Social

Social 13008

Com Nada

* Extremamente alarmante, é como a Polícia Federal classificou a situação da contaminação de mercúrio no rio Madeira (Amazonas) por conta das balsas de garimpo que atuam na região, sem o mínimo controle. Um laudo da PF, com base em análises realizadas nas águas, folhas e cabelos dos moradores, coloca em prova um índice de contaminação por mercúrio é 3 vezes superior ao limite máximo considerado como “admissível” pela Organização Mundial da Saúde . Agora avaliem como deve está o nível de contaminação por esse metal pesado altamente danoso a saúde dos seres vivos, na Terra Indígena Yanomami, onde já se perdeu a conta de quantas balsas e pessoas estão lá exercendo a atividade ilegal?  

  

Com Tudo  

* A República da Guiana, é um dos países considerados mais eficientes no combate ao coronavírus. Tanto que, com uma população de 786.559, tem 38.618 infectados e 1.024 mortes por covid. Mas não dá pra comparar a Guiana com o Brasil, né?”. De fato, não dá mesmo! Então vejamos os números de  Roraima, que tem população de 631 mil pessoas e atualmente registra 128.763  casos e 2.064 óbitos. No país vizinho, também tem gente que se recusa a se vacinar e o Governo obriga ninguém  a tomar o imunizante. Entretanto, essas pessoas não podem se misturar com os vacinados. Então, não frequenta bares, restaurantes, nem locais públicos e para trabalhar precisam apresentar testes negativos de 2 em 2 dias.  

 

A equipe da Consultoria Jurídica do TCE, que reúne os advogados Alexandre Alonso, Élcia Fernandes, Luiz Carlos de Almeida e Getulio Filho, em clic com o Prof. DR. Eduardo Sabbag, no curso de língua portuguesa e redação forense 

#Luto  

* Roraima amanheceu em luto ontem, pelo trágico falecimento do médico Alceste Madeira de Almeida, vítima de um acidente fatal, ocorrido na BR 174, próximo a localidade de Petrolina . Dr. Alceste, que foi deputado federal por Roraima, era músico por hobby e até hoje exercia a medicina.  

* Era um profissional atuante e em plena atividade, tanto que, aos 77 anos, morreu na estrada, vindo de atendimentos no município de Rorainópolis. Natural do Rio Grande do Sul, veio a Roraima pela primeira vez, como estagiário do Projeto Rondon e depois de formado escolheu o norte para viver, mudando-se definitivamente para Roraima, onde deixou um legado de décadas em prol da Saúde.  

 Indenizações  

*Demorou, mas aconteceu! O Ministério Público Federal, acaba de ajuizar  uma ação civil pública na Justiça Federal para que a União repare  perdas das famílias de infectados e mortos pela Covid-19. O MPF quer que  o Governo federal indenize as famílias de sobreviventes que apresentam alguma sequela.

 

Fake News  

* E por falar em vítimas da Covid 19, os negacionistas,  além de se recusar a tomar a vacina, seguem fazendo o que podem para boicotar os imunizantes, inclusive espelhando fake news para amedrontar a população. E nesse momento, estão disseminando um vídeo, no qual mentem que a variante ômicron seria uma invenção para encobrir efeitos adversos graves das vacinas contra a covid-19.  

* Na verdade, mais de 90% dos infectados ultimamente, são os não vacinados. Com relação a ômicron, a variante formada a partir de mutações do Sars-CoV-2, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, já foi identificada em pelo menos 77 países. 

 

Na UERR 

* A Universidade Estadual de Roraima publicou no início desta semana, edital com oferta de vagas para o curso de Especialização em Línguas e Narrativas em Contexto de Diversidade. Os selecionados começam a estudar em março de 2022. A seleção é para graduados e professores, com graduação concluída em Letras, Pedagogia ou Licenciatura Intercultural. 

As inscrições são gratuitas e ocorrem no período de 21 de dezembro a 21 de janeiro, exclusivamente pela internet, por meio do site cpc.uerr.edu.br.  

* A seleção é para graduados e professores de Letras, Pedagogia ou Licenciatura Intercultural. A pós-graduação visa promover a formação profissional especializada para atuação na Educação Básica (Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano e Ensino Médio). ( 2121-0931

 

A presidente do Conselho Regional de Medicina, Dra. Blena Thomé Avelino, ladeada pelos seus colegas médicos oftalmologistas, Iara Negreiros, Thompson Cordeiro (E), Hirlana Almeida e Jessica Figueiredo (D), da Oculistas Associados de Roraima  

 

#Rápidas  

* Inaugurando idade nova hoje, Dr. Jesivaldo Batista e Rigoberto Araújo de Moraes.  

* Mesmo com a (quase) normalização do fluxo de consumidores no comércio neste mês de dezembro, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), prevê o segundo recuo consecutivo 

* Em termos locais, a expectativa da Fecomércio sobre as vendas deste Natal, é de que haja movimentação de cerca de R $114 milhões, nesse período.   

* A apesar de ser o maior valor já apresentado para a data comemorativa, de acordo com especialistas, devido à inflação, os consumidores irão gastar mais e comprar menos pr
odutos. 

* Na verdade, nem precisa entender muito de economia pra saber que o poder de compra dos brasileiros diminuiu significativamente.  

* Com o dólar nas alturas, os combustíveis batendo um recorde atrás do outro, os preços de tudo subindo a cada mês e os salários congelados, as perspectivas – infelizmente – são as piores possíveis.   

 

 

O coronel Uzi Pereira Brisola, ainda recebendo homenagens por conta de sua recente troca de data. Na foto, ele divide clic com sua esposa, Niris, e os netos Lucas e Gabriele Fabre 

Tá Valendo  

Reconhecimento 

* O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Roraima (CAARR), doutor Ronald Rossi Ferreira, encerra este ano o terceiro mandato como gestor da CAARR. Por unanimidade, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, concedeu Certificado de Agradecimento, como forma de reconhecimento pelos trabalhos prestados voluntariamente em prol da advocacia de Roraima.  

 

Do ConecSUS  

* Se a intenção dos hackers que invadiram o sistema virtual do Ministério da Saúde, era desmoralizar o Governo, vamos combinar que eles estão tendo êxito. Desde o primeiro ataque na madrugada de sexta-feira, 10, o que obrigou o MS a tirar a plataforma do ar, até agora o App ConecSUS ainda não foi restabelecido.  

Rogério Poliselli, celebrando idade nova hoje, ao lados das filhas, Valentina e Maria