Cotidiano

PMBV remove mais de uma tonelada de lixo das margens do Rio Branco

Ação foi realizada durante três dias embaixo das duas plataformas da Orla Taumanan

Após três dias de trabalho embaixo das duas plataformas da Orla Taumanan, as equipes de limpeza da Prefeitura de Boa Vista retiraram mais de uma tonelada de lixo das margens do Rio Branco. Foram retirados 1.200 quilos de lixo como latas de alumínio, embalagens plásticas, garrafas de vidro, isopor, e outros.

A bióloga e educadora ambiental, Anna Karoline Andrade, explicou que a maior parte do lixo retirado da orla demora mais de cem anos para se decompor.

Segundo Andrade, atitudes como esta causam sérios danos à natureza. “São materiais com tempo de decomposição muito grande que causam a poluição do Rio Branco, que é o nosso principal recurso hídrico. Isso prejudica os animais que vivem no rio e no entorno, na mata ciliar, além das pessoas que retiram seu sustento do rio”, alertou.

“Como é difícil fazer o flagrante e, consequentemente, punir os responsáveis pela sujeira, o jeito é apelar para a consciência ambiental da população. Orientar para que não jogue lixo nessas áreas”, disse o secretário municipal de Gestão Ambiental, Daniel Peixoto.

Caso pego em flagrante, o artigo 54 da Lei Ambiental prevê pena de um a quatro anos de reclusão e multa para quem causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora.

Com informações da PMBV