Esporte

Progresso goleia, e é líder isolado do grupo A

Com a goleada por 3 a 0, a equipe de Mucajaí chegou a seis pontos, dois a mais que o vice-líder Náutico, enquanto o Atlético-RR permaneceu sem pontos

O Progresso goleou o Atlético-RR, por 3 a 0, e assumiu a liderança isolada do grupo A do Campeonato Roraimense de Futebol Amador Sub-20, na partida válida pela terceira rodada. O duelo foi realizado na tarde do último sábado, no estádio Ribeirão. Com a vitória, a equipe de Mucajaí chegou a seis pontos, dois a mais que o vice-líder Náutico, que empatou em 1 a 1 com o River, no complemento da rodada. Já o time atleticano permaneceu na lanterna (6º lugar), com nenhum ponto, em dois jogos disputados.
O Progresso volta a campo no dia 14, contra o River, pela sexta rodada, enquanto o Atlético-RR já joga nesta terça-feira, 7, às 18h30, diante do mesmo River. Ambos os confrontos serão no Ribeirão.
O jogo, marcado para as 16h30, demorou oito minutos para começar. De acordo o delegado do jogo, Denilson Silva, o atraso se deu por dois motivos: o primeiro foi o assistente Renir Adonay Moreira, que esqueceu sua bandeirinha em casa. O problema foi resolvido pelo presidente da comissão de arbitragem da Federação Roraimense de Futebol (FRF), Cloves Campos Rates, que providenciou outro objeto para a função do assistente. Já o segundo motivo foi o atraso dos policiais da Força Tática para chegar ao estádio.
Sem gols, o primeiro tempo foi marcado por um Progresso melhor que o Atlético-RR, e muitas faltas. Mas foi o time atleticano que mandou o primeiro perigo, aos 4 minutos, quando Caimbé recebeu a bola na entrada da área, dominou e chutou. A bola passou perto do travessão.
O Progresso reage em seguida. Jorge Henrique recebe passe na entrada da área, domina e chuta para o goleiro Luiz espalmar para a linha de fundo. Após a cobrança de escanteio, Dadá cabeceia sem força, a bola sobe, bate no travessão e sai.
Sem achar espaço, o time atleticano passa a arriscar a gol de longe. Aos 13, Andrezinho vê o goleiro Raimundo Nonato adiantado, e chuta de longe, e quase encobre o arqueiro.
Com a superioridade do Progresso, o Atlético-RR passou a afastar o ataque adversário de qualquer jeito. E mesmo sendo superior, o Progresso não se aproveitou disso e desperdiçou três oportunidades. Em uma delas, aos 35 minutos, foi um pênalti. O atacante Jorge Henrique é derrubado pelo lateral Ronald e, na cobrança, Dadá chuta rasteiro, e a bola sai pela linha de fundo.
O Atlético-RR volta para o segundo mais agressivo por conta das duas substituições que realizou. O técnico Vado tirou o meia Andrezinho e o atacante Neymar, e colocou Raydam e Geordan, respectivamente.
O Progresso ameaçou aos 11 minutos. Rafael Monga carregou a bola entre quatro marcadores, entrou na grande área, e tocou para Antônio Barros. O lateral-direito chutou, o goleiro Luiz defendeu e a zaga afastou o perigo.
Três minutos depois, o Atlético-RR respondeu. Júnior lançou para Adriano que, mesmo marcado pelo zagueiro Denilson, arrancou em velocidade, e chuta. A bola desvia no próprio marcador, e bate na trave, para a defesa do Progresso afastar em seguida.
Aos 22, o Progresso aproveita a falha da defesa do Atlético-RR. Lucas deixa a bola escapar, e Daniel a rouba. O atacante carrega a bola e, aos trancos e barrancos, fuzilou para o fundo da rede.
A equipe faz o segundo aos 36. Luís Carlos recebe na direita, e chuta colocado na gaveta, sem chances para o goleiro Luiz. Quatro minutos depois, Rubenor toca para Wyglifi, que recebe dentro da área e toca na saída do goleiro Luiz.
O gol faz o Atlético-RR tentar reação, puxando contra-ataques, mas é barrado pela defesa e marcação do time do interior, que venceu por 3 a 0, e assumiu a liderança do grupo A, com seis pontos.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-RR 0 X 3 PROGRESSO
ATLÉTICO-RR – Luiz; Ronald, Juninho, Lucas, Aldão; Rick, Nelsinho, Andrezinho (Raydam), Caimbé; Neymar (Geordan) e Adriano (Júnior). Técnico: Waldemar Caldas, o Vado.
PROGRESSO – Raimundo Nonato; Antônio Barros, Denilson, Antônio Jarlison (Luís Carlos), Rubenor; Rafael Monga, Pablo Rafael, Dadá, Leandro da Silva; Jorge Henrique (Daniel) e Wyglifi. Técnico: Carlos César.
GOL – Daniel, aos 22, Luís Carlos, aos 36, e Wyglifi, aos 40 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Ronald, Raydam, Neymar e Júnior (Atlético-RR); Dadá, Pablo Rafael e Lucas (Progresso).
ÁRBITRO – Zacarias Santiago.
HORA – 16h30.
LOCAL – Estádio Ribeirão.