Com Nada
* É de conhecimento público, que a Caer já entrou na Justiça com ação de obrigação de fazer, para que a Roraima Energia realize procedimentos que viabilizem o funcionamento do poço artesiano no bairro São Bento. Mas os moradores continuam sem água, simplesmente porque a companhia de eletricidade, acusa a companhia de águas de encontrar-se inadimplente há anos. Porém, é sabido que já foi feito um acordo judicial para pagamento da dívida. Na verdade, a Roraima Energia, que é uma concessionária de serviço público, não deve ignorar que existem os meios legais para cobranças de dívidas (administrativas e judiciais) e que não é por conta disso, que a população, deva ser privada de serviços essenciais como o abastecimento de água. Há inclusive farta jurisprudência nesse sentido.
Com Tudo
*A artista plástica indígena roraimense, Carmezia Emiliano participa de 3 eventos da maior importância na região de São Paulo. Ela integra a Exposição coletiva Moquém Surarî: arte indígena contemporânea no Museu de Arte Moderna de São Paulo que tem curadoria de Jaider Esbell cuja abertura será amanhã e vai até dia 11; Também faz parte da Exposição coletiva Acervo em transformação: Doações recentes no Museu de Arte de São Paulo – MASP que fica aberta até 6 de fevereiro de 2022 e está presente no Sesc Sorocaba com a Mostra: Trienal de Artes Frestas: O rio é uma serpente, até 30 de janeiro de 2022; Além disso, foi contactada pelos curadores de outros dois importantes museus com vistas a integrar seus acervos ainda nesse semestre.
Da CAER
* Procurado pela Coluna sobre essa querela com a Roraima Energia, o presidente da CAER, James Serrador, confirmou o acordo judicial e declarou que já esteve reunido ontem, com uma empresa de consultoria de eficiência energética e caso a Companhia de eletricidade não cumpra a decisão Judicial, a CAER, irá buscar sua independência energética, construindo uma Usina de fornecimento de energia para suas operações.
* Ele disse ainda, que hoje mesmo irá ao bairro São Bento, com os técnicos, realizar estudos para a instalação de placas de energia solar, a fim de viabilizar o funcionamento do poço artesiano do local e regularizar o abastecimento de água do bairro. “Não podemos deixar cerca de 600 famílias, sem esse serviço básico” – Disse ele!
Mobilização
*Gente do céu… É impressionante a mobilização que vem sendo articulada por grupos extremistas para o dia “7 de setembro” país a fora, inclusive em Roraima, onde está sendo articulada uma carreada em prol da volta do voto impresso e do impeachment dos ministros Luiz Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.
* Os organizadores também se manifestam pela garantia de liberdade e citam o art. 5º da Constituição Federal. Na verdade, muita gente que alude a tão falada “Liberdade de Expressão”, ignora que esse direito não lhes torna imunes as conseqüências do cometimento de crimes. Traduzindo em Português claro, todo mundo tem total liberdade até para cometer crimes, assim como também TODOS, estão sujeitas as penalidades da Lei.
Das Urnas
* Aliás, é inacreditável como de repente, pessoas que se elegeram repetidas vezes pelo sistema do voto eletrônico – referência mundial em segurança e transparência – de uns tempos pra cá passaram a criticar a urna eletrônica e pedir a volta do voto impresso, que além do retrocesso secular, custará cerca de 6 bilhões aos cofres públicos.
* Curioso é que a urna eletrônica é utilizada há 20 anos, e ninguém nunca havia reclamado. O próprio presidente e seus filhos, se elegeram por vários mandatos nesse sistema. Mas agora, com os números das pesquisas de tudo quanto é de Instituto, mostrando que a popularidade está (praticamente) rés ao chão, passaram a dizer que a urna eletrônica não presta mais e a espalhar fake news de que não pode ser auditada.
Do Impeachment
* A Propósito, até a mais ignorante das criaturas, sabe que os ministros da Cortes Superiores, são magistrados, e que nessa função de julgadores, não agem de ofício. Pra quem ainda não entendeu, a gente explica: eles não instauram processos contra ninguém, nem fazem denúncias, apenas proferem sentenças com base nos autos dos processos.
* Ou seja, os ministros, como qualquer julgador, tão somente analisam as provas obtidas pela polícia durante as investigações, atentem ou denegam as denúncias do Ministério Público. Na verdade, não agem sozinhos em absolutamente nenhum caso. Então pra pedir impeachment de um deles, teriam que pedir também dos delegados de Polícia e dos membros do Ministério Público. #prontofalei!
#Rápidas
* A coluna de hoje é dedicada ao deputado feceral Jhonatan de Jesus, que hoje fica um ano mais atuante.
* Também in augurando idade nova nesta sexta-feira, Dra. Ilaine Pigliarine (MPE), Luioz Aristeu Bento, Francisco Miranda de Aquino, Camila Assis e Catarina Figueiredo.
* Ainda de aniversário hoje, o casal Karina Mota e Onésimo Cruz, recebendo homenagens em dose dupla.
* No sábado quem troca de data é Dra. Magnólia Rocha, Bibi Tajujá, Waldir Freitas, Milene Thomé e Dezinha Ferreira.
* Domingo quem estará de aniversário é o Sr. João de Carvalho e Josué Alves de Araujo.
Tá Valendo
Mestrado
* O Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Roraima publicou edital para selecionar alunos especiais do curso de mestrado em Geografia no semestre 2021.2. As inscrições serão gratuitas e devem ser feitas dia 8 deste mês a 9 de setembro de 2021, exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas no link. No link é possível ler o edital completo.
Centermed
* A Clínica Centermed, está há mais de 20 anos trabalhando pela saúde de seus pacientes, com uma estrutura moderna e segura para realizar consultas, exames e cirurgias com profissionais especializados nas áreas de Otorrino e Fonoaudiologia. A Centermed – instalada na Rua Presidente Juscelino Kubitscheck, 940/Aparecida – dispõe desde de consultas e exames, a tratamento de doenças de ouvido, nariz e garganta.