Bom dia,

Hoje é terça-feira (08.02). Até Adam Smith, o filósofo e economista escocês, considerado o pai da economia moderna e maior teórico do liberalismo econômico defendia ainda no Século XVIII, que a Educação era responsabilidade do Estado. Também virou quase uma crença, a ideia de que a Educação é o principal vetor de desenvolvimento de um país, e são vários os exemplos de países que saíram da miséria e do atraso para se transformarem em sociedades prósperas e modernas depois que seus dirigentes estatais tomaram a Educação como efetiva prioridade de governo.

No Brasil, o processo educacional acaba de ultrapassar um das fases mais tristes de sua história. Foram dois períodos anuais letivos inteiros de paralisia por conta da pandemia do vírus chinês. A meia sola, representada pelo chamado ensino à distância, mesmo que ainda ressinta de melhor pesquisa e avaliação demonstrou pela manifestação de alunos e professores como absolutamente insatisfatório, sobretudo pela diferença de aprendizado entre os alunos e alunas, conforme a condição econômica de seus pais. A Educação brasileira, pública e privada, não estava preparada para uma mudança tão radical, especialmente, nos níveis de ensino fundamental e básico.

Felizmente, mesmo que ainda em desafio ao aumento da contaminação pela variante Ômicron, o Brasil voltou as aulas presenciais. Aqui em Roraima, apenas nas escolas públicas estaduais o início teve que ser adiado por conta da falta de planejamento, no que resultou na falta de todas as condições para que as escolas pudessem ser reabertas conforme o calendário escolar já aprovado. De qualquer forma, as ruas e avenidas brasileiras voltaram a ter a presença da alegria e das cores de crianças e adolescentes na entrada e nas saídas das escolas. E isso aponta para a volta da normalidade na Pátria, que se enche de esperança com seu futuro.

Mas, alegria da volta das aulas presenciais para jovens e crianças no país, não pode subestimar o fato de que há um enorme caminho a percorrer para recuperar o tempo e o aprendizado perdidos em dois longos anos de paralisia quase absoluta das atividades escolares no Brasil. É preciso que os dirigentes públicos do setor devam ter consciência da necessidade de uma vontade política clara e determinada para recuperar o tempo perdido, sem o que nosso país vai ter mais uma causa para se distanciar dos demais emergentes em termos de desenvolvimento. A própria recuperação econômica brasileira depende da urgente necessidade desse projeto de soerguimento da educação nacional.

NOMINATA

A direção Nacional do PL fez divulgar uma nova resolução que traz uma nova composição da Comissão Provisória Estadual do partido em Roraima. São treze nomes: Édio Vieira Lopes (presidente); Maria Inês Maturano Lopes (1ª Vice-presidente); Andreia Pereira de Almeida (2ª Vice-presidente); Sirley Melo Barros (secretária-geral); José Maria Queiroz (secretário); Gleyce Moraes Bezerra Mota (tesoureira); Joelson Silva DA Costa (suplente); Alexsandro Magalhães (suplente); John Rayro Fontes Cruz (vogal); Pedro de Oliveira Mourão (vogal); Vanuza Lima Fernandes (vogal); Eronildes Aparecida Gonçalves (vogal); e Maria Oneide Tavares de Almeida Barros (vogal). Todos e todas são pessoas ligadas, politicamente, ao deputado federal Édio Vieira Lopes.

VISITA

O governador Antônio Denárium (PP) viaja manhã para o Paraná. Vai visitar no final de semana a Exposição-Feira Agropecuária e Industrial de Cascavel, a Expovel Internacional, considerada uma das maiores do gênero no Brasil. O evento é uma vitrine do que de mais moderno em tecnologia e equipamentos se pratica e usa na agroindústria brasileira. O governador aproveitará a visita para tentar atrair novos empresários para investirem em Roraima. O secretário de Agricultura e Desenvolvimento já está em Cascavel aguardando o governador.

RÁPIDAS

O artista plástico e líder indígena Bartô vai ser pré-candidato ao Senado Federal pelo PSOL. A Secretaria de Comunicação do partido distribuiu nota à imprensa comunicando a decisão. ### E hoje o Supremo Tribunal Federal deve referendar a existência do União Brasil, fruto da fusão entre o Democratas e o PSL. O presidente da nova sigla deverá ser o deputado federal pernambucano Luciano Bivar, um dos principais construtores da candidatura presidencial de Jair Bolsonaro (PL) em 2018. ### O União Brasil ensaia uma aproximação com Sérgio Moro (Podemos), mas vai depender de quem o comandará em cada estado. Aqui, parece que o deputado federal Antônio Nicoletti comandará o partido. ### O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB) visitou algumas escolas municipais na reabertura das aulas presenciais. Foi verificar pessoalmente as condições de cada uma dessas escolas. ### O juiz convocado para atuar como desembargador, Aluízio Ferreira Vieira, negou a Liminar pedida por uma empresa local que queria suspender o pregão realizado pela Secretaria Estadual de Agricultura e Desenvolvimento para a compra de 100 tratores, com implementos, a serem distribuídos a agricultores familiares do estado. ### Correligionários do governador Antônio Denarium (PP) defendem a ideia de que ele deva escolher uma mulher para compor sua chapa como vice. Não vai ser fácil. Diz-se nos bastidores que caberá ao senador Mecias de Jesus (PR) indicar o nome do companheiro de chapa de Denarium. ### Até amanhã.