Cotidiano

Receita Federal apreende 3 mil litros de combustível só em outubro

Além do combustível, quatro veículos que estavam com o tanque adulterados também foram apreendidos na fronteira

A Receita Federal divulgou o balanço das apreensões de combustíveis, feito pela inspetoria do órgão em Pacaraima. Conforme os dados da Receita, só no mês de outubro, foram apreendidos um total de três mil litros de combustíveis contrabandeados.

Além disso, a equipe de Pacaraima – que atua em parceria com os demais órgãos de fiscalização como Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal, também apreendeu quatro veículos que estavam com os tanques adulterados e sendo utilizados de forma ilegal no transporte de combustível de origem venezuelana para o Brasil.

A Receita Federal explicou no relatório que para chegar aos infratores, os servidores que atuam na fronteira elaboram uma planilha de controle para identificar a frequência que os caminhões entraram na Venezuela para abastecer.

“Os motoristas são autorizados pela inspetoria de Pacaraima para abastecer a capacidade que consta na CRLV do veículo. Na volta, são inspecionados, e verifica-se a adulteração ou não do tanque pela quantidade a mais de combustível”, explica o órgão em nota enviada à imprensa.

A Receita Federal aproveita para alertar a população para os riscos de transportar um produto altamente inflamável e que exige “o transporte em reservatório não somente adequado, mas também, autorizado pelos órgãos competentes”.

“E o seu transporte irregular, além da lesão ao erário causada pela sua entrada no país sem qualquer pagamento de tributos, põe em risco a vida do próprio condutor, de eventuais passageiros e dos demais transeuntes da rodovia, já que em caso de acidente – pela sua característica altamente explosiva, as lesões são frequentemente muito graves e de consequências quase sempre irreversíveis”, alerta o órgão fiscalizador.

Fonte: RFB