Bom dia,
Hoje é quarta-feira (16.02). Esta semana na volta às aulas presenciais em Roraima, nas escolas municipais, muitos pais e mães de estudantes demonstraram forte reação e decidiram não mandar seus filhos para frequentar as salas de aulas. E faz dois anos letivos que o aprendizado das nossas crianças e jovens vem sendo sacrificado por um pouco experimentado ensino à distância, que para além de tudo, amplia a desigualdade de oportunidades entre pobres e ricos por conta do acesso diferenciado aos meios de aprendizado. Entre outras coisas, sequer os professores e professoras foram treinados para a utilização desses métodos modernos permitidos pelos recursos da internet.
Essa mesma internet, que pode ser utilizada para ensinar, tem contribuído para que estejamos atravessando uma das mais lamentáveis épocas de culto à ignorância, onde a educação vem deixando de ser um meio de desenvolvimento pessoal e da sociedade em que vivemos. Isso ocorre a partir da proliferação de blogs, sites e redes sociais de gente sem a menor formação educacional, seguidos por milhões de deseducados como eles próprios, formando uma corrente de imbecis num processo de culto à ignorância nunca visto na história da humanidade. Gente que nunca estudou os assuntos que aborda atraem outros milhões que não dão a menor importância à educação. A prevalência dessa situação parece dar razão a Umberto Eco, genial escritor italiano, que chegou a dizer que a internet propiciaria que os idiotas dominariam o mundo, não por seu conhecimento, mas por serem a maioria.
Nesse ambiente não surpreende que pais e mães não vejam como necessário mandar seus filhos às escolas, inclusive, por conta da falta de um projeto nacional de educação que seja capaz de formar cidadãos e cidadãos de bem. Assim, também não surpreende que um professor de Geografia de uma escola estadual tenha dito aos alunos que “roubar” também é uma profissão e que ladrões são também pais de famílias. É o esquerdismo que prevalece dominando nosso ambiente escolar onde o “merecimento” substitui o “mérito” em nome de um igualitarismo que nunca foi exitoso em qualquer parte do mundo, e sob qualquer corte que se faça na história. Em vez de ensinar, essa gente prega ideologia. O que fazer?
CARTAS
As cartas começam a ser colocadas na mesa, para o jogo das eleições que se aproximam. O MDB lançou ontem a pré-campanha de Teresa Surita ao governo do estado. Parece que dentre os principais motes da campanha emedebista está o de prometer que a ex-prefeita de Boa Vista fará com o interior do estado o mesmo modelo de administração que fez na Capital roraimense,. Em seu discurso, Teresa Surita também falou de esperanças em construir um estado bom para morar, trabalhar e viver.
CARONA
De carona na popularidade de Teresa Surita (MDB), Romero Jucá, que preside o MDB de Roraima, também lançou sua campanha na tentativa de voltar a ocupar uma cadeira no Senado Federal. Além de criticar os atuais senadores de Roraima, Jucá tenta se mostrar como o parlamentar que mais sabe os caminhos para trazer dinheiro federal para o estado, e que sua presença em Brasília é fundamental para propiciar meios financeiros a um futuro governo comandado por Teresa Surita. Parece querer imputar à parceira política de muitos anos, a incapacidade de articular-se politicamente. Segundo seus adversários, ele só não explicou por que não conseguiu resolver os principais problemas do estado em 24 anos seguidos de mandato.
PETRÓLEO
A ExxonMobil, petroleira estadunidense que explora petróleo na Costa Atlântica da República Cooperativista da Guiana anunciou que a exploração de um segundo poço vai elevar a produção diária de petróleo naquele país para 340.000 barris. Isso tudo em menos de três anos de início efetivo de exploração. Especialistas estimam que o potencial de petróleo a ser explorado na Costa Atlântica guianense é de 10 bilhões de barris. Suficientes para transformar aquele país num dos mais desenvolvidos no Cone Norte do Continente Sul-americano nos próximos anos. Roraima não pode ficar de costas para isso.
RÁPIDAS
Os presidentes do União Brasil, MDB e PSDB reúnem-se hoje em Brasília para conversar sobre eleições. Nos bastidores o que se fala é que eles querem isolar Sérgio Moro (Podemos). São os profissionais da política se unindo para evitar surpresas. ### O Tribunal de Contas da União aprovou a primeira etapa de privatização da Eletrobrás. No pacote vai a Eletronorte, que faz parte do consórcio escolhido para construir e operar o Linhão de Tucuruí. ### Nessa crise da Ucrânia é bom não esquecer que interessa a Rússia o aumento do preço do barril do petróleo. O país é grande produtor da commodities. ### Já Estados Unidos querem vender armas. De uma só lapada vai mandar para a Ucrânia 500 milhões de dólares em armamento. ### Morreu, ontem, em São Paulo, aos 81 anos, o genial jornalista e cineasta Arnaldo Jabor. Lutou a vida inteira para transformar o Brasil num país de verdade. Morreu sem realizar esse sonho. ### Até amanhã.