Olá queridos leitores! E a vida vai aos poucos voltando ao “normal” , mas ainda com muitos cuidados. Já vejo as reuniões de amigos, festas, restaurantes, bares e eventos gastronômicos acontecendo aqui e pelo mundo a fora, de forma presencial. Na próxima semana trago as notícias de vários eventos gastronômicos que serão presenciais. Hoje falo sobre a premiação dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo na Bélgica e da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica – FIGA em Manaus, Amazonas.
THE WORLDS 50 BEST RESTAURANTS
Na próxima semana serão anunciados os 50 melhores restaurantes do mundo 2021 da lista patrocinada pela S.Pellegrino and Acqua Panna, pois não houve premiação em 2020 devido a pandemia, que não permitiu as viagens e visitas aos restaurantes pelo mundo. Mas este ano, o evento acontecerá na Antuérpia, Bélgica, nos dias 3 a 5 de outubro. O casal Janaina e Jefferson Rueda do restaurante A Casa do Porco (SP) já estão na cidade para receber o prêmio por estar entre os 50 melhores. Semana passada foi anunciada a lista dos restaurantes que estão colocados de 50º a 100º lugar , do The Best Restaurants. Na lista estão os seguintes restaurantes brasileiros: em 61º D.O.M (SP) do chef Alex Atala; 67º Oteque (RJ) do chef Alberto Landgraf e 85º Lasai (RJ) do chef Rafa Costa e Silva. Os premiados serão anunciados no dia 5 de outubro pelo Instagram @theworlds50bestrestaurants. Ficamos na expectativa da colocação do restaurante a Casa do Porco, que em 2019 ficou com a 39ª colocação na lista mundial, sendo o único brasileiro entre os 50 melhores. E para facilitar a vida da dona de casa, que tal uma receita de bife de panela? Essa receita foi enviada pela franquia Divino Fogão. Até a próxima semana!
Receita de ” Bife de panela ” Da franquia Divino Fogão – www.divinofogao.com.br
INGREDIENTES: 01kg de coxão mole ou duro em bife 100g de cebola 30g de alho 200g de batata 10g de colorau 10g de sal 2 folhas de louro 40g de alho-poró 50ml de óleo de soja 2 litros de água fervente
1 litro de molho ao sugo
MODO DE PREPARO Em uma panela de pressão, aqueça o óleo, coloque o alho, a cebola, o alho-poró e a batata cortados em cubos para refogar. Junte a carne e refogue mexendo bem. Adicione a água fervente, o molho de tomate, colorau, sal e o louro. Deixe cozinhar por 20 minutos na panela de pressão. Coloque em uma travessa, salpique cheiro verde e sirva. Tempo de preparo: 35 minutos Rendimento: 3 a 4 pessoas
A FEIRA INTERNACIONAL DE GASTRONOMIA AMAZÔNICA ACONTECE ESTE MÊS EM MANAUS
Este ano a quarta edição da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica – FIGA acontecerá no formato presencial, mas obedecendo todos os protocolos sanitários indicados por conta da pandemia. O evento será no Centro de Convenções Vasco Vasques, a partir das 15 horas, nos dias 21,22 e 23 de outubro. Idealizado pelo diretor da Abrasel do Amazonas, Mário Valle (Tambaqui de Banda), é organizado pela Associação de Bares e Restaurantes, presidida por Fábio Cunha (Cantina Ghiotto), que juntamente com vários parceiros no estado, irão promover a feira, que tem o intuito de promover o turismo gastronômico e a integração entre os participantes com a culinária do Amazonas e da Amazônia. Como todos os anos anteriores teremos aulas show com chefs vindos de vários lugares da Amazônia no Salão de Comer e palestras técnicas no Salão do Saber. Além disso, a feira vai trazer vários estandes com produtos, equipamentos e muito mais, serão aproximadamente 80 estandes, uma área de alimentação e estarão expondo seus produtos e sua cultura 24 munícipios do estado. A Amazônia estará em total evidência este ano com a presença dos chefs: Deocleciano Brito (AC); Solange Sussuarana (AP); Leonardo Modesto (PA) que participou do Mestre do Sabor; Edvaldo Caribé (PA), que lançou o livro “O Barbecue Brasileiro – Do Moquém ao Pit Smoker”; Diogo Sabião (RO) que também participou do Mestre do Sabor. E teremos a participação dos chefs internacionais Pedro Schiaffino do Peru, que em 2019 recebeu o prêmio de ícone American Express dos melhores restaurantes da América Latina, e é proprietário dos restaurantes Malabar e Amáz em Lima; e Eduardo Martinez da Colômbia, sócio-fundador e chefe executivo do Restaurante Mini-Mal “Cozinha Contemporânea surpreendentemente colombiano” que fica em Bogotá. Ainda teremos o chef Isaías Soares (PR) que irá falar sobre pizza; Júlio Romario (PR) sobre coquetelaria; a chef Maria do Céu (AM) sobre tendências da alimentação; a chef Clarinda Ramos e João Paulo Barreto do primeiro restaurante indígena do Amazonas, Biatüwi, que irão falar sobre a alimentação indígena e os “Deuses”. Como palestrantes estarão na FIGA o chef Wanderson Medeiros (AL), um dos mais requisitados banqueteiros do Brasil; Carolina Oda (SP), especialista na área de bebidas para bares e restaurantes; e o chef Gil Guimarães (DF) que vai falar sobre a Vera Pizza Napoletana; e de Roraima estará Wilson de Sousa do Açaí Gostoso.
Este ano estarei apenas nos bastidores, como curadora, tradutora e na organização do evento. Fiquem ligados nas redes sociais da Abrasel AM, da Letras Saborosas e saibam mais sobre a maior feira gastronômica da Amazônia, simplesmente imperdível.