Opinião

Opiniao 12770

O futuro da independência energética

*Jose R. Iampolsky

 

A possibilidade de gerar energia própria em nossas casas, escritórios, hotéis e hospitais é algo bastante atraente do ponto de vista econômico e ambiental. Ainda mais se observarmos que em todos os lugares do planeta está havendo um aumento no uso de eletricidade, o que por si só pode causar sobrecarga nas redes de eletricidade dos lugares. 

 

Muito disso está ligado às condições climáticas extremas, afinal, com a média de temperatura do planeta aumentando a cada ano, as fontes de energia hidráulica tendem a sofrer grandes crises com o tempo. Sem falar da necessidade que as pessoas vão ter de refrigerar seus ambientes por meio do aparelho de ar condicionado, um dos equipamentos que mais consomem energia.

 

Atualmente existem diversas inovações no campo de geração de eletricidade com o objetivo de incentivar a independência energética, tanto de indivíduos como de entidades. A energia solar, por exemplo, ganhou muita força com os anos, e por mais que seja um investimento custoso, a longo prazo ela é uma ótima opção para quem quer gerar sua própria eletricidade.

 

Porém, não existe apenas esta opção de forma isolada, é possível contar também com sistemas locais, que funcionam 24 horas por dia, e fornecem refrigeração, calor e energia, de forma combinada. Essa tecnologia funciona por meio de microturbinas eficientes, elas podem substituir caldeiras e condicionadores de ar tradicionais em edifícios residenciais multifamiliares, edifícios públicos, hotéis, hospitais e escritórios.

 

Ou seja, não são geradores de emergência, mas sim sistemas que produzem a energia de forma integral, e isso impacta no custo benefício de um investimento.  As vantagens do sistema são reduzir os custos de eletricidade e garantir maior aquecimento nos edifícios de modo a oferecer resistência a quedas de energia.

 

Então, de certa forma, os investimentos nesse tipo de tecnologia são a compra da eletricidade e não do equipamento que produz ela. De forma geral essa seria uma tecnologia que permitiria reduzir os preços na hora de comprar ou alugar imóveis. Se pensarmos que à medida em que o consumo de eletricidade aumenta e os cortes de energia vem sendo cada vez mais comuns em todo o mundo, então a adoção formas de garantir a independência energética da sociedade é mais do que um ponto a ser pensado, é uma obrigação.

 

 

*Jose R. Iampolsky é CEO da Paris condomínios, empresa criada em 1945 para administrar condomínios e alugueis

Só se estiver em você

Afonso Rodrigues de Oliveira

“Não acredite em nada, não importa onde você o leia ou alguém o diga, a menos que esteja de acordo com sua própria razão”. (Sidarta Gautama)

Acreditar em tudo que nos dizem ou que lemos, não nos leva aonde queremos chegar. Desde que não saibamos para onde queremos ir. O que é muito natural no ser humano. Estamos sempre perguntando ao sapo, que caminho devemos tomar. Por que você tem que ficar esperando que os outros lhes digam que caminho você deve seguir? Mesmo ainda estando num processo evolutivo muito aquém do desejado, somos o timoneiro da nossa própria vida. Não temos por que ficar esperando que os outros nos dirijam, orientem e conduzam.

Já está na hora de nos conscientizarmos da nossa responsabilidade pelo progresso do mundo em que vivemos. E vivemos em um único mundo. Só ainda não sabemos onde ele fica nem como é. E é uma questão de educação. Ainda não somos suficientemente educados para viver a vida que devemos viver. E é simples pra dedéu. É só nos educarmos. Tarefa que exige racionalidade.

A igualdade é o instrumento para a racionalidade. E a igualdade está na grandeza, no pensar. Ainda encontramos muita dificuldade em aceitar que somos todos iguais. E que a diferença está nas diferenças. E só quando aprendermos a respeitar as diferenças, seremos capazes de nos educarmos para as igualdades. O Bob Marley já nos disse que: “Enquanto a cor da pele for mais importante do que o brilho dos olhos, haverá guerra”. Então vamos parar com essa pantomima de ficar esperneando em defesa da cor de nossa pele. Sua igualdade está em você e não no que você quer que os outros pensem que você é. Valorize-se no que você realmente é e não no que pensa ser.

O mundo todo está vivendo um período embaralhado na formação do ser humano, que ainda não está completo na sua formação a caminho da racionalidade. Não se deixe levar pelos blá-blá-blás dos que pretendem orientar você. Todo o poder de que você necessita para alcançar a racionalidade está na sua mente. É nela que está o mapa que você deve seguir para sua volta ao seu mundo racional. Porque mesmo que você não acredite, foi do Universo Racional que você veio e para onde voltará, não importa quantos milênios você ainda tenha que viver por aqui. O que responsabiliza você a fazer o melhor que você puder fazer, para melhorar o mundo em que vive. E não conseguiremos isso enquanto não formos uma humanidade realmente educada para a vida. Converse sobre isso com seu próximo candidato às próximas eleições. Veja quais os interesses dele, para melhorar a Educação, para podermos escrevê-la em letras maiúsculas. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460