Social

Social 13120

Com Nada 

* Tem nome e sobrenome, a prática adotada por muitos políticos, que se elegem para um cargo e antes de cumprir o primeiro mandato, se candidatam a outro, usando o cargo para o qual foram eleitos como trampolim e abusando da confiança dos eleitores. Isso se chama “Estelionato Eleitoral”. Ninguém se elege vereador, por exemplo, dizendo pro povo, que daqui há dois anos (ou seja, no meio do mandato) vai deixar de atuar como representantes dos munícipes pra tentar uma vaga de deputado estadual, não é verdade? Os políticos tem sim, direito de se candidatar a outros cargos eletivos, mas precisam ter o bom senso de cumprir pelo menos um mandato. #Prontofalei! 

Com Tudo

* Shâmara Saraiva, é o nome da jovem guia turística da Serra do Tepequém que teve a ideia de fazer placas indicativas com frases de orientação aos visitantes, naquela localidade que é uma das mais importantes estações turísticas do nosso Estado. Ela contou com a parceria do artista plástico roraimense, Ednel Pereira e apoio de empreendedores da região. E a iniciativa surgiu porque se sente responsável pelos turistas, pois segundo ela, o trabalho do guia, não é só levar as pessoas nos atrativos, mas ensinar e passar segurança durante o trajeto e com as placas, esse trabalho fica bem mais fácil. Por mais jovens comprometidos como Shâmara, por mais artistas como Ednel e por mais apoio a essas pessoas. 

O senador Mecias de Jesus e seu filho, deputado federal Jhonatan de Jesus, compartilharam recentemente, essa imagem nas redes sociais impulsionando o engajamento de ambos. Quem os conhece sabe o quanto esse amor é real  

 

Desprotegidos 

* Quando o próprio órgão de defesa dos indígenas, a Fundação Nacional do Índio, processa a entidade representativa dos indígenas do país, está visível a olho nu, que algo muito errado está acontecendo. E a luz amarela por aqui acendeu quando o atual presidente da FUNAI, Marcelo  Xavier da Silva, mandou processar a Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil). 

* Tudo por conta da Série de 9 episódios produzida em 2020 para denunciar o genocídio dos indígenas no país, ao invés de mandar apurar, ficando claro que, não só os índios do Brasil estão institucionalmente desprotegidos e entregues à própria sorte, como a Fundação que deveria defende-los, agora é totalmente contra a eles. (http://bit.ly/SerieMaraca)   

 Da Ação 

* A propósito, em outubro de 2021, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), juntamente com a Defensoria Pública da União (DPU), ingressaram na Justiça Federal de Brasília, com uma Ação Civil Pública, que pede a   saída de Marcelo Xavier da presidência da Fundação Nacional do Índio. 

* Esta é a primeira vez que a APIB entra com uma Ação Civil Pública na Justiça Federal. Nela a Entidade e a DPU, denunciam uma série de violações jurídicas e administrativas cometidas pela presidência da FUNAI ao longo de toda a atual gestão. Mas até agora ele segue no cargo, sempre atuando contra os interesses dos povos originários. E os índios que lutem…

Do Golpe 

* Gente do céu!!! Já se perdeu as contas de quantos já caíram em golpes de transferências bancárias, pix e etc, porque recebem mensagens de golpistas se passando por algum conhecido. E por mais alertas que se faça sobre isso,  mesmo assim ainda tem gente sendo vítima desse tipo de armação. 

* No entanto, há  uma coisa bem simples que deve ser observada. Nunca transfira dinheiro pra alguém sem falar com a pessoa. É condição sine qua nom que alguém que tem a intimidade de lhe pedir dinheiro emprestado, tenha  pelo menos a decência de lhe ligar ou lhe mandar um áudio explicando a situação, não é mesmo ? Então se não ouvir a voz da pessoa, não mande dinheiro, porque o golpista não falará com você. 

Zum-zum-sum

* Então vamos por partes… Primeiro, o fuxico truou na Macuxiland, por conta de um zum-zum-sum sobre “rachadinhas” (a prática criminosa da qual alguns se valem, para ficar com parte dos salários dos servidores públicos); depois surgiram várias pessoas se auto-declarando vítimas e a coisa viralizou nas redes sociais e grupos de whatsApp.

* Mas a falação foi tanta que, parece que agora vão parar de fazer “ouvidos moucos” e pelo menos investigar essa escandalosa situação. De concreto mesmo não se sabe até agora, mas a torcida é grande para que haja uma varredura tipo Operação, pra esclarecer de uma vez por toda tudo isso.  

 

Antonio Salgado, é o mais novo médico roraimense. Ele colou grau no último dia 18 pela UFRR

 #Rápidas 

* Os números de vítimas da ômicron mundo a fora são alarmantes e embora a nova variante não comprometa os pulmões, não é uma gripezinha tão simples assim. 

* Tem um poder de contaminação superior a variante Delta e já está em todas as partes do mundo, inclusive no Brasil que já registrou transmissão comunitária. 

* Os cruzeiros marítimos, espetáculos musicais e festas de final de ano, contribuíram muito para o aumento da transmissão. 

* E mesmo tendo sido constatado que a ômicron afeta quem já teve covid e quem já foi vacinado, quem concluiu a imunização, fica praticamente assintomático.   

* Enquanto isso, a onda de gripe segue fazendo vítimas país a fora. A virose é tão forte que em muitos casos, chega a ser confundida com a própria Covid. 

 

Shâmara Saraiva, jovem guia turística da Serra do Tepequém

Tá Valendo

Vestibular 

* Seguem abertas até sexta-feira, 7, as inscrições para o Vestibular 2022 da Universidade Federal de Roraima, que nesse certame está ofertando 777 vagas em 38 cursos de graduação da instituição, incluindo bacharelados, licenciaturas e tecnológico.

Eduardo Cesar Souza, chegou em Boa Vista de surpresa para passar o réveillon com sua amada, Thaine Malinowski