Bom dia,
Hoje é segunda-feira (13.09). A semana começa com a certeza de que o Brasil vai aos poucos vencendo a batalha contra a pandemia da Covid19, apesar dos que torcem pelo quanto pior melhor. Os números de casos e mortes apresentaram na semana passada uma trajetória declinante, mesmo que sob o fantasma da tal variante Delta, e alguns estados já estão aplicando a terceira dose da vacina, considerada pelos sanitaristas um reforço fundamental para aumentar a imunidade da população.
Aqui, a Prefeitura Municipal de Boa Visa (PMBV) começa hoje a aplicação em idosos com mais de 70 anos , da vacina Pfizer. Bem-vinda, pois. Devemos comemorar.
13 DE SETEMBBRO
Pois é. Como os tempos mudam. Faz cerca de 35 anos, o Dia 13 de Setembro era feriado para ser comemorado como uma data cívica para os roraimenses. Desfilies alegóricos e manifestações da cultura local, e até um baile oficial, eram realizados para que a população local expressasse sua alegria pela criação do Território Federal do Rio Branco, mais tarde renomeado Território Federal de Roraima por conta da enorme confusão com Rio Branco, a Capital do também Território Federal do Acre. A confusão era especialmente no endereçamento de correspondências, via Correios, que iam parar no endereço errado por causa da toponímia. Naquele tempo, de pouca comunicação, para os habitante do Nordeste, Sul e Sudeste, na Amazônia tudo era o mesmo. Hoje, quase ninguém mais lembra do 13 de Setembro.
CANDIDATURA
Em entrevista ao programa Agenda da Semana, da Rádio Folha FM 100.3, o deputado federal Hiram Gonçalves (Progressistas) disse ontem, domingo, que uma eventual candidatura sua ao Senado Federal vai depender da vontade majoritariamente do grupo político que vai apoiar a reeleição do governador Antônio Denárium (ainda sem partido), e de um entendimento com o atual senador Telmário Mota (PROS); que para ele é o candidato natural do grupo. Gonçalves disse que uma candidatura a cargo majoritário é construída através da vontade de grupo, e menos de uma decisão pessoal. Ele não descartou a hipótese de aceitar o desafio, desde que esta seja consensual no grupo.
FILIAÇÃO
Oura revelação do deputado federal Hiram Gonçalves, que preside o Progressistas no estado é de que a filiação do governador Antônio Denárium em seu partido é uma questão de tempo. Ele revelou o empenho pessoal do senador licenciado e ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, que é o presidente, licenciado, nacional da sigla, para que Denárium assine a ficha de filiação no Progressista. O martelo está batido, e, segundo Hiram Gonçalves, falta apenas organizar uma agenda -o governador está ainda se recuperando de uma cirurgia feita recentemente-, para viajar a Brasília e anunciar seu destino partidário. A decisão parece ser consensual na base política do governador.
FISSURAS
O cientista político Roberto Ramos disse, ontem, também no programa Agenda da Semana, da Rádio Folha FM 100.3, acreditar que os maiores partidos, especialmente em representatividade no Congresso Nacional, vão partir para as eleições de 2022 bastante fatiados em relação ao apoio que prestarão às candidaturas a Presidência da República, cujo cenário político/eleitoral de hoje está polarizado entre o atual presidente Jair Bolsonaro (ainda sem partido) e o ex-presidente Lula da Silva (PT). Caso estejam corretas as previsões de Roberto Ramos, e parece que são, o apoio da banda do MDB a Bolsonaro pode afetar o cenário político local. A aproximação entre Bolsonaro e o ex-presidente Michel Temer (MDB), de quem o ex-senador Romero Jucá (MDB) é muito próximo, pode ser o divisor d’água entre Denárium e Bolsonaro, uma aliança firmada na fase inicial da campanha dos dois em 2018.
RÁPIDAS
A visita do presidente Jair Bolsonaro a Roraima no próximo dia 29 de setembro, para inaugurar a Usina Termoelétrica Jaguatirica II, pode revelar, ou não, a continuidade da aliança entre ele e o governador Antônio Denárium. ### Bolsonaro pode, essa é a expectativa do deputado federal Hiram Gonçalves, assinar a Ordem de Serviço para dar início da construção do Linhão de Tucuruí, que deve ocorrer até março do próximo ano, segundo a previsão do representante do consórcio, feita no mês passado pelo diretor operacional na entrevista à jornalista Cida Lacerda, da Rádio Folha FM 100.3. ### O Diário Oficial da União já publicou o extrato de acordo de reajustamento de preços da obra, entre a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o consórcio que venceu o leilão para a construção e operação do Linhão de Tucuruí. ### O deputado estadual Jânio Xingu (PSB) que está de malas prontas para se filiar no Progressistas, anuncia para hoje um pronunciamento na Assembleia Legislativa, sobre um episódio de violência cometida por seguranças de um supermercado contra um homem que teria roubado do estabelecimento uma unidade de margarina. ### A assessoria do deputado Jânio Xingu enviou para a Parabólica vídeo sobre a agressão dos seguranças contra o cidadão já imobilizado.### Ainda na está descartada a volta das coligações partidárias para as eleições proporcionais de 2022. Embora haja resistência grandes no Senado Federal, uma reunião entre lideranças e presidentes das duas Casas Legislativas, previstas para amanhã, terça-feira, pode selar um acordo favorável ao que foi aprovado na Câmara dos Deputados. ### Até amanhã.