Bom dia,

Hoje é quarta-feira (15.12). No Brasil as elites costumam buscar o acomodamento quando se trata de enfrentar problemas que não comportam adiamento da solução. Quem assiste o noticiário sobre o papel dos governantes o enfrentamento da pandemia da Covid19 e de suas consequências, percebe com clareza o protagonismo dos chefes de governos centrais e nalgumas vezes de governantes subnacionais. Lá, existe uma diferença clara de divisão de poderes e seus titulares respeitam essa divisão.

Aqui no Brasil isso não acontece. Mesmo que pareça esquisito, verdade é que representantes do Poder Judiciário, especialmente do Supremo Tribunal Federal (STF) arvoram-se de fazedores de tudo na República tupiniquim. É assim, que deve ser entendida essa mais recente decisão do ministro do STF, Luís Roberto Barroso, que resolveu assumir a condição de autoridade máxima do país e fixou regras sanitárias que seguramente não lhes competem. É o fim da picada.        

ARTICULAÇÃO

Se em nível nacional está sendo difícil a criação de uma terceira via para se contrapor a Bolsonaro e Lula, em Roraima a situação é pior ainda. Mesmo assim, ontem (terça-feira) pela manhã, um grupo de lideranças políticas, espalhadas em vários partidos menores, esteve reunido em busca de alternativas paraa eleição para o senado e para o governo. Fontes da Parabólica dizem que não houve avanço. O principal obstáculo é que candidatos com potencial de votos para disputar o Senado Federal e Governo estadual preferem entrar na disputa para a Câmara Federal ou Assembleia Legislativa do Estado (ALE). Puro pragmatismo.

RÁPIDAS

O ex-deputado federal Renato Queiroz, ainda no MDB, estuda aceitar uma candidatura para disputar a única vaga ao Senado Federal. Segundo seus amigos ele aposta no desejo de renovação, que pelo menos no discurso, circula nesses tempos de campanha pré-eleitoral. ### Já o senador Chico Rodrigues, que parece se encaminhar para uma filiação do PSD, estuda lançar um dos seus filhos para disputar uma vaga na Câmara Federal. ### Aliás, o PSD está bem adiantado no trabalho de construir uma chapa competitiva para disputar a Câmara Federal. Além de Zé Haroldo Cathedral, do filho do senador Chico Rodrigues, a também a ex-secretária municipal da Prefeitura de Boa Vista, Simone Queiroz que já está filiada ao partido para disputar a eleição. ### O deputado federal Hiram Gonçalves (PP) utilizou suas redes sociais para anunciar que sua pré-candidatura ao Senado Federal é um caminho de volta. ### Por falar em pré-candidatura, já começou o processo de fritura contra a pretensão da senadora Simone Tebet (MDB) de disputar a Presidência da República. Depois do lançamento oficial de sua pré-candidatura, Simone Tebet está sendo obrigada a responder que ela é para valer. ### Pela decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o começo e o encerramento do processo de votação nas eleições do próximo ano vão ser antecipados em uma hora. Deve começar às sete da manhã e encerrar às 16 horas. ### Depois da eleição no Senado Federal que deve fazer ministro do Tribunal de Contas da União, o senador mineiro Antônio Anastasia (PSD), a expectativa agora fica centrada na votação na Câmara Federal, que deverá eleger seu representante naquele órgão. Neste caso, o deputado roraimense Jonathan de Jesus (PR) está na disputa pela indicação. ### No caso de Antônio Anastasia, sua expressiva votação no Senado foi em parte devida ao apoio declarado do presidente daquela Casa Legislativa, o também mineiro Rodrigo Pacheco (PSD). Jonathan de Jesus, segundo fontes da Parabólica, tem promessa de apoio do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). ### Até amanhã.