NOVEMBRO AZUL
*Dra Dolane Patrícia
O Novembro azul é um movimento internacional, comemorado inicialmente na Austrália, em 2003 que agora volta-se para a conscientização do público masculino a respeito do câncer de próstata.
Existem combates na vida que podem ser vencidos antes de serem iniciados, por isso, em homenagem aos homens, aderimos à campanha “Novembro Azul”, da mesma forma que fizemos com a campanha “Outubro Rosa” que tratava da prevenção como forma de evitar o câncer de mama.
O câncer de próstata, cercado pelo tabu do toque retal, principal exame para sua detecção, avança a cada ano. É necessário alertar a classe masculina sobre a importância de se prevenir.
Só existe um modo seguro de cura do câncer de próstata: descobrindo-o precocemente, ou seja, submetendo-se ao exame preventivo, afinal, o diagnóstico precoce previne o futuro!
Na verdade, quase todos os tipos de câncer, se diagnosticados precocemente tem grandes chances de cura, o que comprova que a prevenção é o melhor remédio.
O alerta é pra todos, uma vez que esta doença não escolhe cor, classe social, profissão, ela pode atingir qualquer pessoa, entretanto, a prevenção ainda é a melhor forma de combater essa doença tão agressiva.
Falando mais especificamente do câncer de próstata, o que entendo ser mais grave é o fato de que aproximadamente 400 mil homens entre 45 e 75 anos no país possuam a doença, mas ainda não sabem.
O diagnóstico precoce é bastante importante, pois esse é um câncer curável nos estágios iniciais. A população masculina procura somente o serviço especializado para uma possível recuperação da saúde ao invés de procurar antes a atenção básica para obter promoção à saúde e prevenção.
O site www.criasaude.com.br, fala sobre a causa da doença: “as pesquisas sugerem que uma combinação de fatores genéticos, hormonais, hábitos alimentares e condições ambientais desencadeiem a doença. Um dos fatores que os cientistas consideram de risco é o histórico familiar de câncer na próstata.”
A alimentação também é importante, a gordura predispõe ao aparecimento dessa doença, sendo que as fibras diminuem sua incidência.
Vários fatores interferem no momento de optar pela realização do exame preventivo, como o constrangimento, a desinformação, o medo e preconceito em realizar os exames do toque retal e dosagem do PSA sanguíneo.
O Inca – Instituto Nacional do Câncer informa que “ muitas vezes o paciente se queixa de dificuldade para parar de urinar. O fluxo de urina nem sempre sai completamente, urinando aos poucos. Outras vezes, pode-se queixar de constante dor na região pélvica, nas costas ou mesmo na parte superior da coxa. Outros pacientes podem apresentar dor ao ejacular”. Esses sintomas servem de alerta para os homens.
“Pesquisa mostra que 87% dos homens ainda têm receio de fazer os exames que detectam precocemente os tumores malignos na próstata.” Dados do site Saúde.ig, que informa ainda que: “O que a medicina atesta como uma forma de diagnóstico precoce protetora da saúde masculina, os homens ainda enxergam como um mecanismo que fere a masculinidade e causa uma experiência dolorida.”
Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia, feita com os pacientes, atestou que até eles reconhecem os problemas provocados pela resistência em cuidar da saúde: 87% apontam o preconceito com os exames retais como o fator que mais atrapalha a prevenção da doença.
““Ainda há uma visão deturpada de que o toque retal causa dor, desconforto e afeta a masculinidade, o que é um erro. Com isso, uma parte significativa dos pacientes só procura auxílio médico quando os sintomas já indicam situação avançada da doença”, afirma Fernando Maluf, especialista no assunto.
De acordo com os estudos apresentados por Ludmilla Eler, a alimentação pode ser protetora da saúde da próstata. “Existem alimentos protetores que atuam diretamente no controle da dosagem da testosterona – hormônio masculino que, em quantidade elevada, pode aumentar o risco de câncer de próstata”, afirma.
O câncer de próstata é o segundo mais comuns entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele.
Os tratamentos empregados nos casos de câncer de próstata podem levar à IMPOTÊNCIA MASCULINA e sua incidência é proporcional à idade do paciente. Nos indivíduos com 40 anos, a probabilidade é de 6%; nos de 70, cerca de 70%, é o que afirma o site www.ibcc.org.br.
Ouvir a história de quem venceu o câncer de próstata é uma forma de se fortalecer durante o tratamento. O ator Ben Stiller, falou sobre a importância da prevenção:
“Se o médico tivesse esperado até eu completar 50 anos, eu não saberia que tinha um tumor em crescimento até dois anos depois de eu ter sido tratado. Eu nunca teria sido examinado, e não saberia que tinha câncer até ser tarde demais para tratá-lo com sucesso.”
Em um texto publicado no Medium, Bem Stiller comparou a notícia de que sofria da doença com uma cena de “Breaking bad”: “Um clássico momento Walter White, exceto pelo fato de que era eu e não tinha ninguém filmando nada”.
Advogada, Juíza Arbitral, Personalidade da Amazônia e Personalidade Brasileira, Mestre em Desenvolvimento Regional da Amazônia, Pós graduada em Direito Processual Civil. Acesse: dolanepatricia.com.br- Twiter @dolanepatricia_
Escolha o caminho
Afonso Rodrigues de Oliveira
“A humanidade acha-se numa encruzilhada. Tem de escolher entre a lei da selva e a lei da humanidade”. (Gandhi)
Pelo que vemos é uma escolha simples, mas difícil. Tão difícil que ainda continuamos caminhando por veredas íngremes. E o pior é que por ainda não estarmos preparados, continuamos despencando nos barrancos. Ainda não somos capazes para escolher o caminho certo para sermos o que realmente somos, como seres da mesma origem. Ainda vivemos num mundo governado por pigmeus que pensam serem capazes. O que bloqueia o caminho dos que tentam varrer o lixo da ignorância, abrindo passagem para os que ainda não conseguem “pulá pu riba”.
Les Giblin também já disse: “Pelo tempo em que viver, nunca se esqueça de que qualquer tolo pode discordar das pessoas e isto não o torna um homem sábio, esperto, principalmente quando a outra pessoa estiver errada”. Tudo muito simples. Se a outra pessoa estiver errada, não há por que discutir. É só aceitar o erro e fazer sua parte para corrigi-lo. E você pode corrigir, evitando a repetição do erro, fazendo sua parte como ela deve ser feita. E embora a intenção neste papo não fosse falar de política, não tenho como evitar. Mas não vamos nos estender. Só quero dizer o que penso quando ouço os blá-blá-blás nas discussões e críticas, com máscara de política. Porque na verdade, não têm nada de política.
Já tenho usado, por aqui, o exemplo que mais me chama a atenção, como demonstração de política inteligente, que não precisa ser espalhafatosa nem arrogante. Basta ser inteligente e chutar o balde da ignorância. Foi quando o Abraham Lincoln, numa reunião, no Senado, um adversário disse que ele era um político de duas caras. Ao que o Lincoln respondeu: “A decisão fica com a plateia: os senhores acham que se eu tivesse outra cara sairia por aí com essa”? Todos sabemos como o Lincoln era feinho. Mas não podemos negar que foi um dos maiores políticos da Terra. Sua resposta inteligente debulhou a ignorância do adversário. Todos os presentes riram e o insulto foi de água a baixo.
Vamos parar de espernear e nos educarmos politicamente para tirar nosso País do lamaçal político em que ele se encontra. E a responsabilidade é de cada um de nós. E não vamos resolver o problema esperneando e fazendo arruaças, buscando a lei da selva, que já deveria estar extinta. Temos um País para cuidar e fortalecer. E isso podemos fazer com nossa força mental, nos pensamentos positivos e maduros, para sermos o que devemos ser no que somos e não sabemos que somos. Busquemos nosso voto facultativo, educando-nos politicamente, para poder merecê-lo. Pense nisso.
99121-1460