Social

Social 12364

Com Nada 

* Gente do céu… O que é mesmo que faz com que pessoas saiam de suas casas pra defender a questão do “voto impresso” em apoio ao presidente Jair Bolsonaro, com tantas coisas mais preocupantes acontecendo ao nosso redor, como por exemplo, as mortes de mais de meio milhão de pessoas por Covid, além dos vários escândalos de corrupção na questão das compras de vacinas, entre outros episódios vergonhosos? Dizer que houve fraude em eleições, quando nunca ninguém nem falou nisso antes, não cola mais.  Falar que os votos eletrônicos não são auditáveis, idem. Então só resta três opções pra quem faz isso: a pessoa perdeu o sendo e a família não quer interditar; a criatura é burra mesmo e não tem noção ou é mal caráter e faz isso pra tumultuar ainda mais a situação, que já é bem desfavorável… 

 

Com Tudo 

* O cinema se tornou um aliado importante dos Yanomami – na verdade (praticamente) o único, levando ao mundo imagens, sons e histórias que aproximam e conectam olhares distantes da vida na floresta à beleza e aos desafios vividos na atualidade por esse povo.  A mostra de filmes integrada ao ciclo de encontros promovida pelo Sesc SP desde o último dia 30 de julho e que se estenderá até o final de agosto, em por objetivo ampliar o alcance das vozes Yanomami, a partir de filmes produzidos na última década por diretores yanomami e não-indígenas e de quatro encontros com convidados indígenas e aliados da causa, visando aprofundar temas urgentes e questões abordadas nos filmes. Iniciativa muito importante, que merece nosso aplauso e todo apoio.  

 

A linda Adélia Bonfim e suas filhas, Amanda e Izabela Brasil, ilustrando a coluna desta quarta  

Importante  

* Na verdade, em tempos de urgência, o cinema, ao estabelecer elos entre povos, possibilita que mais pessoas se aproximem dos Yanomami e se sensibilizem por sua luta, transpondo fronteiras e permitindo o surgimento de novas alianças em defesa das florestas e dos povos que as mantêm em pé, com muito mais dificuldade nesse período, em que o garimpo ilegal está detonando não só a floresta, mas também os rios. 

* E é por isso, que se torna ainda mais importante essa iniciativa do  

 Sesc São Paulo, cujas inscrições seguem abertas para os 4 encontros disponibilizados. Acesse: inscricoes.sescsp.org.br 

 

Importante II 

* O primeiro encontro do Sesc SP, ocorreu ontem com Dário Vitório Kopenawa Yanomami, Luiz Eloy Terena e mediação de Majoí Fávero Gongora, sobre o tema “Breve história da Terra Indígena Yanomami e a invasão garimpeira”. O 2º Encontro com o tema Mulheres yanomami: novos espaços e desafios, com Tuíra Kopenawa Yanomami, Ana Maria Machado, Marina Vieira com mediação de Maryelle Ferreira e participação especial de Floriza da Cruz Pinto. 

* O terceiro encontro será sobre “Sonhar a Floresta: outras formas de se relacionar com a terra-floresta e seus habitantes” no dia 10 as 14h e o quarto, que acontecerá dia 12 no mesmo horário, será sobe: “Arte, aliança e as lutas dos povos indígenas” 

 

Da Hora  

* O Ministério Público de Contas de Roraima, será o primeiro da Região Norte a implantar um Laboratório de Engenharia para o auxílio de demandas técnicas, principalmente no que compete a especificações da área de construção civil, como as obras públicas. A implantação atende a solicitação feita pelo procurador-geral, Paulo Sousa, durante sua posse, no início do ano. 

* O referido projeto, vai contar com o auxílio da Universidade de Brasília (UnB) em todas as fases. Atualmente, a UnB e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) são as instituições que lideram, e utilizam, a metodologia para análise de obras civis em vigor no Brasil: o Método Medina. 

 

Em Agosto  

* O Sesc Roraima está realizando a campanha “Agosto Dourado”, para arrecadar potes de vidros que serão doados à Maternidade Nossa Senhora de Nazaré. Durante todo este mês, o foco será na sensibilização sobre a importância do aleitamento materno. Potes com tampa plástica, como: café, maionese, geleia e palmito serão aceitos para o armazenamento do leite, que será destinado ao estoque da maternidade.  

* O objetivo da campanha é incentivar as mamães a alimentarem os seus filhos com leite materno, em vez do leite industrializado pois, além de satisfazer a criança, o leite materno também é responsável por protegê-la de diversas doenças. A mãe também tem benefícios com a amamentação, como a redução de risco do câncer de mama.   

 

Dr. Marcio Rosa, presidirá importante Mesa de trabalho no uma mesa no 7° Congresso do MPD (Movimento do Ministério Público Democrático), com o tema: “Direitos Humanos e Povos Indígenas” 

 

Rápidas  

* Inaugurando idade nova nesta quarta-feira, a colega jornalista, Sandra Andrade, Thamazia Leitão de Souza Cruz e Renato Junior.  

* Para dar boas-vindas aos calouros do curso de graduação em Filosofia e pós-graduação em Filosofia da Religião, a Uerr (Universidade Estadual de Roraima) vai promover um Colóquio Filosofia da Religião, nos dias 9 e 10. * A atividade é vinculada ao projeto de extensão “Diálogos Filosóficos” e ocorrerá de forma remota via Google Meet.  

“O evento será um espaço para reflexão e debate sobre temas relacionados à espiritualidade e religiosidade a partir da abordagem de conceitos filosóficos que dão base para essa temática”, destacou Marcos Alexandre Borges, coordenador do curso de Filosofia. 

*A atividade é voltada aos alunos do curso de pós-graduação, graduação, professores de Filosofia, His
tória, Sociologia ou Ensino Religioso da Educação Básica, mas é aberta ao público em geral. * As inscrições ocorrerão durante a transmissão do evento, por meio de formulário eletrônico a ser disponibilizado na plataforma.  

* Para participar é necessário acessar a sala de transmissão, via link meet.google.com/tii-uyri-fnb .Outras informações sobre o evento podem ser obtidas por e-mail para [email protected].  

 

 

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Roraima, Ronald Rossi Ferreira, recém agraciado com a Medalha Moema Baptista 

 

Tá Valendo  

 

Homenagem 

* O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Roraima (CAARR), Ronald Rossi Ferreira, foi agraciado com a Medalha Moema Baptista, concedida pela Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro (CAARJ), em reconhecimento ao trabalho em prol da classe advocatícia durante a pandemia da COVID-19. 

 

Importante  

* Dr. Marcio Rosas presidirá nesta quarta-feira,04, às 18h30 (horário de Boa Vista), uma mesa no 7° Congresso do MPD (Movimento do Ministério Público Democrático). O tema será “Direitos Humanos e Povos Indígenas”. Além dele, participarão da mesa o Prof. Dr. Edson Damas, o advogado Ivo Macuxi e o reconhecido escritor e ambientalista Ailton Krenak. O evento pode ser acompanhado no perfil do Instagram @mpdemocratico e pelo YouTube, no perfil do Ministério Público Democrático. 

Kátia Gardênia Araújo, recebendo homenagens hoje por conta de sua troca de data