Bom dia,

BLITZ

A Polícia Rodoviária Federal surpreendeu, na madrugada de ontem, o público que cruzou a Ponte dos Macuxi para assistir a um show de um cantor nacional. A blitz na BR-401, multou dezenas de motoristas e apreendeu veículos irregulares. A ação policial provocou um engarrafamento gigantesco. O percurso, que geralmente é feito em poucos minutos, demorou mais de três horas. 

COVID ? 

Como era esperado, o público lotou a casa de espetáculos. Pelas fotos publicadas em muitos perfis das redes sociais, não houve nenhuma preocupação com o uso de máscaras, embora o país esteja novamente em alerta por conta de uma nova variante do coronavírus, a ômicron. Se existe alguma preocupação com a Covid-19, ela não atrapalhou a festa que misturou bandas de forró e DJs.

EXPECTATIVA 1

A expectativa de novo entrevero pelos lados da Assembleia Legislativa, depois da promessa do deputado Jânio Xingu de subir à tribuna nesta quinta-feira, foi frustrada com a ausência do parlamentar. Ainda assim, quando foi anunciada a inscrição da deputada Aurelina Medeiros para fazer uso da palavra no chamado Grande Expediente, esperou-se ao menos que fossem feitos esclarecimentos sobre as divergências entre os deputados relacionadas ao Orçamento 2022.

EXPECTATIVA 2

Mas Aurelina Medeiros se limitou a criticar um posicionamento do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima (Sinter) acerca da aprovação de um projeto de sua autoria, que obriga escolas maternais e similares, submeter colaboradores a exames psicológicos periódicos. A parlamentar chegou a demonstrar sua insatisfação citando um outro projeto de sua autoria que não teria sido elogiado pela categoria.

DESMENTIDO

Ao que parece ficou o dito pelo não dito entre o governador Antonio Denarium e o secretário Estadual de Saúde, Leocádio Vasconcelos, que na terça-feira, 7, admitiu para a imprensa ter pedido exoneração do cargo. No dia anterior, o mesmo havia postado mensagem se despedindo do cargo em grupo do aplicativo WhatsApp. No início da tarde de ontem o próprio Denarium postou foto despachando com Leocádio em suas redes sociais.

OFICIAL

Logo em seguida, depois de um longo período de silêncio, a Secretaria Estadual de Comunicação enviou nota oficial informando que Leocádio não havia sido exonerado e que, portanto, permanecia secretário. O despacho, conforme o post do governador, seria sobre cirurgias eletivas e inauguração do novo Hospital Geral, dentre outros. Antes disso, sabe-se que Denarium teria passado a manhã no prédio da Sesau. 

COORDENAÇÃO

Fontes da Parabólica dão conta de que pelo menos um dos coordenadores estratégicos da campanha do governador Antonio Denarium à reeleição já está definido. O ex-secretário de Saúde, Marcelo Lopes, já estaria inclusive participando de reuniões e dando pitacos sobre os rumos que o núcleo pensante da campanha deve tomar. Lopes também foi um dos coordenadores da última campanha da ex-governadora Suely Campos, que perdeu para o próprio Denarium.

SEM DEFINIÇÃO

Já faz nove meses que o desembargador Jefferson Fernandes se aposentou e deixou o cargo, e até dias atrás o Tribunal de Justiça de Roraima não havia concluído o processo que definirá quem será o juiz a ser promovido ao posto. O critério de acesso à vaga de desembargador deve ser pelo merecimento e foi aberto no mês de março deste ano, tendo seis juízes inscritos.

ANULADO

Contudo, a Folhabv apurou que uma decisão do pleno do TJRR, da sessão do último dia 1° de dezembro, anulou o procedimento que havia sido aberto, e agora o processo deve começar do zero. Por quatro votos a três, o pleno decidiu que as regras para a escolha devem seguir duas resoluções, uma do Conselho Nacional de Justiça e outra da Escola Nacional da Magistratura, aprovadas recentemente.

DISPUTA

Outra vaga que já vem sendo disputada, ao menos nos bastidores, é a de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Pelo menos dois deputados figuram entre os principais interessados, e já estariam negociando apoio para concorrer. Ocorre que, ao menos oficialmente, embora o conselheiro Henrique Machado esteja afastado do cargo, não existe vaga aberta. A última vaga, deixada por Marcus Hollanda, foi ocupada por Bismark Dias.

EMBARQUE IMEDIATO

E o Ministério Público do Estado movimentou o caso relacionado à operação Embarque Imediato, realizada em 2019 contra o atual procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Paulo Sérgio Oliveira. Recentemente, o MP ajuizou ação civil pública por improbidade administrativa para devolução ao erário de valores gastos supostamente com pagamento indevido de diárias e pediu decretação de segredo de justiça do processo.

JURADA

Matéria do periódico El País sobre as ameaças de morte sofridas pela juíza Joana Sarmento de Matos, da Vara de Execuções Penais de Boa Vista, por parte de três facções criminosas por conta do seu trabalho, repercutiram por toda parte durante todo o dia de ontem. A magistrada anda de carro blindado, escolta de policiais armados e colete à prova de balas há mais de seis anos.