Social

Social 12307

Com Nada 

* Todo mundo sabe que hoje em dia, a coisa mais difícil do mundo é alguém assumir uma Secretaria (municipal ou de Estado), como se diz popularmente, de “porteira fechada”. Mas também convenhamos, que é humanamente impossível para o titular de qualquer Pasta, fazer um bom trabalho sem uma equipe técnica de sua confiança. Nem o melhor gestor do mundo poderá fazer as coisas acontecerem se seus diretores forem cada um indicado por um político diferente. Então o questionamento é bem simples, se um diretor de um departamento, por exemplo, é indicado por um parlamentar, terá mais deferência pelo secretário ou por aquele que lhe nomeou e lhe mantém no emprego?   

 

Com Tudo 

* Com a pandemia, o turismo de aventura se tornou uma forma mais simples e mais segura de se divertir e desestressar dos muitos dias de isolamento a que estamos submetidos. Muitas pessoas tem subido a serra do Tepequém, ido as cachoeiras da Serra Grande e entre outras. Ainda não está aberto o acesso pra subir o Monte Roraima, mas isso não significa que as pessoas não possam ir até lá de maneira rápida e bem mais glamourosa. Estamos falando dos sobrevoos de helicóptero, disponibilizados pela Voare, companhia aérea genuinamente roraimense, que além do Monte, faz sobrevoos também em outros pontos, incluindo nossa capital, Boa Vista. Mais informações:  @voaretaxiaereo.  

 

 

A médica Sayuri Itikawa, recebendo kilométricas homenagens por conta de sua idade nova, hoje  

Retificação  

* A Defensoria Pública do Estado de Roraima, retificou o Edital n° 001/2021 de abertura de inscrições para o Concurso Público destinado ao cargo de defensor. O comunicado oficial consta no site da Fundação Carlos Chagas responsável pelo certame e a decisão faz parte da Resolução n° 66, do Conselho Superior da DPE-RR, que prevê a reserva de 20% das vagas oferecidas nos concursos para pessoas negras, pardas e indígenas.  

* Segundo o defensor público-geral, Stélio Dener, embora ainda não tenha uma Lei estadual prevista sobre diversidade racial nas instituições públicas, a Resolução considera a Lei Federal n° 12.990/2014, julgada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (ADC n. 41). O início das inscrições ainda  

não foi divulgado.  

 

Das Cotas  

* Ainda sobre o Concurso da Defensoria Pública, engana-se quem acreditar que basta de autodeclarar negro ou índio pra lograr uma vaga. A própria Instituição está informando que, quem estiver no sistema de cotas será convocado para entrevista pessoal com a Comissão Especial destinada a avaliar o pertencimento do candidato à população negra.  

* O autodeclarado indígena, da mesma forma, terá de comprovar que pertence a uma etnia indígena perante a Comissão Especial, o que será realizado por meio da apresentação de documentos específicos, tais como: declaração de sua respectiva comunidade sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por pelo menos duas lideranças reconhecidas; e documento emitido pela Funai. 

 

Sobre Vacinas  

* Embora esteja claro que, conforme a vacinação avança, diminuem os casos de internações, intubações e óbitos por Covid, muita gente ainda teima em não querer se vacinar. Uns temem a reação da vacina, outros acreditam que Deus protegerá e a maioria diz temer que o imunizante faz mal ao organismo. 

* O que essas pessoas tem em comum? Todas aludem a liberdade de opinião, que em sendo respeitada, acaba prejudicando a coletividade, pois propicia que o vírus continue se alastrando e o que é pior, se transmutando, transformando-se em variantes mais infectantes, mais letais e com isso retardando o fim da pandemia.  

 

Sobre Vacinas II 

* O que mais se ouve dizer entre os que se recusam a tomar a vacina é que, fulano tomou vacina e pegou Covid. Mas em nenhum momento foi dito que nenhuma vacina evita a contaminação por coronavírus, assim como as vacinas contra a H1N1 e de outras gripes, também não evitam.  

* O que os imunizantes fazem, é proteger o organismo das pessoas para que elas não sejam infectadas de forma grave, de maneira que venham a necessitar de internação em UTI ou que morram de Covid. E é justamente por isso, que mesmo as pessoas vacinadas, precisam manter os protocolos básicos, como distanciamento social, uso de máscaras e constante higienização das mãos.  

 

Handerson Torquato, na comemoração seu aniversário, com suas filhas, Maria Clara e Rafaela  

 

Rápidas  

* Inaugurando idade nova nesta quinta-feira, Dr. Wirlande da Luz, Raquel Amaral e Samir Haten.  

* Familiares e amigos, estão unidos em grupos de orações pela recuperação da querida maestrina Mirian Blos, internada desde o último fim de semana no HGR, com Covid.   

* Miriam tem dedicado sua vida inteira a educação de crianças e jovens por meio da música, com seu extraordinário projeto Canarinhos da Amazônia, que tem – literalmente – atravessado gerações.  

* Nos últimos anos, se instalou na fronteira Brasil Venezuela e intensificou as ações com crianças vulneráveis por meio do programa “Can
arinhos Embaixadores da Paz” reconhecido internacionalmente como um importantíssimo projeto de inclusão social.  

* Miriam Blós, além de talentosa, cantora/musicista, realiza esse trabalho social incrível, apenas com apoio de amigos e voluntários.   

* Ela é uma dessas pessoas raras que doou sua vida inteira de trabalho em prol de um mundo melhor e sem qualquer interesse.  

* Toda a boa energia do mundo pra essa mulher guerreira, pra que ela recupere logo sua saúde e possa continuar sem esse verdadeiro anjo nas vidas de muitas pessoas. Te amamos, Miriam Blós!   

 

Pablo Barrudada (filho dos amigos Fabrícia e Paulo Barrudada), ainda em clima de celebração de sua recente troca de data   

 

Tá Valendo  

Da Hora  

* A TV Assembleia (canal 57.3), em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, exibiu ontem, o bate-papo “Fala, Preta!”, às 19h30. E no próximo domingo, 25, é a vez do musical “Se Acaso Você Chegasse”, uma homenagem a cantora Elza Soares, que será veiculado às 10h30, com reprise às 19h. 

  

Na Sesau 

* Como é de conhecimento público, Airton Cascavel, infectado com Covid pela segunda vez, pede demissão da Secretaria de Estado da Saúde. O adjunto, Alexandre Salomão assumiu o cargo interinamente. Se o governador Antonio Denarium, vai trocar o titular da SESAU novamente, só o tempo dirá… 

Dr. Marcello Santos e sua mãe, Marinelma comemorando idade nova em dose dupla, ela no último dia 20 e ele nesta quinta-feira