Letras Saborosas

LETRAS SABOROSAS 12831

Olá queridos leitores!

Na semana passada não teve a coluna, precisei me ausentar. Mas estou de volta, sempre com novidades.

JUTICA – PRODUTOS DA AMAZÔNIA

Estive na cidade de Tefé no Médio Solimões, no Amazonas, para o aniversário de 11 anos da empresa Jutica – Produtos da Amazônia.

Fui convidada para participar como jurada do concurso Jutica Gourmet 2021 para cozinheiros amadores utilizando produtos da empresa.

Eles trabalham com a farinha ova e ovinha da região, que também é conhecida como farinha do Uarini. A farinha deles é produzida na comunidade de Jutica do município de Tefé no Amazonas.

A farinha que tem formato ovalado, lembrando ovas de peixe, é produzida nas comunidades ribeirinhas do Médio Solimões e recebeu o Selo de Indicação Geográfica (IG) em 2019. Os municípios de Tefé, Uarini, Alvarães e Maraã foram beneficiados com o selo que visa a proteção, o reconhecimento e a valorização dos produtos de procedência determinada.

Na próxima semana falarei mais sobre a minha participação no concurso e a visita à comunidade de Jutica para conhecer a produção da farinha.

MANIOCA LANÇA MOLHOS APIMENTADOS

A startup paraense Manioca, dirigida pela Joanna Martins, filha do grande chef Paulo Martins, lançou três molhos de pimenta, cada um com 60 ml, todos elaborados com a pimenta cumari, sendo que o mais aromático é com chicória do Pará; o sabor mais defumado tem tucupi preto e o que tem mais umami foi feito com tucupi amarelo. O valor de cada molho é de R$17,99 e pode ser pedido pelo site oficial (loja.maniocabrasil.com).

RECEITA DO DIA

Talharim ao Molho Alfredo

Por Cesar Brandelli, chef da Tramontina

Receita enviada pela empresa gaúcha Tramontina

– Tempo de execução: 35min

– Dificuldade: baixa

– Rendimento: 5 porções

INGREDIENTES:

500g de massa tipo talharim

400g de creme de leite fresco

150g de parmesão

50g de manteiga

½ maço de Salsa

Sal e pimenta Q/B

MODO DE PREPARO:

Para cozinhar a massa, prepare uma panela com água e aguarde a sua fervura. Acrescentar sal na água e aguardar a fervura novamente;

Colocar a massa para cozinhar e respeitar o tempo de cozimento, provar após 8 minutos para acertar o ponto da massa, famoso “aldente”.

Para o molho, basta misturar todos ingredientes restantes, e em fogo médio mexer até ficar bem homogêneo e liso. Se possível ralar o parmesão finamente, isso ajudará na hora de fazer a mistura sob fogo.

Escorrer a massa e reservar meia xícara da água do cozimento;

Misturar a massa ao molho, pode ser dentro da própria panela da massa, e por último acrescentar a salsa finamente picada, assim ela trará um frescor para a preparação.

Se notar que o molho está muito seco, acrescentar a água que reservamos para puxar novamente este molho.

Sirva o preparo imediatamente após finalização.

 

VOCÊ  SABE COMO É FEITO UM ESPUMANTE PELO MÉTODO TRADICIONAL, COM A 2ª FERMENTAÇÃO NA GARRAFA, DO INÍCIO AO FIM?

A Cristofoli Vinhos de Família, vinícola localizada no interior de Bento Gonçalves, na Rota Cantinas Históricas, abre suas portas para compartilhar com o público o dia a dia da vindima em sua segunda temporada. Depois do sucesso do episódio em 2021, o Making Wine 2022 chega com novidade.

Quem já viu como é feito um espumante pelo método tradicional, aquele com fermentação na garrafa, do início ao fim?

Esta é uma experiência única, inédita no mundo do vinho, fruto de uma parceria entre a Cristofoli e o Artur Farias. E quem participar vai poder aprender tudo sem sair de casa. O Cristofoli Blanc de Blanc em garrafa personalizada poderá ser adquirido pelos participantes em primeira mão.

Aí é só tirar a rolha e degustar o espumante. O astro dessa temporada é o espumante Cristofoli Blanc de Blanc, produzido 100% com a variedade Chardonnay da Serra Gaúcha. No final, é claro, os participantes terão acesso antecipado e com cupom de desconto exclusivo do projeto Making Wine, para comprar o espumante que acompanharam desde a colheita das uvas até ele ficar pronto, em garrafa personalizada.

Para a enóloga Bruna Cristofoli, o cotidiano da produção de vinhos sempre foi uma grande curiosidade do público, que agora pode ser acompanhado por todos. “O Making Wine veio para selar esta proximidade com nossos clientes e amigos e este formato é perfeito, ainda mais em tempos de pandemia e com as mudanças de comportame
nto do consumidor. Além disso, com certeza, esta é uma experiência no mínimo inusitada”, destaca. O especialista em vinhos e turismo, Artur Tremper Farias, é quem vai conduzir o Making Wine, mostrando a vindima como ela é. Ele, literalmente, vai morar na casa da família e trabalhar cada fase durante todo o período. Sem câmeras e edição, somente com celular, ele vai viver a rotina da família, participando de todo processo de vinificação, sempre acompanhado por um dos enólogos da vinícola, Bruna, Lorenzo ou Letícia Cristofoli. Assim, será possível tirar dúvidas e esclarecer curiosidades dos participantes em tempo real.

Farias conta que em 2021 viveu intensamente a vindima e já está preparado para repetir a experiência. “A produção de vinhos requer muito esforço físico, muito trabalho sem dias de descanso e com muita tensão pelo nível de responsabilidade envolvido no processo, pois as variáveis são muitas. Não foi nada fácil. Mas foi imensamente prazeroso ver o resultado de um delicioso vinho engarrafado, que a cada dia vem recebendo mais e mais elogios dos consumidores”, relata.

 

Em 2021, 130 pessoas participaram do reality. Para esta edição, a expectativa é de atrair 300 participantes. Para isso, foi criada uma série de benefícios, incluindo produtos e muito conteúdo. Os valores partem de R$ 249.

Informações pelo WhatsApp (54)99948-6341 e compra do acesso pelo link https://www.wine-locals.com/passeios/reality-show-espumante-making-wine-2022.

 

ETAPAS DO MAKING WINE 2022

 JANEIRO: Visita ao vinhedo (medição Brix), Colheita, Recepção de uvas, Prensa uvas e 1ª fermentação (tanque). Duração aproximada: 15 dias.

MAIO: Estabilização e Clarificação (tanque).

MAIO: Início 2ª fermentação e engarrafamento.

JUNHO: Abertura das garrafas 30 dias depois de engarrafamento para avaliação.

NOVEMBRO: Venda em avant premier de garrafas com 6 meses de maturação.

 

BENEFÍCIOS DO MAKING WINE 2022 (todos os kits)

•Duas LIVES com o enólogo da vinícola para a apresentação e encerramento do Projeto MW 2021.

•E-book exclusivo para acompanhamento do passo a passo do processo de vinificação.

•Desconto de 20% em compras de vinhos (1 compra por CPF) no site da vinícola durante todo primeiro semestre de 2022.

•Grupo de WhatsApp exclusivo para compartilhar vídeos, fotos e esclarecer dúvidas.

•Possibilidade de compra de garrafas em première durante visita presencial à vinícola.

•Possibilidade de compra dos espumantes personalizados pelo projeto ao final da elaboração.

 

A Vinícola

Com uma produção anual de 27 mil garrafas de vinhos finos e espumantes, a Cristofoli é sinônimo de inovação quando o assunto é enoturismo. Mesmo pequena, a vinícola oferece nada mais nada menos que 10 experiências enoturísticas. A mais disputada é o Edredom nos Parreirais, seguida pele Entardecer de Vindima, mas as opções seguem com o Tour Vinho e Paisagem, Spuntino, Almoço harmonizado ao ar livre, Degustação de Vinhos, além de experiências personalizadas e da visita guiada à propriedade com degustação orientada de vinhos. Para quem curte conhecimento e ações especiais com produtos exclusivos tem a Confraria Família Cristofoli.

Contato: [email protected] | (54) 3439.1190 | (54) 9 8403.9247

Loja virtual: www.loja.vinhoscristofoli.com.br