Após onze meses à frente do Executivo estadual, a governadora Suely Campos (PP) fará a segunda mudança no primeiro escalão do governo. A posse vai acontecer hoje, às 15 horas, no Palácio senador Hélio Campos, conforme nota enviada pela Assessoria de Comunicação do Governo do Estado para a imprensa.
As mudanças compreendem o Comando da Polícia Militar de Roraima, a presidência do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Comunicação e a Rádio Roraima. A Secretaria de Educação, anunciada anteriormente como possível mudança, ficou de fora.
O coronel Dagoberto da Silva Gonçalves será o novo comandante da Polícia Militar de Roraima. Em entrevista à Folha, ele afirmou seu compromisso de aproximar a polícia da população. Ele é o mais antigo coronel da PM na ativa e tem mais de 26 anos na Corporação. Ele assume o cargo pela segunda vez.
“Vamos dar mais efetividade e presença de policiamento na rua e fazer uma reengenharia do policiamento preventivo da Polícia Militar através da filosofia de polícia comunitária. Vamos direcionar toda a polícia para uma parceria com a comunidade, descentralizar o modo de atuar da Polícia Militar da ponta para cima. Nosso objetivo principal é o aumento da sensação de segurança e redução da criminalidade”, explicou.
O atual secretário de Comunicação, Ivo Gallindo, deixará a pasta e assumirá a presidência da Fundação Rádio Roraima. Ele não quis falar sobre o assunto antes da posse. Em seu lugar, como já foi anunciado pela Folha, assume Maria Aparecida de Lacerda, como nova secretária de Comunicação. Cida Lacerda é jornalista, radialista e atua na Comunicação roraimense desde 1997.
Ela é roraimense e já atuou na assessoria do Governo de Roraima nos dois mandatos de Neudo Campos, na Amazônia Celular, no Conselho Regional de Medicina (CRM) e no Conselho regional de Odontologia (CRO). Na administração pública, foi chefe de gabinete da Fundação de Educação, Esporte e Turismo de Roraima (Fetec) e conduziu, por três anos, a Vila Olímpica Roberto Marinho. Também já foi candidata a vice-prefeita.
“Tenham a certeza de que me dedicarei todos os dias para levar ao conhecimento do povo as ações do governo. Farei meu trabalho com muito amor e foco em resultados. Quero um estreitamento maior de relações com todos os veículos de comunicação do Estado, desde as rádios comunitárias até os grandes difusores de informação”, disse acrescentando que sua primeira mudança será a descentralização da secretaria. “Vamos rever, assim que possível, colocando nas secretarias de Estado profissionais que tenham afinidade com os assuntos das respectivas pastas”, explicou.
A assumirá como presidente do Detran, Luiz Eduardo Silva de Castilho, que já havia sido nomeado pelo governo. Em seu lugar, assume o delegado Maique Evelin como o novo secretário-adjunto da Secretaria de Segurança Pública.
MUDANÇA – A primeira mudança no governo Suely Campos ocorreu no início do governo, quando o advogado Francisco Alberto Santiago foi exonerado do cargo de presidente do Instituto de Terras e Colonização de Roraima (Iteraima) e, em seu lugar, assumiu a também advogada Flauene Silva Santiago, filha do ex-presidente.