Com Nada
* “Fake news fazem parte das nossas vidas! Quem nunca contou uma mentirinha pra namorada? Se não contasse a noite não iria acabar bem (risos)”. Essas não são palavras de um garoto de 11 anos que está cursando a 5ª série, nem de um hatter que se dedica a espalhar mentiras na internet, não, senhoras e senhores. Essas são declarações oficiais do presidente da República, Jair Bolsonaro.
Com Tudo
* A Escola Superior da Defensoria Pública do Estado de Roraima, está com inscrições abertas até o dia 30 de setembro, para interessados em participar do concurso que escolherá sua nova logomarca, com apresentação de uma criação inédita. As inscrições são gratuitas e a premiação do primeiro lugar é de R$ 3 mil. O concurso é aberto ao público e o número de participantes é ilimitado, exceto para os integrantes da Defensoria, membros da Comissão Julgadora e da Comissão Organizadora do certame. O Edital nº 003/2021, com todos os regulamentos e a logomarca da DPE-RR, está disponível no site da instituição (www.defensoria.rr.def.br). Para participar, basta acessar o site, e clique no campo Download, depois na aba ‘Seleção do Evento”.
Na Macuxiland
* Bombando na mídia por conta de seu destacado trabalho no metier das artes, em especial sua participação na 34ª Bienal de São Paulo, como curador e expositor (até 5 de dezembro), o artista plástico macuxi, Jaider Esbell, aportou ontem novamente na Macuxiland, com uma novidade.
* Veio com o renomado arquiteto e design Marcelo Rosenbaum, que irá iniciar estudos técnicos operacionais, para a instalação da nova sede da galeria Jaider Esbell, que será reinaugurada em novo endereço. Além da sua própria carreira promissora, Jaider dedica-se também a “descobrir” e promover novos talentos indígenas, como é o caso do Taurepang Mário Flores, entre outros…
Importante
* Acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Estadual de Roraima estão criando um grupo de apoio com a oferta de atividades voltadas à saúde mental para bombeiros e policiais militares. O objetivo é identificar e orientar casos de profissionais dessas categorias específicas que necessitem de acompanhamento psicológico.
* Para dar início às ações, o Grupo de Estudos em Medicina na Saúde da Família, formado por 15 alunos do curso e orientado pelo professor Mário Maciel, está organizando duas palestras, nos dias 20 e 21, com o tema “o cuidado com a saúde mental”, em alusão ao Setembro Amarelo, mês em que ações de saúde mental são reforçadas em todo o Brasil.
Cruviana
*Estréia nesta sexta-feira, 17, um novo programa voltado para a valorização da arte e a cultura roraimense. Trata-se do “Cruviana Universitária”, da Rádio r TV Universitária/URFF, que terá apresentação do escritor e professor do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima, Francisco Alves e do cantor e compositor Neuber Uchôa.
#Rápidas
* Inaugurando idade nova hoje, Enriete Marques, Francisca Jorgina de Souza e Ricardo Mendes.
* No sábado, estarão trocando de data, Ângelo Paiva de Moura, Dr. Fernando Oliveira e Rosilene Nogueira.
* Domingo quem estará de aniversário é Giuliana Castro Lima, Wendel Trajano, Mario Porcaro e os gêmeos, Kleiton e Kleber Pinheiro.
* Casos de matadouros clandestinos aqui no estado, não são mais nenhuma novidade. Porem nos últimos tempos, esses comentários se intensificaram.
* Há vários relatos de abatimentos de reses, para comercialização da carne, sem a devida fiscalização e em condições de higiene das mais preocupantes.
* Diz que tem até município, onde circula boatos de locais clandestinos que abatem animais roubados de fazendas próximas.
*Também de acordo com a falação, há inclusive locais específicos para abastecimento dos garimpos em terra indígena.
* Consumir carne sem saber a procedência, é perigoso, pois os animais podem até estar doentes. É o que asseguram veterinários e técnicos da área.
Tá Valendo
Miss Indígena
* Neste sábado, as 19h30 no Palácio da Cultura, acontece o 1º Concurso Miss Roraima Indígena, sob a coordenação do professor Alfredo Wapichana, da comunidade de Nova Esperança – Terra Indígena de São Marcos. O evento, reunirá 10 candidatas de diferentes etnias, representando seus respectivos municípios e a vencedora representará Roraima no Miss Brasil Indígena. A apresentação do concurso- que terá transmissão ao vivo da TV ALE – estará a cargo do professor Edileuson Almeida e da coronel Vanísia Santos, que atuarão de forma voluntária.