Bom dia,
Hoje é sexta-feira (13.08). E as lideranças do povo Wamiri-Atroari anunciaram a decisão de concordar com a passagem de pouco mais de 129 km do Linhão de Tucuruí, através da BR-174, que corta sua terra indígena. Entre outras exigências, como publicou a Folha, os índios estabeleceram poucas exigências, de fácil cumprimento pelo governo federal e pelo consórcio que vai tocar a obra. Os índios querem igualmente uma indenização pecuniária pelos danos e incômodos que necessariamente terá que suportar por conta da empreitada. O valor ainda será objeto de negociação, mas seguramente, é uma parcela quase desprezível em relação ao valor total envolvido na construção e exploração do Linhão, que vai acabar com o isolamento de Roraima em matéria de energia elétrica.
A Parabólica sempre disse que os Wamiri-Atroari, e suas lideranças, jamais foram contra a construção e operação do Linhão de Tucuruí. Interesses de Organizações Não Governamentais (ONGs) ligadas ao Regime Internacional de Meio Ambiente; e econômicos, de empresários e políticos que lucram com a geração de energia térmica baseada no consumo de diesel é que atrasaram por mais de uma década o início das obras. Agora, felizmente, não há mais argumento para não atrasar o início das obras, que poderá em um pouco mais de dois anos, trazer um novo incentivo para acelerar o desenvolvimento de Roraima. Para o desgosto dos políticos corruptos que lavaram a burra, enchendo os bolsos de dinheiro, e das ONGs que tramam contra o desenvolvimento do estado.
APOIO
As pedras no tabuleiro da política local continuam sendo movimentadas. Ainda não houve manifestação pública, mas fontes da Parabólica garantem já ter havido encontro entre Teresa Surita (MDB) – acompanhada de Romero Jucá (MDB)-, e o ex-governador Neudo Campos, que estaria propenso a apoiar a emedebista para a eleição ao governo em 2022. Romero Jucá entraria de contrapeso na composição sendo apoiado pelo grupo do ex-governador, tendo o ex-vereador Paulo Linhares – que já tem até cargo na Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV)-, como provável candidato a deputado federal pelo MDB, ao qual se filiaria proximamente. Neudo, Teresa e Jucá eram, até aqui, adversários históricos.
CRÍTICAS
Neudo, Teresa e Romero Jucá tem uma longa trajetória de trocas mútuas de acusações. O que teria motivado essa aproximação política. Fontes da Coluna dizem que o ex-governador tem se incomodado bastante com as reiteradas manifestações do atual governador Antônio Denárium (sem partido), que diz ter recebido da ex-governadora Suely Campos – esposa de Neudo-, um estado quebrado financeiramente e tomado pela corrupção. A contrariedade do ex-governador chegou aos ouvidos da dupla Teresa Surita/Romero Jucá que os procuraram e foram bem recebidos. Prova de que em matéria de política feita por profissionais não há adversários inconciliáveis; nem aliados que não possam virar adversários.
TAMBÉM
Outro que já desembarcou de posições históricas foi o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Iracema e Mucajaí, Joaquim Ruiz. Opositor declarado da dupla Teresa Surita/Romero Jucá, Ruiz já teria fechado acordo para apoiar as candidaturas da ex-prefeita de Boa Vista ao governo estadual e a do ex-senador que tentará voltar ao Senado Federal nas eleições de 2022. O ex-deputado estadual, inclusive, deixou a Assembleia Legislativa do Estado (ALE) onde ocupava uma função gratificada com R$ 4 mil de salário para se tornar dirigente remunerado do MDB, partido presidido em Roraima por Romero Jucá.
PRESSÃO
Deputados federais de Roraima que votaram contra, ou que não comparecerem à sessão plenária da Câmara Federal que decidiu rechaçar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), apoiada explicitamente pelo presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido), estão recebendo intensas pressões, críticas e ameaças de usuários de redes sociais. Os manifestantes virtuais ameaçam criar um ambiente hostil e campanhas organizadas para tirar votos desses parlamentares nas eleições de 2022. Se as ameaças forem concretizadas e eficazes, ninguém sabe, mas que fazem barulho suficiente para incomodar os alvos não dúvida. E cada um tem sua versão, e justificativa, para o voto ou a respectiva ausência.
RÁPIDAS
As prefeituras de Roraima, da capital e do interior, estão anunciando a vacinação de jovens maiores de 18 anos. O que não dá para entender é a colocação do estado entre os estados brasileiros que menos vacinaram proporcionalmente a população. Tem algo errado nessa situação. ### Não há pressa por parte dos políticos de se filiarem a partidos políticos. Eles decidiram reduzir o prazo exigido para filiação de um ano para seis meses. ### As chuvas não param e os buracos na BR-174 também não param de crescer. Aqui na entrada de Boa Vista, eles já são incontáveis. ### Milícias digitais, de esquerda e de direita, prometem ser protagonistas nas próximas eleições. Que fazer? ### Hoje é Dia do Economista. Parabéns para todos e todas. ### Ainda tem gente que evita sair de casa hoje, afinal, é 13 (sexta-feira) de agosto. ### Até segunda-feira.