Bom dia,

Hoje é quinta-feira (30.09). Ultimo dia do mês. A visita do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) a Boa Vista no dia de ontem, quarta-feira (29.09), foi sem dúvida motivo para comemorar. Em que pese a reclamação do presidente sobre a organização da visita, o anúncio do início da construção do Linhão de Tucuruí, a transferência de glebas de terras para o estado – cerca de 4 milhões de hectares-, a inauguração da usina termoelétrica de Jaguatirica 2 e outras medidas de menor impacto, devem ser saudadas como fatos que podem contribuir para acelerar o desenvolvimento do estado.      

SEM POVO

Políticos presentes à inauguração da usina termoelétrica Jaguatirica 2 disseram que era flagrante o descontentamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com a falta de povo presente ao evento. Bolsonaro imaginava ter mais gente – segundo estimativas estiveram presentes lá cerca de 500 pessoas levadas para aplaudi-lo-, considerada uma plateia muito abaixo das expectativas para a importância do momento, especialmente, com relação ao descerramento da pedra fundamental alusiva ao Linhão de Tucuruí. Foi por conta disso que o presidente decidiu prorrogar sua permanência em Boa Vista, e determinou a realização do encontro na Praça do Centro Cívico.

DESTAQUE

O deputado federal Hiram Gonçalves foi, sem sombra de dúvidas, o maior destaque entre os políticos locais durante a visita do presidente Bolsonaro a Roraima. Ele não apenas foi citado pelo presidente em seu discurso como foi o indicado pelo próprio Bolsonaro para usar a palavra em nome dos parlamentares roraimenses e, de quebra, ouviu de Bolsonaro que o aeroporto de Tefé (Amazonas) terá o nome do seu pai, Orlando Marinho, que foi superintendente da Receita Federal em Roraima e secretário estadual de administração no governo Getúlio Cruz.

RECLAMAÇÃO

Embora todos saibam que o presidente não tenha papas na língua, aos presentes pareceu que Bolsonaro escalou Hiram Gonçalves para ser seu interlocutor, e fez uma dura crítica aos organizadores do evento, que realizaram uma solenidade afastada da cidade, longe do povo e apenas para autoridades. Hiram não se fez de rogado e disse categoricamente que o presidente estava “emputecido” com a organização. A escolha do local, a usina Jaguatirica 2, foi do Ministério de Minas e Energias.

DE LONGE

Quem também esteve na comitiva do presidente Jair Bolsonaro foi seu filho 02, Carlos Bolsonaro. Mas ele não participou diretamente dos atos se manteve todo tempo à distância, acompanhando o pai. Mesmo assim chamou a atenção de quem participou dos eventos e não deixou de ser assediado pelos admiradores do grupo político.

CORRERIA

Políticos disseram a Parabólica que os assessores do governo local ficaram em polvorosa com a decisão do presidente de convocar o povo para estar na frente do Palácio Senador Hélio Campos num prazo exíguo de menos de quatro horas. Foi uma correria geral para chamar a população, e ainda montar uma estrutura para servir de palanque para os discursos, E, nessas circunstâncias, até que o prestígio de Bolsonaro junto à população roraimense atraiu um publico de razoável a bom, para ouvi-lo anunciar que a construção do Linhão de Tucuruí não tinha mais pendências para ser iniciada.

DESMENTINDO

É flagrante que a Globo não gosta de Jair Bolsonaro, sentimento que é recíproco por parte do presidente. Por conta dessa antipatia a emissora passou a transformar seus noticiários numa resenha de notícias de coisas ruins sobre o Brasil, na tentativa de fazer seus ouvintes/leitores/telespectadores que as principais mazelas que se abatem sobre o país é culpa do atual governo. Nesse sentido, mesmo as notícias que possam ser positivas para o governo a Globo aborda pelo lado negativo. E ontem, foi o caso do lançamento da pedra fundamental do Linhão de Tucuruí, quando o Jornal Nacional tentou desmentir o presidente alegando que a obra para ser iniciada ainda terá de resolver problemas pendentes de entendimento com os índios Wamiri-Atroari.

RÁPIDAS

Parte do público presente aos eventos que marcaram a passagem do presidente Jair Bolsonaro por Boa Vista fez questão de demonstrar que esteve lá para ver e apoiar o presidente. ### Impaciente, na espera da fala presidencial, boa parte do público presente na frente do Palácio Senador Hélio Campos vaiou o deputado federal Hiram Gonçalves (PP) quando ele fez um discurso a pedido do próprio Bolsonaro. ###  ### E o senador Chico Rodrigues, hein? Fez sua primeira aparição pública, durante o ato inaugural da Jaguatirica 2, depois do triste episódio envolvendo o dinheiro encontrado na cueca Segundo alguns dos presentes, não fez muito sucesso. ### Deilson Bolsonaro, o representante oficioso do presidente em Roraima, é agora, secretário estadual.  Foi nomeado por Denárium, para comandar a Secretária Estadual Extraordinária de Relações Institucional. #### Correligionários do prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB) consideraram positiva a presença dele na solenidade de inauguração da usina Jaguatirica 2. ### Bolsonaro anunciou que voltará a Roraima nos próximos 20 dias. Dessa vez, para visitar Pacaraima, a cidade roraimense mais afetada pela migração venezuelana para o Brasil. ### Eduardo Pazuello, parece continuar em alta conta, no Palácio do Planalto. Ontem, ele integrou a comitiva do presidente Jair Bolsonaro que veio a Boa Vista. E foi citado durante o ato de inauguração da Jaguatirica 2. ### O presidente Jair Bolsonaro concedeu, com exclusividade, uma entrevista à jornalista Cida Lacerda da Rádio Folha FM 100.3 ### Até amanhã.