Opinião

Opiniao 12852

A IMPORTANCIA DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL

Dolane Patricia

Advogar… De todas as experiências, ainda é a mais fascinante!

O advogado é importante porque sua atuação é indispensável para o funcionamento da justiça. Dessa forma, o profissional deve analisar o direito de seu cliente que foi desrespeitado, preparar a defesa com base em leis, princípios, doutrinas e jurisprudência. Além disso, buscar solução, utilizando os mais leais ditames do Direito e da justiça, buscando sempre o melhor meio para resolver o litígio.

Advocacia exige respeito com os colegas, com os cidadãos, com o judiciário e com todos aqueles que se relacionam.

Nesse contexto, a OAB, de acordo com o artigo 44 da  Lei nº 8.906/94, tem por finalidade, dentre outras: “defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”

Para o advogado, a entidade garante o direito de: “exercer a profissão em qualquer lugar; se comunicar com o cliente em qualquer ocasião; acessar qualquer repartição judicial; apontar irregularidades em audiências e julgamentos; examinar qualquer processo que não seja sigiloso; e, em caso de acusação, se manter livre até julgamento.”

A instituição não é só importante para os profissionais da área, mas também a para sociedade como um todo. Isso porque a advocacia é indispensável para a administração da Justiça e para a manutenção da democracia.

As pessoas em geral não sabem qual a  importância de uma OAB forte, solidária e aberta para todos os advogados terem condições de exercer o seu papel com dignidade. Na verdade, além da responsabilidade para com o Exame da Ordem, é a OAB é quem fiscaliza e orienta o exercício da advocacia.

                   Ademais, já houve época em Roraima em que nas instituições prisionais os atendimentos eram feitos embaixo de uma árvore, não havia nem cadeira para o advogado sentar, mas atualmente a OAB-RR estruturou isso de forma colossal!

                   Em anos anteriores, o contato com os presos era feito sem nenhuma segurança. Me lembro de muitas vezes estar rodeada de presos sem nenhum policial por perto, apenas com agentes penitenciários.

                    Hoje a OAB já estruturou as salas e a segurança foi estabelecida, mas não é apenas isso. A sociedade nem sabe que a OAB é um órgão que a ampara com suas comissões que foram todas reformuladas e o cidadão pode pedir ajuda no que tange a violência contra a mulher, direitos humanos, acessibilidades, dentre vários outras situações onde o cidadão sentir que foi desrespeitado de alguma forma. É um órgão de grande relevância com abrangência nacional. 

                         Atualmente existe algo incrível na advocacia roraimense: Um grande fortalecimento da advocacia feminina, com estruturação nas advocacias do interior, sem falar que hoje existe uma estrutura fantástica dos escritórios compartilhados, um marco na vida de quem está começando e não pode montar de início seu próprio escritório.

                          Existe uma frase de Beatriz Melo que diz: “Ser advogado é entender que tudo na vida precisa de ordem e sabedoria.”

                Importa ressaltar, que um advogado é como uma caneta ambulante que pode escrever sua própria história. E como uma caneta ambulante, a atual Ordem dos Advogados do Brasil tem tudo para escrever não uma página, mas um livro, para ser seguido por cada um daqueles que acreditam no exercício de uma advocacia livre, justa e de portas abertas.

Advogada, juíza arbitral, Coach empresarial, Analista de Perfil Comportamental, apresentadora de TV. Mestre em Desenvolvimento Regional da Amazônia, Personalidade da Amazônia e Brasileira. Pós graduada em Direito Processual Civil e Direito de Família, Pós Graduanda em Direito Empresarial, Direito Tributário, Neurociência e Performance Humana. Acesse:  dolanepatricia.com.br. youtuber: Dolane Patricia RR. Aplicativo: Dolane Patricia. Instagram @dradolane_patricia. Whats 99111-3740. #dolanepatricia

O bom relacionamento

Afonso Rodrigues de Oliveira

“As relações humanas constituem a ciência de se proceder com as pessoas de tal maneira que nossa autoestima e a autoestima das pessoas permaneçam intactas”. (Les Giblin)

As relações humanas sempre foram meu barco-seguro. Até mesma quando ainda não conhecia o assunto, eu já me inclinava para o comportamento adequado ao bom relacionamento. Eu ainda era pré-adolescente quando assumi meu primeiro emprego numa das maiores lojas ainda respeitadas como tal, atualmente. Minha permanência no emprego foi curta, por conta de minha mudança de Estado. Na época eu ainda não tinha conhecimento sobre relações humanas. Mas analisando, vendo as relações e os procedimentos no primeiro emprego, encontro-me.

Foi no início da década dos sessenta que iniciei meu contato com as Relações Humanas no Trabalho e na Família. Época em que a indústria paulista começava a introduzir as relações humanas nas fábricas. Eu iniciava minha carreira profissional numa grande indústria de refrigeração. E foi aí que a fábrica resolveu começar a trabalhar com as Relações Humanas. E a conversa é longa, e por isso vamos nos ater a pequenos detalhes.

Ontem, passando ali, em frente ao SESI, aqui em Boa Vista, lembrei-me deste assunto. Porque minha ligação com o SESI, naqueles anos de batalho, na implantação das relações humanas no trabalho, minha ligação com o SESI foi importante. A empresa onde eu trabalhava fez uma ligação muito importante para que o SESI nos ajudasse a iniciar a batalha, que não foi fácil. O resultado foi admirável, e a empresa ficou reconhecida como um exemplo de trabalho. Já falei por aqui, de
vários e bons exemplos, alguns dos quais até parecendo hilários.

Vinte anos se passaram quando, trabalhando no controle de qualidade e relações humanas, nos estaleiros cariocas, resolvi vir para Roraima. E quarenta anos já se assaram, da minha chegada por aqui. E continuo na luta silenciosa, e observando um caminhar ainda lento no desenvolvimento. Mas orgulho-me em ver o crescimento no desenvolvimento de grandes Empreendedores que conheci ao chegar, e mantenho no respeito e admiração. E como gostaria de mencioná-los aqui, mas são tantos que não caberiam no meu espaço. Mas cabem, e estão, na minha mente, e alojados no lado esquerdo do meu peito pequeno, mas acolhedor.

Percebo que as Relações Humanas no Trabalho e na Família, estão surtindo efeito positivo no desenvolvimento em nossa “Boa Vista Linda de Se Ver”. Espero que a paralisia causada pela pandemia não nos prejudique tanto, que nos sintamos incapazes. Vamos levantar as cabeças e encarar os problemas como parte da vida. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460