Bom dia,

Hoje é quarta-feira (19.01). Como o assunto foi abordado neste espaço, transcrevemos a seguir a Nota encaminhada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Roraima: Sobre as publicações na Coluna Parabólica do Jornal Folha de Boa Vista do dia 17 e 18 de janeiro, o corpo de Bombeiros Militar informa realizou o combate a um incêndio florestal ocorrido no dia 16/01, domingo, nas proximidades do Posto da Polícia rodoviária Federal, na BR-174”.

A Guarnição de Combate a Incêndios Florestais do CBMRR foi acionada para o combate às 11h de domingo, 16, realizando diversos combates aos focos de incêndios “existentes ao longo da BR-174”.

“O primeiro acionamento foi próximo à entrada do Balneário Água Boa e do Matadouro e Frigorífico Industrial de Roraima. Neste combate a guarnição do CBMRR ficou de 11h até as 19h:30. Foi preciso realizar o abastecimento da viatura por diversas vezes durante as 8h30 de atuação”

“Após o término de combate na região do Água Boa/Mafir, a guarnição de combate a incêndios florestais do CBMRR foi deslocada para realizar o combate próximo da entrada do Parque Aquático Casarin e do Posto de PRF. Nos locais, as equipes realizaram o combate entre 20h e 23h”.

Informa ainda que as equipes de combate a incêndios florestais estão atuando diariamente na capital e no interior do Estado. São empregados militares do CBMRR e brigadistas estaduais em todas as ações de combate às chamas”.

EFICÁCIA

Em que pese o nosso reconhecimento pela decisão do CBMRR em prestar esses esclarecimentos, aliás, foi a única das instituições citadas em nossas notas a fazer isso, a Parabólica reafirma todo o conteúdo do que foi aqui publicado. Para além do esforço, é fundamental que as ações dos órgãos públicos tenham eficácia. (Quem se der ao trabalho de dar uma olhada na situação que restou dos incêndios que tomaram conta das duas margens da BR-174 por conta dos incêndios citados vai concluir que o fogo só apagou depois que queimou quase tudo, Ontem, terça-feira 18.02), ainda havia vários focos de incêndio.

ACEIROS

Na verdade essa tragédia que se repete todo ano só não é maior ainda, diante da ineficácia e falta de planejamento dos órgãos públicos que têm obrigação de prevenir e combater os incêndios florestais, por conta da ação preventiva de muitos proprietários de lotes e fazendas ao longo da BR-174, que com muito custo e esforço fazem aceiros nos limites dessas propriedades.  Nem mesmo campanhas de esclarecimento e até fornecimento, por exemplo, de abafadores para que os sitiantes tenham o trabalho facilitado no combate ao fogo.

ERRAMOS

Na edição de ontem, falhamos redondamente ao falar sobre a viagem internacional que o presidente Jair Bolsonaro (PL) fará ao Suriname e a República Cooperativista da Guiana. Dissemos que essa viagem seria realizada no final do mês de fevereiro próximo. A verdade é que Jair Bolsonaro visitará o Suriname amanhã, 20 de janeiro, e no dia seguinte (21.01) chegará a Georgetown, a Capital da Guiana. A comitiva presidencial parte de Brasília.

RÁPIDAS

É grande a movimentação dos principais partidos nacionais em torno de possíveis alianças para disputar as eleições presidenciais. ### Os futuros dirigentes do União Brasil, maior partido na Câmara dos Deputados, depois da fusão PSL/Democratas tentam levar a futura sigla a apoiar Sérgio Moro (Podemos). ### O PDT trabalha para atrair o Rede Sustentabilidade oferecendo a vice de Ciro Gomes para a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que foi candidata a presidente da Republica nas duas últimas eleições. ### Já João Dória, o candidato do PSDB, que já sondou Sérgio Moro, trabalha para ter a pré-candidata do MDB, Simone Tebet, como vice. ### Lula e o PT continuam flertando com o ex-tucano Geraldo Alckmin, que namora com o PSB e PSD, para vice. ### Aqui tudo está em calmaria. Antônio Denárium (PP) e Teresa Surita (MDB), os dois únicos pré-candidatos ao governo estadual parecem a ter seu arco de alianças bem definido. ### Até amanhã.