Social

Social 12299

Com Nada 

*O fuxico já tava truando na Macuxiland desde o dia 14, quando foi publicada uma Portaria com a exoneração da chefe do Centro Médico e de Qualidade de Vida do Tribunal de Justiça de Roraima. O zum-zum-zum aumentou quando uma nova Portaria exonerou todos os servidores desse setor e do Escritório de Saúde do TJRR (mais de 10 pessoas), com a devida publicação no Diário Eletrônico da Justiça. Isso por si só, já causou burburinho nos grupos de  WhatsApp e pelos bastidores, começou-se a comentar que o motivo da varredura teria sido por conta de vacinas da Covid. Mas ninguém acreditou, até o senador Telmário Mota formalizar denúncia afirmando que as vacinas aplicadas em servidores do Judiciário eram destinadas a indígenas e imigrantes e teriam sido desviadas.  

 

Com Tudo 

* Estão abertas as inscrições para o Curso “Empreendendo com o Instagram”, que será ministrado pelo instrutor, Matheus Vasconcelos, que é Administrador, com MBA em Marketing Digital e Pós-graduando em Neuromarketing. O referido Curso com a chancela do IEL, tem como objetivo oferecer as empresas, estratégias práticas e necessárias para criar campanhas de marketing nas redes sociais para alavancar suas vendas. O treinamento será realizado na modalidade presencial, no período de 16 a 24 de agosto, com vagas limitadas e material didático incluso. E embora seu conteúdo seja direcionado a empresas, pessoas físicas, como blogueiros, influencers, jornalistas e outros interessados, poderão participar. Mais informações pelo telefone: (95) 98112 2075.

Airton Ribeiro e Eliana Viana, no alto do platô da Serra do Tepequem  

Da Denúncia  

* Quantas doses de vacinas teriam sido desviadas dos indígenas e imigrantes e como isso aconteceu, o senador Telmário Mota não disse no vídeo. Mas fontes extra oficiais afirmam, que como trata-se de vacinas do Governo Federal, já existe até investigação na Policia Federal local. Sabe-se também (extra oficialmente, porque o TJRR não fez divulgação), que houve sim vacinação contra a Covid no Tribunal, recentemente.  

* De acordo com fontes do próprio Judiciário, a vacinação ocorreu no dia 12 deste mês no Fórum Criminal e no dia 13 no Fórum Cível. Se as denúncias do parlamentar têm alguma relação com a demissão em massa dos servidores do Centro Médico e de Qualidade de Vida e do Escritório de Saúde do TJRR, é o que precisa ser esclarecido.  

 

Da Denúncia II 

* Em sendo comprovadas as graves denúncias do senador Telmário Mota sobre o desvio de vacinas destinadas a indígenas e imigrantes e (de acordo com afirmações do parlamentar), aplicadas em servidores do Judiciário, pelo visto, sem a anuência da atual gestão, e provavelmente com o desconhecimento da origem do imunizante por parte de quem foi vacinado, esse caso terá outros desdobramentos.  

* Primeiramente, a incômoda repercussão, que até o momento tá mais pra escândalo do que pra boato (até porque, o Tribunal não faria uma demissão em massa sem motivo). E há ainda outra questão: como será feita a vacinação da segunda dose dessas pessoas que tomaram a primeira (supostamente) desviadas?  

 

Invasão  

* Universidade Federal de Roraima, informou que o hackeamento da Página interna da instituição, não teve nenhum dado comprometido ou extraído, os sistemas (SIGAA, SIPAC, SIRH, SIGAdmin) que compõem o Sistema de Gestão Integrado e Webmail, permanecem em pleno funcionamento. Apenas as páginas institucionais foram suspensas por medidas de segurança, até que sejam implementadas e testadas. 

* A Diretoria de Tecnologia da Informação já descobriu a forma utilizada pelo criminoso para realizar a invasão das páginas institucionais e de onde veio o acesso. Um Boletim de Ocorrência na Polícia Federal foi lavrado para abertura de investigação.  

 

Monte Cristo  

* A Câmara Municipal de Boa Vista aprovou, em segunda votação, o projeto de lei nº 002/2021 que transforma a região do Monte Cristo, zona rural da Capital, em área de interesse social. Com isso, a partir de agora, os proprietários dos imóveis na região poderão regularizar suas terras junto aos órgãos da área fundiária.  

* De acordo com o autor do projeto, vereador Manoel Neves, a aprovação dessa lei é uma exigência legal, prevista no Plano Diretor de Boa Vista e no Estatuto da Cidade, para permitir que os donos dos imóveis iniciem os trâmites necessários para sua regularização. Isso irá garantir a segurança jurídica aos proprietários para possibilitar futuros investimentos, bem como a valorização desse bem”- disse ele.  

 

 

Moises Neto, Dr. Antenor Lopes, Inês Monteiro e Herleny Neves, do Centro Auditivo de Boa Vista  

Rápidas  

* A coluna de hoje é dedicada a querida Claudia Soligo, que hoje recebe homenagens por conta de sua troca de data.  

* Proprietários de imóveis rurais já podem consultar e emitir o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural referente a 2021. 

 * O documento pode ser acessado pelos proprietários de imóveis rurais a partir de banner indicativo no site do Incra (www.gov.br/incra) ou diretamente no endereço https://sncr.serpro.gov.br/ccir/emissao.  

Outro recurso é baixar, em dispositivos móveis – como smartphones e tablets – o aplicativo &ldqu o;SNCR Mobile”, disponibilizado no Google Play e na App Store. * A validade do CCIR 2021 está condicionada ao pagamento da Taxa de Serviço Cadastral, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), a ser impressa juntamente com o certificado.  

* O valor depende do tamanho da área e deve ser quitado até 17 de agosto, sem cobrança de juros e correção, exclusivamente na rede de atendimento do Banco do Brasil. * No total, 6.799.659 imóveis rurais devem emitir o CCIR no país, e pagar a taxa de serviço, cujo valor mínimo é de R$ 4,40 – para áreas com até 25 hectares. Débitos da taxa de anos anteriores serão cobradas no atual certificado.  

 

An passant por BV, a hairstylist Celi Gomes (@celigomes ) do luxuoso salão Angel Esthetic & Hair de Manaus   

 

Tá Valendo  

Luto 

* A Comunidade Nova Esperança, Terra Indígena de São Marcos, decretou luto de três dias pelo falecimento da anciã Herminia de Souza. D. Hermínia é tia do tuxaua daquela comunidade,  João Silva Wapichana.  

 

Importante  

* Devido o alto contagio, pessoas internadas com Covid, não podem receber visitas presenciais nos hospitais. Mas a Assembleia Legislativa de Roraima aprovou a Lei nº 1.483/2021, que assegura aos internados a visita virtual por meio de videochamadas dos familiares. 

Paulo César Moraes, ainda recebendo homenagens por conta de sua recente troca de data