Letras Saborosas

Letras Saborosas 12615

Olá queridos leitores! Esta semana se comemorou o Dia do Sorvete. Sabem aonde surgiu essa delícia gelada? O sorvete surgiu na China há mais de 4.00 anos de uma forma inusitada. Foi feita uma sobremesa à base de leite e arroz e colocaram na neve para congelar. Como o leite era um ingrediente caro, apenas a nobreza consumia e para conservar utilizavam a neve como câmaras frigoríficas subterrâneas. O imperador romano Nero aprecisava a mistura de neve com frutas. Com as viagens de Marco Polo à China ele trouxe o segredo da mistura de cremes de frutas congelados para a Itália.  CHEF GLACIER Chef glacier é o nome dado ao especialista na confecção de sorvetes. Em São Paulo temos há seis anos a Escola Sorvete do chef glacier Francisco Sant’Ana, que em comemoração à dupla data, convidou seis chefs renomados para criarem sabores inéditos. A chef Janaína Rueda (Dona Onça, Sorveteria do Centro e Casa do Porco) fez uma versão do café com leite; o chef Felipe Schaedler (Banzeiro) misturou as sementes amazônicas de Cumaru e Puxuri; a chef baiana Morena Leite (Capim Santo) usou mel e polpa de cacau; o chef catalão Oscar Bosch (Tanit) fez um gelato de Crema Catalana; o chef Rodrigo Oliveira (Mocotó) utilizou o caju com mel de Jataí; e o chef francês Bertrand Busquet (head chef da Academia de Chocolate Callebaut) buscou no grão do cacau (Wholefruit) com polpa de cacau para criar o seu sabor de sorvete. O chef Francisco Sant’Ana é o primeiro brasileiro a receber certificado da antiga escola do sindicato francês, a École Nacionale Supérieure de Pâtisserie – ENSP; de 2008 a 2010, a atual escola do chef Alain Ducasse, onde ministra aulas na Instituição como suplente. Além disso é embaixador da Callebaut e sua principal bandeira é utilizar ingredientes regionais nas suas criações de sorvete, sem aditivos químicos. Irá lançar um curso inédito sobre técnicas inovadoras de se fazer gelados. Acompanhem as novidades do chef glacier e da sua escola pelo Instagram @escolasorvete @franciscosantanasorvete DIA DE COSME E DAMIÃO É é comemorado em duas datas, no dia 26 de setembro pela Igreja Católica e no dia 27 as religiões de matriz africana. Cosme e Damião eram irmãos gêmeos médicos que viveram na Ásia Menor e curavam as pessoas e animais sem cobrarem dinheiro. Foram perseguidos e mortos pelo imperador romano Deocleciano. São considerados protetores das crianças e foi atribuido o costume de distribuir doces para homenagear os sanots ou cumprir promessas feitas a eles. São feitos sacolinhas com guloseimas variadas como balas, suspiro, maria-mole, chiclete, paçoca, entre outros docinhos para alegrar os pequenos. E para adoçar o final de semana uma receita que gosto de fazer que é fácil e rápida, Manjar de Coco com calda de ameixa. Até a próxima semana! 

RECEITA DO DIA! 

Manjar de coco com calda de ameixa 

INGREDIENTES: 01 litro de leite integral 01 lata de leite condensado 200 ml de leite de coco 08 colheres de sopa de amido de milho 100g de coco ralado Para a calda de ameixa: 01 xícara de chá de açúcar 2/3 de xícara de chá de água 200g de ameixas secas sem caroços MODO DE PREPARO: Em uma panela dissolva o amido de milho no leite. Adicione o leite condensado, o leite de coco, o coco ralado e cozinhe em fogo baixo, até engrossar. Utilize um fouet ou batedor para não ficar com grumos. Despeje o manjar numa forma de pudim com buraco no meio, de aproximadamente 24 cm de diâmetro, umedecida com água, deixe esfriar na geladeira por cinco horas ou até ficar firme. Faça a calda, colocando a água e o açúcar e leve em fogo baixo, mexendo sempre para dissolver o açúcar. Coloque as ameixas e cozinhe até a calda engrossar. Deixe esfriar. Desenforme o manjar e enfeite com a calda e as ameixas, sirva gelada. 

4ª EDIÇÃO DA FIGA ACONTECERÁ EM OUTUBRO 

A 4ª Edição da FIGA 2021 acontecerá de 21 a 23 de outubro e as adesões de stands estão à disposição de quem tiver interesse em participar da maior feira gastronômica da região. A Feira Internacional da Gastronomia Amazônica – FIGA, é um evento que realiza um intercâmbio entre chefs regionais, nacionais e internacionais e divulga a Gastronomia Amazônica para diversos países. Além da feira de exposição de produtos e serviços, o evento oferecerá rodada de Negócios para empresários, programação técnica com palestrantes de renome no setor, exposição de municípios do Amazonas e arena gastronômica onde acontecem as cozinhas-show com os chefs da cozinha regional, nacional e internacional convidados. O evento acontecerá no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques – CCA, localizado na Av. Constantino Nery, esquina com Pedro Teixeira, 5001 – Flores. A FIGA foi criada pela entidade em 2015, consolidada com sucesso de público e representatividade como o maior evento gastronômico do Norte. A Feira tem como objetivo ser inserida no calendário dos eventos nacionais e internacionais, entrar na rota do turismo gastronômico como evento de grande relevância para o turismo, pois, reúne várias vertentes propagadoras como o aumento da rede de relacionamento entre todos os envolvidos na cadeia do turismo internacional gastronômico.

De acordo com o Presidente da Abrasel no Amazonas, “A FIGA deve ser vista como uma das principais ações do setor de alimentação fora do lar, não somente pela proposta, mas pelos conceitos que são inclusas no intercâmbio com as gastronomias de vários países, levando em consideração a mistura, a técnica e os sabores científicos que resultarão dessa experiência vivenciada pelos estudiosos e apreciadores da proposta do evento apresentada”, declara Fábio Cunha. A área de exposição da FIGA foi elaborada para aos empresários dos diversos segmentos de venda e prestação de serviços do mercado de bares, restaurantes e similares, apresentem seus produtos para um público de chefs de cozinhas, estudantes de gastronomia, nutrição, administração e cursos afins, empreendedores interessados em entrar no ramo de alimentação fora do lar, produtores rurais (agricultura e pescado), amantes da gastronomia e público em geral.  O objetivo do evento é gerar conhecimento, fomento, resgate e preservação da gastronomia amazônica e apoiar iniciativas colaborativas a inserção do Amazonas na rota internacional da alta gastronomia. Para adquirir stands e para mais informações, entrar em contato pelo fone: (92) 98292-0021, ou se dirigir a sede da Abrasel no Amazonas, localizada na Av. Santos Dumont, 1350 – Tarumã, no prédio da Amazonastur.