Com Nada * Os indígenas brasileiros, principalmente os da Amazônia e em especial os das 11 etnias locais, estão no pior momento da história, desde o “descobrimento” do Brasil, quando milhares foram dizimados em nome do progresso e do desenvolvimento. São muitos os invasores – garimpeiros, madeireiros, grileiros e exploradores de toda natureza – que há cerca de dois anos, vem atuando na região, cometendo tudo quanto é tipo de crimes dentro das Terras Indígenas, com a conivência das autoridades que deveriam defender os povos originários. Há um lastro de destruição visível a olho nu, que vai desde a depredação criminosa do meio ambiente, a subjugação dos mais vulneráveis – como é o caso dos Yanomami – sem que nada seja feito para resguarda-los de tamanha violência. Com Tudo * Museu de Arte Moderna de São Paulo, estará exibindo a partir de 4 de setembro, a mostra “Moquém Surarî”: arte indígena contemporânea, coletiva que tem curadoria de Jaider Esbell – artista macuxi convidado da 34ª Bienal. A exposição, conta com a co-realização entre MAM e Fundação Bienal de São Paulo e integra a rede de parcerias da 34ª Bienal, contando com assistência curatorial da antropóloga e programadora cultural Paula Berbert, com a consultoria do professor do departamento de antropologia da FFLCH/USP Pedro Cesarino, e realização pelo Edital ProAC Expresso 09/2020. Moquém designa a tecnologia milenar utilizada pelos povos indígenas para conservar os alimentos após a caça coletiva e facilitar seu transporte até as aldeias.
Da Acolhida * Vemos com muita preocupação essa questão da intenção de extinguir a Operação Acolhida. Primeiro porque, essa Força Tarefa Humanitária, tão bem comandada pelas Forças Armadas do nosso país, é referência internacional em acolhimento de imigrantes vulneráveis e refugiados, sem contar que ajuda sobremaneira nosso Estado, disponibilizando teto, alimentação e providenciando interiorização a custo zero pra Roraima. * Além disso, não é acabando com a Acolhida, que os venezuelanos vão parar de vir pra cá, pois a fronteira permanecerá aberta, por conta de convenções e acordos internacionais. E sem essa Operação, convenhamos, iria virar um zêzeu nas ruas de Boa Vista e de outras cidades do Estado. Da Acolhida II * Ainda sobre a questão da imigração, é fato que não há como manter a fronteira fechada para a entrada de estrangeiros. Logo, eles continuarão vindo e graças a Deus existe a Operação Acolhida, senão – como diz Gil do Vigor – nosso estado estaria lascado. Mas o Brasil pode perfeitamente deixar de exportar para Venezuela, pois não há Lei que obrigue os países a manterem relações comerciais.
* Entretanto, nisso ninguém fala né? Não ouvimos nenhuma voz, censurar o Governo Federal brasileiro, por permitir e incentivar a exportação pro país vizinho, apesar das críticas públicas que este faz a Nicolás Maduro. Ou seja, trata o ditador como inimigo, mas é seu parceiro e contribui para mantê-lo no poder! #prontofalei ! Da Hora * O Governo de Roraima publicou no Diário Oficial do Estado, da última sexta-feira, 20, o edital para o concurso público da Sefaz (Secretaria da Fazenda), que vai oferecer 30 vagas para o cargo de Auditor Fiscal do Tesouro. As inscrições terão início no próximo dia 26 e vão até 24 de setembro. A data prevista para a realização da prova objetiva é dia 7 de novembro, na cidade de Boa Vista. * Os candidatos deverão se inscrever através do site do Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos) – cebraspe.org.br/concursos/SEFAZ_RR_21, que é a banca organizadora do certame. Também ficará disponível no site da Sefaz (sefaz.rr.gov.br) um link de acesso à página de inscrições. Mestrado * A Universidade Estadual de Roraima, acaba de lançar o processo seletivo para ingresso no curso do mestrado profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania, com oferta de 20 vagas. As inscrições iniciam no próximo dia 10 e seguem até 14 de setembro, exclusivamente pelo site cpc.uerr.edu.br, no menu Pós-Graduação, área do Mestrado em Segurança Pública. * O resultado final do seletivo está previsto para ser divulgado dia 25 de outubro, no site da instituição (uerr.edu.br), com previsão de início das aulas para março de 2022. Os interessados poderão obter mais informações sobre o seletivo por meio do telefone 2121-0931, no horário das 8h às 14h, ou via e-mail: [email protected].
#Rápidas * Inaugurando idade nova nesta segunda-feira, as lindas, Juliana de Souza Cruz e Gabrielle Fogaça. * Está confirmado! Além dos vários casos da variante P1, o Amazonas detectou recentemente, seis casos da temida variante Delta do coronavírus que vem fazendo estrago mundo a fora. * Os seis casos dessa cepa, muitas vezes mais infectante e bem mais letal que o vírus original, foram confirmados nas cidades de Manaus e Maués. * E tão logo a imprensa divulgou essa informação, fontes locais informaram que a variante Delta já teria também chegado a Roraima e que uma pessoa vinda do Estado vizinho teria testado positivo por aqui. * Porém, o próprio secretário de Estado da Saúde, Dr. Leocádio Vasconcelos, afirmou para a Coluna, que essa informação não procede. #InshAllah ! * O Instituto Roraimense de Otorrino, pensando na inovação e bem estar dos pacientes, realizará além das consultas presenciais, consultas por Telemedicina, atendimentos com otorrino de forma online. *As consultas serão realizadas em conformidade com a Portaria N° 467, de 20 de Março de 2020, que prevê atendimentos por Telemedicina nesse período de Pandemia. * Para mais informações, entre em contato com o Instituto Roraimense de Otorrino nos telefones (95) 99131-1279 e (95) 3224-5016.
Ta Valendo Importante * O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promoverá , na próxima quinta-feira, 26, o Webinário: Imprensa, Democracia e Poder Judiciário. O evento ocorrerá por meio da plataforma Cisco Webex com transmissão pelo canal do CNJ no Youtube. Podem participar do evento magistrados, servidores, membros do Ministério Público, advogados e demais pessoas interessadas. Inscrições: https://eventos.cnj.jus.br/inscricao-forum-de-liberdade-de-imprensa Na Mídia * Está nos Veículos de Comunicação do país, o mais novo episódio, envolvendo o presidente Jair Bolsonaro e seu vice, general Hamilton Mourão. Tudo porque, o presidente se irritou ao saber pela Imprensa,que o vice se encontrou com o presidente do TSE, ministro Luiz Roberto Barroso. De acordo com reportagens, o general teria inclusive falado em renúncia.