Cotidiano

Conselho Estadual define representantes de Artes Cênicas e Cultura Indígena

Nesta quinta-feira, 05, será a vez da escolha dos conselheiros dos segmentos de Música e Artes Plásticas e Visuais

Teve início na quarta-feira, 04 de novembro, as assembleias setoriais que irão eleger os representantes do Conselho Estadual de Cultura na condição de sociedade civil organizada, em seis modalidades.

De 8h às 16 horas, os eleitores cadastrados tiveram a oportunidade de votar nos candidatos que disputavam as vagas relacionadas aos seus segmentos de atuação. O evento é organizado pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult).

Conforme apuração feita pela comissão organizadora do processo, Sebastião Moura foi eleito o conselheiro do segmento de Cultura Indígena Popular com 248 votos e Wilkinson Oliveira do segmento de Artes Cênicas com 80 votos.

Servidor público há mais de 20 anos, professor de artes, presidente da Liga das Quadrilhas Juninas de Roraim (Liquajur), Sebastião Moura, mais conhecido como Sabá, foi eleito o conselheiro na modalidade Cultura Indígena e Popular, e já vem de um mandato no Conselho.

Ele atribui a vitória a organização, planejamento e união. “Graças a Deus através do trabalho que realizo na Liga consegui mobilizar bons grupos e dedico essa conquista a todos que se empenharam, dedicaram e confiaram em mim”, declarou.

Wilkinson Oliveira, de 33 anos, eleito o conselheiro do segmento de Artes Cênicas, é professor de dança e comentou que essa foi a primeira vez que se candidatou a disputar uma vaga no Conselho e que agora pretende somar junto ao trabalho que já é realizado.

“O desejo de me tornar conselheiro surgiu com a intenção de agregar ações, valores e principalmente voltadas para a área de Artes Cênicas. Espero que sejamos sempre, através do Conselho, um elo entre a sociedade civil e o poder público”, salientou.

Para o secretário estadual de Cultura, Marcos Jorge, a assembleia que elegeu os primeiros conselheiros foi tranquila. “É um processo realmente democrático, os eleitores que se cadastraram para votar na modalidade que competia ao dia de hoje, compareceram, participaram e tudo foi dentro do que esperávamos. Nesta quinta-feira, dia 5, seguiremos com as assembleias dos segmentos de Artes Plásticas e Visuais, e Música. Portanto é importante que fiquem atentos todos àqueles que se cadastraram nestas áreas”, alertou.

As eleições se encerram na sexta-feira, dia 6, com a escolha dos conselheiros das áreas de Comunicação e Áudio Visual; e Literatura. Vale lembrar que Só poderão participar da votação eleitores que já se cadastraram na Secult.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

No último dia 21, a secretaria encerrou o processo de inscrições com 1.201 eleitores e 16 candidatos. A lista com o nome dos eleitores e candidatos habilitados a participar do processo eleitoral está disponível no hall de entrada do Palácio da Cultura e no site da Secult (secult.rr.gov.br).

VOTAÇÃO

Para votar, o eleitor precisa comparecer ao local da assembleia no horário estabelecido, com documento oficial com foto. Cada um poderá votar apenas uma vez. Ao final de cada assembleia, o candidato mais votado será eleito conselheiro estadual correspondente ao segmento pretendido.

Confira o cronograma:

05/11/2015 – (das 10 às 16 horas) Assembleias Setoriais. Colegiados: Artes Plásticas e Visuais; e Música

06/11/2015 – (das 10 às 16 horas) Assembleias Setoriais. Colegiados: Comunicação e Áudio Visual; e Literatura

Com informações da Secom