Bom dia,
Hoje é quinta-feira (10.02). Os brasileiros não enfrentam seus problemas. Na campanha eleitoral de 2018, o então candidato a presidência da República, Ciro Gomes (PDT) dizia que não era possível a recuperação econômica do Brasil enquanto mais de 65 milhões pessoas permanecessem inscritas nos serviços de proteção ao crédito, por conta de inadimplência de compromissos financeiros. São milhões famílias impedidas de voltar ao consumo, que é o principal motor de qualquer economia, por conta de dívidas vencidas, especialmente aumentadas por conta dos juros extorsivos a que são obrigadas a pagar.
Pois bem, estamos às portas de uma nova eleição presidencial. Quatro anos se passaram, e a imprensa vem publicando que mais de 65 milhões de brasileiros e de brasileiras permanecem inscritos como inadimplentes nos serviços de proteção ao crédito. E a razão de tanta da inadimplência é a mesma: a taxa de juros que as famílias brasileiras são obrigadas a pagar está entre maiores do Planeta. De novo, os políticos vão dizer que isso é um absurdo, mas são incapazes de enfrentar a poderosa corporação dos banqueiros.
DEFINIDO
O deputado federal Antônio Nicoletti vai ser o presidente do União Brasil, partido que resultou da fusão do Democratas e do PSL, aqui em Roraima. Nicoletti disse, ontem, a Parabólica que os deputados do novo partido, cuja bancada é a maior da Câmara Federal, em sua esmagadora maioria não querem formar federação com o Podemos, como está sendo especulado na imprensa nacional. Em relação à eleição em Roraima, Nicoletti disse que tem conversado com o governador Antônio Denárium (PP), mas está bem próximo de apoiar a candidatura de Teresa Surita (MDB) ao governo do estado.
LANÇAMENTO
Por falar em Teresa Surita, o MDB está programando fazer o pré-lançamento de sua candidatura ao governo do estado no dia 15, próxima terça-feira. Devido às restrições impostas pelo agravamento do contágio pela variante Ômicro, a solenidade vai ser feita com a presença restrita de púbico, mas com transmissão on line por redes sociais. O nome do deputado federal Édio Lopes (PL) deverá também ser anunciado como vice-governador na chapa de Teresa Surita.
DAMAS
Procurador-Geral do Ministério Público do Estado por várias vezes, e respeitado professor universitário aqui e em outras universidades brasileiras, o procurador Edson Damas da Silveira já requereu aposentadoria junto ao órgão. Ele também já solicitou a inscrição como advogado na Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Roraima (OAB-RR). Damas, que natural de Santa Catarina, vai permanecer em Roraima após a aposentadoria, e deve dedicar mais tempo a sua exitosa carreira acadêmica. Ele também é conselheiro de muita gente por aqui.
SALADA
Os políticos brasileiros são mestres em confundir o eleitor/eleitora. Eles se dizem dispostos a apoiar candidatos de esquerda, e ao mesmo tempo, dizem se possível ter candidatos de direita. É o caso de Gilberto Kassab, que preside o PSD, que lançou noutro dia, a candidatura do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, mas admite estar flertando com o esquerdista Lula da Silva (PT). É mole?
RÁPIDAS
Boa Vista tem sido, nas duas últimas semanas, a capital mais quente do país. A máxima na Capital roraimense tem sido em torno de 37º C. Supera Teresina, a Capital do Piauí, famosa por ser calorenta. ### A inflação no Brasil, acumulada nos últimos 12 meses está em 10,38%, muito longe dos 5,5% projetado pelo mercado. Os brasileiros e as brasileiras têm de se preparar para pagar mais juros. Os banqueiros esfregam as mãos de contentamento. ### E como sempre, o Supremo Tribunal Federal (STF) é o principal protagonista da cena política brasileira. Além de validar a possibilidade de formação de Federação de partidos, os ministros ampliaram o prazo para que isso possa acontecer. São os donos do país. ### Neymar Jr. Tem tanto dinheiro que não percebeu que bandidos haviam sacado mais de R$ 200 mil de uma de suas contas. ### Até amanhã