DOUTOR AIRTON ROCHA Nome do prédio do “Pronto Atendimento” do Hospital Geral de Roraima-HGR-, também nome de Bairro e de Rua em Boa Vista. _________________
Nas ruas de Boa Vista está estampado o passado desta cidade, o qual foi construído por pessoas que aqui fincaram raízes e constituíram o esteio das grandes famílias que hoje constroem Roraima. Elas nos legaram como herança do seu trabalho, os benefícios dos quais dispomos hoje.
O doutor Airton Rocha de Souza nasceu em Recife/PE, no dia 08 de janeiro de 1944. Era filho de José Ayrton de Souza e de Maria de Lourdes Rocha de Souza.
O médico Airton Rocha foi Professor de Oftalmologia no Curso de Socorros em Enfermagem da Cruz Vermelha Brasileira, filial no Rio Grande do Sul (1975), e médico Otorrinolaringologista (especialista em doenças do ouvido e laringe) no Hospital Geral de Porto Alegre e na Clínica da Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre.
Veio para Boa Vista em 1979 como sargento do Exército, sendo designado para prestar serviços na região do Abonari (BR-174).
Depois retornou a capital e, como médico, exerceu inúmeras funções e cargos públicos: Presidente da Junta Médica e Chefe do Serviço Médico-Pericial do Território Federal de Roraima; Diretor do Hospital Coronel Mota; Secretário Municipal da Saúde do Município de Boa Vista; Presidente da Associação Médica de Roraima; Membro do Conselho Imobiliário do Território Federal de Roraima (criado pelo Decreto nº 080 de 08/11/1979).
E, como Secretário de Estado da Saúde do Governo de Roraima (na gestão do Governador Ottomar Pinto), o Dr. Airton Rocha trouxe as duas primeiras unidades móveis de saúde: um micro-ônibus e um ônibus. Nesse período adquiriu e implantou o primeiro “Tomógrafo computadorizado” (que realiza exame radiológico com precisão, mostrando com nitidez as imagens dos órgãos interno do corpo).
No dia da inauguração do Tomógrafo, o Dr. Airton foi instado pelos repórteres presentes à solenidade, para testar a máquina, como primeiro paciente a se submeter a uma Tomografia. Por ironia do destino o resultado foi desanimador: o próprio doutor – para sua surpresa – descobriu através das imagens mostradas no visor da máquina, que ele estava doente, pois possuía rins “policísticos” o que o tornava um potencial usuário de hemodiálise (ou de transplante de rim).
Ainda como Secretário Estadual da Saúde inaugurou o Pronto Socorro Francisco Elesbão, o Hemocentro, o Laboratório Central e o Centro de Diagnóstico por Imagem – CDI (todos estes prédios, inclusive o Pronto Atendimento, que recebeu seu nome, estão instalados ao lado do Hospital Geral de Roraima), E, na vida politica, foi diplomado como 1º Suplente de Deputado Estadual pelo PTB à Assembleia Legislativa do Estado de Roraima, quando foi eleito nas eleições de 03/10/1990 (TRE/AM), e depois como 1º Suplente de Deputado Federal, nas eleições de 03/10/1994 (TRE/RR).
Na Maçonaria, o médico Airton Rocha era Mestre Maçom, sendo eleito Deputado Federal maçônico pela Loja “Estrela de Roraima” (situada no Bairro Santa Teresa), do Grande Oriente do Brasil (22/06/1995);
No Lions Clube, foi sócio fundador do Clube Boa Vista-Cauamé (1980), sendo eleito Presidente no período – 1981/82, e Governador do Distrito L-1 no biênio 1984/85.
O Dr. Airton Rocha era médico Oftalmologista (registrado no Conselho Regional de Medicina/RR- sob nº 086), formado pela “Fundação Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre”/RS. Para seu aprimoramento, fez Curso de Emergência em Cardiologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Curso sobre Oftalmologia Infantil.
Em Boa Vista, notabilizou-se por suas habilidades médicas e procedimentos cirúrgicos nos casos de Cirurgia da Catarata e Implantes intraoculares, Glaucoma, Oftalmologia Pediátrica, Ceratoplastias, Doenças Tropicais e Comprometimento Ocular. O seu trabalho médico-social, foi reconhecido e por ele recebeu inúmeras comendas, dentre elas a Medalha “Mérito Santos – Dumont”, concedida pelo Ministério da Aeronáutica.
Na vida familiar foi casado por duas vezes. A primeira, com a senhora Maria de Lourdes, com a qual teve os filhos: Marcos (trabalha no TRE/RR), Airton (músico e professor), Cristiane (cirurgiã-dentista) e Cristina (médica oftalmologista). Deles descendem 5 netos. No segundo casamento, que durou 21 anos, foi casado com a senhora Vanja Xaud, com a qual teve duas filhas: Marja (Médica) e Nayama (também formada).
O Dr. Airton Rocha de Souza faleceu no dia 23 de maio de 2005, em decorrência de uma diverticulite.
A Prefeitura Municipal de Boa Vista, através da Lei nº845, de 23 de março de 2006, publicada no Diário Oficial do Município, sob nº 1709, de 24/04/2006, CRIOU numa área de terras, às margens da BR-174/Sul, o “Bairro Dr. Airton Rocha”. Lei nº 845: “Art. 1º – (…); “Art. 2º – (…); Inciso do Artigo 2º (…) Parágrafo: XXXV (35) – Bairro Doutor Airton Rocha: – Partindo da interseção da “Rua CC-06” com a “Rua dos Trabalhadores”, seguindo por esta até a interseção com a “Avenida Brasil (BR-174), seguindo por esta até a interseção com o “Igarapé Way-Grande”, segue pela sua margem esquerda subindo até confrontar com a “Rua CC-06” do “Conjunto Cidadão”, segue por este até a interseção com a “Rua dos Trabalhadores”, ponto inicial desta poligonal. O Bairro Doutor Airton Rocha, engloba os Conjuntos Habitacionais “Pérolas do Rio Branco” e o “Cruviana”. ———- Esta mesma Lei (a de nº 845), além do Bairro Doutor Airton Rocha, criou também os Bairros: Laura Moreira, Murilo Teixeira Cidade, e o Bairro “05 De Outubro” (que alguns chamam de: Paraviana 2). ————- A Câmara Municipal de Boa Vista, também o homenageou com seu nome numa rua. A antiga Rua “C-25”, no Bairro Dr. Silvio Leite (ao lado do Bairro Alvorada), foi redenominada para Rua “Doutor Airton Rocha”, conforme Lei municipal de nº 1098/08, de 19/11/2008, publicada no Diário Oficial de nº 2342, de 25/11/2008. ————– O Hospital Geral de Roraima recebeu o nome do Enfermeiro “Rubens de Sousa Bento” O 2º Bloco (prédio novo, anexo ao Hospital Geral) recebeu o nome da Irmã Camila. O Pronto Socorro (de atendimento de urgência) recebeu o nome do médico Francisco Elesbão. E, o prédio do Pronto Atendimento (ambulatorial, com médicos em consultas), recebeu o nome do Dr. Airton Rocha.