Social

Social 12594

Com Nada 

* Mais uma vez, a fiação do poço artesiano que dá suporte ao abastecimento de água no bairro Centenário, foi furtado. Não, gente, não se trata de noticia repetida, não. Essa é a quarta vez consecutiva que bandidos retiram os fios, comprometendo a distribuição de água daquele bairro. A primeira vez, aconteceu na sexta-feira, 17, a equipe da Caer foi lá e restaurou; Domingo novamente, a Companhia de Águas foi informada que os fios haviam outra vez sido levados e de novo mandou executar os reparou. Na manhã de ontem, foi constatado que ladrões voltaram a cometer o mesmo crime, no mesmo lugar. E pra surpresa geral a tarde, os ladrões voltaram e levaram os recém reinstalados fios, mais uma vez.   

 

Com Tudo  

* Com o mundo voltando aos poucos as atividades, dentro desse chamado “novo normal”, o CTG Nova Querência, que costuma fazer entre 7 a dez dias de arrojada festança, com a chamada “Semana Farroupilha” pra comemorar  o “Dia do Gaúcho”, esse ano realizou a festa em apenas quatro dias, com as principais noites temáticas de deliciosas comidas típicas sulistas, além das fantásticas apresentações de “Invernadas Artísticas”, que merecem destaque em capítulo a parte. Além de manter a tradição da suas origens, valorizando a cultura, os grupos de dança são atrações pela performance em si, pelo impecável figurino e pela alegria de seus integrantes. Sem dúvida, um bom exemplo para as futuras gerações.    

 

O diretor presidente Detran/RR, Igo Brasil, juntamente com sua dinâmica equipe, realiza por aqui até domingo, programação alusiva a Semana Nacional do Trânsito 

Da Receptação  

* Ainda hoje, há muita gente que ainda tem dúvida sobre a diferença entre roubo e furto, mas essas são definições até bem simples. O crime de furto,  

tipificado no art. 155 do Código Penal, é:  “subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel” , ou seja, se apoderar do que não lhe pertence, sorrateiramente. A punição é pena de reclusão de 1 a 4 anos, e multa.  

* Já o crime de roubo, (Art. 157 ), é também subtrair objetos de terceiros, mas “mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência” e a pena de reclusão é de 4 a 10 anos, e multa. E tanto o furto quanto o roubo, tem um parceiro de crime, que se chama receptação.  

 

Da Receptação II 

* Na verdade, não fosse a figura do receptador, os crimes de furto e roubo praticamente não existiriam, pois convenhamos, ninguém iria se arriscar ser preso, roubando fios de um poço artesiano, por exemplo, se não tivesse pra quem vender. E enquanto não houver severa repressão aos receptadores, infelizmente a prática dos crimes de furto e roubo vão continuar.  

* A receptação é crime, passível inclusive de pena de reclusão, especialmente em se tratando de receptação qualificada, (aquela em que a pessoa compra, sabendo tratar-se de produto de furto ou roubo), como é o caso de quem compra fios furtados dos poços artesianos da Caer, a pena varia de três a oito anos de reclusão e mais multa.  

 

Repercussão  

* Não se fala em outra coisa mundo a fora, senão na participação da comitiva brasileira na da 76ª Assembleia-Geral da ONU. Começando pela reação dos líderes mundiais ao fato do presidente Bolsonaro não ter se vacinado. Depois do pré-encontro com Boris Johnson, os principais jornais mundiais, em especial os britânicos, não pouparam críticas ao presidente do Brasil. Já o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, foi mais enfático.  

* Durante pronunciamento na ultima segunda-feira, o prefeito da cidade anfitriã do grande encontro mundial, citando o presidente Jair Bolsonaro, disse textualmente que se ele não quer se vacinar, “nem precisa vir”. Os protestos contra Bolsonaro foram bem ao nível da Big Apple, com destaques luminosos nos principais cartões postais da cidade.   

 

Repercussão II 

* E por falar nos protestos em Nova York, o que mais se comentou no mundo inteiro ontem, foi sobre o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que  diante dos protestos contra o presidente Jair Bolsonaro  em frente à residência da Missão Brasileira junto à ONU, respondeu com um gesto obsceno, mostrando o dedo do meio (que em linguajar popular regional, é conhecido como “cotoco”).  

* Vídeos mostrando o momento em que Queiroga aparece na janela de um micro-ônibus e ofende os manifestantes, foram amplamente divulgados nas redes sociais. Essa atitude foi também muito criticada por veículos de comunicação do mundo inteiro e só perdeu mesmo para o discurso do presidente, que teve reprovação de muitas autoridades, especialmente as brasileiras.   

A querida Jennifer Monara, ilustrando a coluna desta quarta-feira  

#Rápidas  

* Inaugurando idade nova hoje, Mauricio Souza, Titonho Bezerra, Nilmar Guimarães e Iracema Costa Neves.  

* Também trocando de data hoje, João Paulo Menezes, Mary Leitão, Ivo Catanhede Filho e Lismena Rezek de Araujo.  

* Por conta do “Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência”, – celebrado em  21 de setembro – a Universidade Estadual de Roraima fará uma Live nesta quarta-feira, 22.  

* Com o tema: “Protagonismo da pessoa com deficiência na sociedade”, o 

 encontro virtual faz parte do projeto Conversando com a Pesquisa, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. 

* Nesta  edição, o “Conversando com a Pesquisa”,  vai contar com a contribuição da professora e psicopedagoga, Jussara Barbosa.  

* Além da estudante, palestrante motivacional e esportista, Thais Adrielly. 

*A atividade é aberta ao público, por meio do canal da Uerr no YouTube, no link: https://www.youtube.com/user/VideosUERR,  a partir das 19h com  transmissão traduzida em Libras. 

 

 

Mayara e Edmundo Coelho, celebrando em Fernando de Noronha, o primeiro ano de casados  

Tá Valendo  

Detran/RR 

 *O Departamento Estadual de Trânsito de Roraima está promovendo durant
e toda essa  semana uma,  extensa programação alusiva à Semana Nacional de Trânsito. Com o tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, o Detran/RR, realiza palestras em empresas e no sábado, 25 será em Serra Grande, no Cantá. Também ocorrem blitz educativa e um passeio ciclístico no domingo, 26 encerrará a programação. 

 

Especialização * A Universidade Estadual de Roraima recém publicou, edital com oferta de vagas para o curso de Especialização em Geografia com Ênfase em Ensino. As inscrições são gratuitas e ocorrem no período de 1° de outubro a 3 de novembro, exclusivamente pela internet, por meio do site:  cpc.uerr.edu.br, menu Pós-graduação, na área do processo seletivo para o curso de Especialização em Geografia. Os selecionados começam a estudar no primeiro semestre de 2022

Carina Camacho, em clima de contagem regressiva para a chegada da princesinha Agnes