Cultura

Programação do 'Novembro da Música' começa neste sábado na Praça do Mirandinha

O Igarapé Musical vai abrir a vasta programação de ações previstas para comemorar não só o dia da música e os artistas envolvidos nessa arte, como atrair a população para as atividades que pretendem evidenciar o poder musical

A 2ª edição do projeto Novembro da Música já se prepara para entrar em cena. Ao longo deste mês, a programação do projeto prevê a realização de eventos que envolvem concertos, workshops e oficinas de capacitação. A primeira ação será neste sábado (7), na Praça do Mirandinha, quando acontece o Igarapé Musical.

O evento foi criado com o objetivo de não somente comemorar o dia da música (22 de novembro), como também fomentar a cultura como forma de desenvolvimento social.

“Acreditamos que a música transforma o indivíduo, moldando seu caráter. E nós queremos apresentar à sociedade essa visão, por meio dos concertos, dos workshops, aumentando a interação da sociedade com a arte. Teremos a participação não apenas de artistas de nossa terra, como também vindos de outros estados e até do nosso país vizinho, a Venezuela”, afirmou Serginho Barros, presidente do Instituto Boa Vista de Música (IBVM), que promove o evento.

No Igarapé Musical deste sábado sobem ao palco bandas de diversos segmentos e terá o músico regional Neuber Uchôa no encerramento. O Igarapé também será o evento que vai encerrar o Novembro da Música, no dia 28, ocasião em que vai reunir todos os artistas que se apresentaram ao longo de um ano. “Decidimos juntar toda essa galera boa para celebrarmos o dia da música, além de também festejarmos um ano do Igarapé Musical. Sem dúvidas, será uma festa muito linda”, disse Serginho.

A partir do dia 9 até o dia 12, vai ser realizado o 2º Festival Internacional de Violões da Floresta Amazônica, com abertura oficial no Palácio da Cultura, a partir das 20h. A Orquestra de Violões do IBVM é quem vai fazer o show de lançamento do evento.

Ao longo da semana vão ocorrer três ainda oficinas, na Vila Olímpica, das 9h às 11h, voltadas a violonistas, sendo duas com o músico venezuelano José Luiz Lara, dias 10 e 11, e uma com o paulista radicado no Amazonas, Edgard Montrezol.

As apresentações ficam por conta de Aleh Ferreira, Edgard Montrezol, Sérgio Barros e França – dia 11, a partir das 20h –, José Luiz Lara e Marquinhos FM, que encerra as programações na Praça do Mirandinha.  

JAZZ
O encerramento do Festival de Violões já se inicia com o IBVM Jazz Festival, que ocorre nos dias 13 e 14. Também de caráter internacional, o evento vai reunir músicos da Venezuela, Manaus, São Paulo e também músicos de Roraima. Nomes como Jair Amazonas, Os Três no Jazz, Fusion, Camu Camu já estão confirmados para a primeira noite de apresentações, na Praça do Mirandinha.

SEMANA DA MÚSICA
O penúltimo evento dentro do ‘Novembro da Musical’ será a Semana da Música, ocasião em que ocorre o curso intensivo do Método Suzuki, uma filosofia de ensino que ressalta a criação de um ambiente musical rico em estímulos, repleto de bons exemplos e elogios, semelhante ao ambiente em que a criança aprende sua língua materna. Desenvolvido pelo violinista e pedagogo japonês, Shinichi Suzuki, o método será ensinado em Boa Vista pela professora de música Renata Pereira.

O evento é uma ação do IBVM com apoio da Prefeitura de Boa Vista, e que tem como meta levar o conhecimento musical a toda a sociedade.

Fonte: PMBV