ARQUITETURA & URBANISMO
_______________________________________________________________________
Um dos mais importantes arquitetos do século XX, o suíço Charles-Edouard Jeanneret-Gris (mais conhecido pelo pseudónimo de Le Corbusier, 1887-1965), cunhou a frase: “A Arquitetura é um estado de espírito e não uma profissão”.
Já para o arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012), um dos mais importantes do Brasil e mundialmente conhecido, autor dos traços e formas dos prédios públicos de Brasília e de outros pelo mundo afora, disse: “Se a reta é o caminho mais curto entre dois pontos, a curva é o que faz o concreto buscar o infinito. De um traço nasce a arquitetura. E quando o traço é bonito e cria surpresa, a Arquitetura pode atingir, sendo bem conduzida, o nível superior de uma obra de arte”.
Feita esta apresentação, passemos agora a trazer para o centro desta matéria três personagens que estão inseridos no trabalho de Arquitetura em Roraima: O primeiro é o roraimense Pedro de Souza Fernandes (Pedro Fernandes), o primeiro roraimense a se formar em Arquitetura, e depois, após vários cursos, acrescentou “Urbanismo”.
Pedro Fernandes nasceu em Boa Vista no dia 03/06/1946 e, quando adolescente, estudou no Ginásio Euclides da Cunha, depois foi para Manaus, concluir o Curso secundário e, em seguida foi para Belém do Pará, onde se formou em Arquitetura pela Universidade Federal do Pará, em 21/12/1974.
De volta à Boa Vista, aqui se reuniu aos seus irmãos: Adilson, Anísio Fernandes Filho, Aldeídes e Aldeniza de Souza Fernandes. E, todos passaram a trabalhar para ajudar a família.
Pedro Fernandes, além da Arquitetura, também atuava na área de Ecoturismo Ambiental, onde desenvolveu novas técnicas e realizou trabalhos magníficos, dignos de elogios. É de sua autoria, por exemplo, a arquitetura do Eco-Park (da família Kimak); Sede Social do Clube Atlético Telaima e do Complexo de Lazer Turístico – “Pesque-Pague”, do Sullivan; Projeto inicial da implantação e urbanização de toda área de lazer no Complexo Ayrton Senna, na Avenida Ene Garcez.
Saíram de sua prancheta de trabalho, os Projetos Hoteleiros: Pousada Ecoturística MontBello (no Tepequém), Barco-Hotel (em Caracaraí), Hotel Crystal (em São Luiz do Anauá) e o prédio do Itamaraty Palace Hotel (em Boa Vista).
Há, também os Projetos arquitetônicos Habitacionais do Conjunto Caçari 1 (144 unidades) e o Conjunto Habitacional dos Servidores.
Dentre tantos outros projetos arquitetônicos seus, pode-se citar: Maternidade Nossa Senhora de Nazaré, Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Mercado Romeu Caldas de Magalhães, Distrito Industrial (em sua implantação), e, em Caracaraí, o prédio do Quartel da Polícia Militar; E, em Boa Vista, o Auditório da Polícia Militar.
Poderia citar dezenas de outros projetos arquitetônicos de Pedro Fernandes, o que preencheria dezenas de páginas. Apenas acrescento: o projeto do prédio da Igreja Evangélica Assembleia de Deus e da Igreja Batista Jardim Floresta. Enquanto no interior do Estado, projetou o Centro de Tradição Indígena de Roraima e o Projeto de uma Praça para a comunidade indígena no KM-100, na BR-174/Norte.
Pedro Fernandes foi casado com a senhora Nadja Pires, mas não tiveram filhos.
Pedro Fernandes, o primeiro Arquiteto roraimense, nasceu no dia 03/06/1946 e faleceu no dia 20/01/2021.
__________
ZACARIAS CASTELO BRANCO – ARQUITETO E URBANISTA
Piauiense, formado pela Universidade Federal da Paraíba, chegou a Boa Vista no dia 15/10/1983. Logo foi contratado para ocupar o cargo de Chefe da Divisão de Estudos e Projetos da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, do Governo do Território Federal de Roraima. Neste período executou vários projetos no âmbito da Arquitetura, com novos layouts e melhores estruturas físicas nos seguintes prédios: Prefeitura de Normandia, criação e urbanização de Praças no Município de Alto Alegre; ampliação do Hospital Coronel Mota (na Rua Coronel Pinto, centro de Boa Vista), e obras arquitetônicas em várias novas escolas da capital. Permaneceu no cargo até 1984.
Em 1985, assumiu o cargo de Diretor do Departamento de Planejamento da Secretaria de Planejamento do Governo do Território Federal de Roraima (Deplaf/Seplan/GTF-RR). Nesta função, implantou o Sistema de Transportes Coletivos para funcionários.
Em 1986 foi classificado como 1º colocado nos dois Concursos Públicos de Arquitetura, realizados pela Secretaria de Obras do Governo de Roraima.
O ano de 1986 foi produtivo para o Arquiteto Zacarias Castelo Branco, haja vista que foi possível elaborar e por em execução, os seguintes Projetos Arquitetônicos: Parque de Exposições Agropecuárias de Boa Vista, prédio (novo) da Prefeitura Municipal de Boa Vista (situado na Rua Penha Brasil, no Bairro São Francisco), Edifício-sede do Tribunal de Contas do Estado de Roraima (na Rua Coronel Pinto, Centro), Edifício Sander Salomão (na Avenida Villerroy/Caçari), e, no interior, o prédio da Prefeitura do Município de São João da Baliza. Todos estes Projetos foram executados no período de 1986 a 1987.
Em 1988, planejou e executou os Projetos: Terminal de Integração dos Transportes Coletivos Urbanos Luiz Canuto Chaves (prédio situado na Avenida Ene Garcez, diante do Centro Cívico), Calçadão da Avenida Jaime Brasil, Calçadão e muro na Rua Floriano Peixoto e a Praça diante da Igreja Matriz. Também é de sua autoria, os prédios: Hospital Lotty Íris, Casa Lira, Casa Sander Salomão e arquiteturas dos prédios do Centro Histórico
de Boa Vista, a cerca da Igreja Matriz, diante da Orla Taumanan. Este trabalho foi concluído em 1993.
Em 1994, participou dos Projetos: reconstrução/resgate do Forte de São Joaquim do Rio Branco; prédio da Intendência (o nome que se dava à antiga Prefeitura), diante da Igreja Matriz; Praça do Bairro Aparecida (Praça Gercino Nascimento); Escolas Padrão do Governo; Sede da antiga Secretaria de Educação (diante do Centro Cívico); prédios da empresa comercial “Casas Lira”, 1, 3, 4 e 5; e do prédio-sede do Instituto de Previdência Social do Governo do Estado-IPERR (na Rua Araújo Filho, Centro); prédio do Centro Jurídico Benedito (na Avenida Villerroy) e o prédio “Casa Castelo Branco”, na Rua Uitizeiro, no Bairro Caçari. Este trabalho foi concluído em 2017.
A partir de 2018, o Arquiteto e Urbanista Zacarias Castelo Branco elaborou para pronta execução, os Projetos Arquitetônicos de residências particulares das seguintes pessoas: Manoel Dantas, Waldemar Paracat, Nilda Pereira (02 unidades.), Sander Salomão, Jade/Pedro Castelo Branco, Ramiro Teixeira (03 unidades.) Janete Azevedo, Gilbertinho Araújo. Shirley Rodrigues, Kleber Guimarães (04 unidades.), Airton Cascavel (02 unidades), Ivo Neri, Luiz Alves (02 unidades), Cícero Figueiredo, dentre outras.
É também de sua autoria, o Projeto Arquitetônico da Empresa Tropical Veículos e do atual Parque de Exposições Agropecuária de Boa Vista “Dandãezinho”, na BR-174/Norte, além do atual prédio da Prefeitura Municipal de Boa Vista, situado na Rua Penha Brasil no Bairro São Francisco (conforme já foram aqui mencionados).
________
RODRIGO ÁVILA (Rodrigo Edson Castro Ávila) é o atual Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Roraima (CAU-RR), prédio situado na Avenida Major Williams, próximo à Avenida Villerroy. Atualmente estão registrados 264 Arquitetos.
O Conselho foi instalado em Boa Vista em dezembro de 2011, e atua como órgão orientador, fiscalizador e disciplinador das questões voltadas à Arquitetura e Urbanismo do Estado de Roraima.
O Presidente do Conselho, Rodrigo Edson Castro Ávila, nasceu em Boa Vista/Roraima, e é Graduado em Arquitetura e também Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Roraima. Além desta formação acadêmica, possui três Especializações (“Ambiental”, em “Pericias e Avaliações de Engenharia”, e em “Georreferenciamento” (um instrumento adotado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária-INCRA-, para regulamentar a identificação de um imóvel rural)).
O Arquiteto e Engenheiro Rodrigo Ávila, possui Master Internacional Manager (BIM), pela “Universidad de Barcelona” (na Espanha), e é mestrando em “Direito das Migrações Transnacionais”, com dupla diplomação Brasil e Itália. Iniciou a sua 4ª Pós-Graduação, e ainda estuda MBA em uma instituição Internacional
Em 2018, Rodrigo Ávila ganhou da CAER o selo “Amigo da água” por seu projeto de uma casa que usa técnicas de sustentabilidade.
Em julho de 2019, foi um dos 2 (dois) brasileiros selecionados como “Especialista em estruturas”. Devido ao seu vasto conhecimento técnico, Rodrigo Ávila foi convidado para participar de uma Missão de ajuda humanitária na construção de casas, prédios públicos e hospitais, em Moçambique, país africano.
Em dezembro de 2020, Rodrigo Ávila foi agraciado pela Câmara Municipal de Boa Vista, com o Diploma e Medalha “Mérito Rio Branco”, a mais importante honraria concedida pelo Município de Boa Vista. Tal reconhecimento deveu-se por seus trabalhos humanitários prestados à população carente do nosso Estado e pelas ações humanitárias praticadas em Moçambique, quando fez parte da Comissão das Nações Unidas, neste trabalho.
Em 2021, Rodrigo Ávila foi Homenageado pela Defensoria Pública de Roraima em reconhecimento por sua atuação na luta pela valorização dos direitos humanos e acolhimento de migrantes no Estado de Roraima.
O Arquiteto e Engenheiro Rodrigo Edson Castro Ávila, além de Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (desde 2003 e o seu mandato irá até 2023), também é Diretor de Habitação da CODESAIMA, e vice-diretor do grupo “Engenheiros Sem Fronteiras” – núcleo Boa Vista-, uma organização internacional que tem como missão promover o desenvolvimento humano e sustentável por meio da Engenharia.