Bom dia,
Hoje é sexta-feira (28.01). Essa história de reajuste do salário dos servidores públicos no Brasil dá com clareza a confusão que reina em nosso país. Primeiro, para agradar uma parcela do funcionalismo público, que ele acredita ser base eleitoral sua, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), pressionou o Congresso Nacional a consignar uma verba de R$ 1,7 bilhão no Orçamento da União para 2022, com a intenção de conceder reajuste salarial aos servidores federais policiais. Foi o estopim para que outras categorias de servidores da União começassem a se mobilizar para ter o mesmo tratamento.
Agora, e para justificar; em parte, sua decisão de beneficiar os policiais federais, Jair Bolsonaro anuncia que dará um reajuste de 33% no salário dos professores federais do ensino básico, o que desagrada as demais categorias de docentes da União; e de quebra, coloca os governadores e de prefeitos no foco de pressões de professores de todo o Brasil para ter o mesmo reajuste. A ainda tem os servidores do Supremo Tribunal Federal, que esperam o término do recesso do Judiciário, para solicitar aumento salarial de 19%.
Pobre país, cujos políticos em vez de resolveram os problemas que afligem a população, buscam criar ainda mais confusão. Até quando?
INTERVENÇÃO
O ex-prefeito de Boa Vista Iradilson Sampaio já não é mais o presidente estadual do PSB. Por decisão da Executiva Nacional foram nomeados cinco pessoas para integrar uma Executiva Provisória da sigla no estado: Kleber da Silva Pereira (presidente); Eliane Silva de Oliveira (secretária-geral); Edimir Alvares Ribeiro Neto (primeiro secretário de finanças); e Meyre Lúcia Lopes Stein (segunda secretária de finanças). Segundo fontes da Parabólica os novos dirigentes do PSB em Roraima são pessoas, quase todas desconhecidas, ligadas ao ex-senador Romero Jucá (MDB) e a ex-deputada federal Maria Helena Veronese, que foi para o PSB a convite de Iradilson Sampaio.
DESCONFORTO
Militantes tradicionais do PSB estadual, inclusive Iradilson Sampaio, foram surpreendidos pela decisão do presidente nacional da sigla, o pernambucano Carlos Siqueira, e ainda tentam revertê-la, afinal, estavam empenhados em formar uma chapa competitiva para disputar vagas na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados. Alguns deles disseram a Parabólica que caso não sejam bem-sucedidos devem sair do partido. A composição da nova executiva do PSB indica que a sigla vai virar puxadinho do MDB e deve apoiar a tentativa do ex-senador Romero Jucá de voltar ao Senado Federal na eleição de outubro próximo.
FEDERAÇÃO
Das conversas que chegam de Brasília é dada como bem avançada a ideia da formação de uma Federação de Partidos composta por PT/PSB/PC do B/PV. Essa federação será a base de lançamento para a campanha de Lula da Silva (PT), que deseja voltar a presidência da República em 2023. E aqui, como ficará a federação, quanto ao apoio às candidaturas ao governo do estado? Se prevalecer a tendência de que o ex-senador Romero Jucá é o novo mandachuva no PSB, é provável que a federação, localmente, apoiará a candidatura da ex-prefeita Teresa Surita (MDB), mesmo que oficiosamente.
BLÁBLÁBLÁ
E apesar do discurso oficial de que tudo está sob controle, e que os órgãos encarregados de combater incêndios florestais estão devidamente preparados para agir, o fogo continua queimando o lavrado e as florestas roraimenses. Nalguns casos com riscos de vítimas fatais, inclusive, de crianças. Nos últimos tempos tem sido frequente a história de blábláblá de agentes púbicos quando chamados a falar sobre a ineficácia dos órgãos públicos, que raramente cumprem com competência suas atribuições. Bem pertinho de Boa Vista, na região do Água Boa, alguns pobre agricultores já perderam sua pouco, mas essencial, plantação.
RÁPIDAS
A participação do PV na federação que apoiará Lula da Silva na eleição presidencial complica a vida do partido em Roraima. O PV é presidido em Roraima por Hudson Leite, que é suplente de senador de Telmário Mota (PROS). ### Telmário é o mais ferrenho opositor ao ex-senador Romero Jucá, e não deve gostar dessa ideia do PV local apoiá-lo na tentativa de voltar ao Senado Federal. ### O professor Roberto Ramos, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), havia se filiado ao PSB com a intenção de disputar a eleição para uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado (ALE). Ele disse a Parabólica que se a intervenção for mantida sai do partido. ### O presidente Jair Bolsonaro (PP) continua sendo fustigado pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Alexandre de Morais, o intimou a prestar depoimento hoje, à tarde, perante a Polícia Federal. ### Não tem registro na história republicana brasileira, um presidente da República tão fragilizado perante o Supremo Tribunal Federal. Bolsonaro cutucou o capeta com a vara curta, e não aguentou o tranco. ### a ex-prefeita Teresa Surita, pré-candidata ao governo estadual; o presidente do Sindicato dos Servidores Federais de Roraima, Gilberto Rosas, serão os entrevistados do programa Agenda da Semana, da Rádio Folha FM 100.3, no próximo domingo. ### E o PSDB aprovou, ontem, a formação da Federação de partido com o Cidadania, conforme antecipamos por aqui. ###. Até segunda-feira.