os municípios para iniciar a vacinação nessa faixa etária visa a volta às aulas presenciais com segurança e a aceleração da imunização da população. 

* Como é de conhecimento geral, com exceção da vacina da Janssen, imunização só se completa após a segunda dose, por isso é importante que as pessoas que tomaram a primeira dose compareça no ponto de vacinação pra completar o protocolo na data estipulada no cartão de vacina.  

* Em Roraima, até o momento, 248.824 vacinas foram aplicadas, sendo que 175.256 pessoas tomaram a primeira dose e 66.404 tomaram a segunda dose. 

Sebastião “Babazinho” Silva e seu filho Sebastião, em clic exclusivo para a Coluna   

  

Tá Valendo  

Confirmado  

* Está confirmada a realização do curso do Projeto Capacitação Legal para o período de 15 a 17 deste mês, na Comunidade do Xumina. A programação que aconteceria semana passada, teve de ser adiada em razão da interrupção do tráfego na BR 401 que liga a capital à Normandia.  

Viralizado 

* Um post do vice presidente da CPI da Covid, senador Randolfe Rodrigues, publicado no twitter viralizou na internet. “Fica a Lição: Se quiser vender vacina para o governo brasileiro, não mande e-mail que nem fez a Pfizer, marca um Chopp no Shopping! Aliás, nem marca! Não precisa estar na agenda. Vai lá beber o chopp e espera esbarrar com um integrante do Governo. Não tem erro!” … (Sic)… 

Larissa Brito, ficando hoje um ano mais preciosa