Com Nada
* E a semana começou com o Reino Unido anunciando a aplicação da 4ª dose de vacina contra a Covid 19 e admitindo que os números de contaminações diárias por coronavírus estão em alta pelos lados de lá, em mais uma onda da doença. De acordo com o Escritório Nacional de Estatísticas (O IBGE britânico), uma em cada 20 pessoas está infectada no país e na Escócia, uma em cada 14 testou positivo. Somente na semana entre 6 e 12 deste mês, mais de 1,5 milhão de pessoas, foram infectadas pelo coronavírus, o que representa 5% da população na Inglaterra e um recorde desde o início da pandemia. E como o vírus não respeita fronteiras – infelizmente – a tendência é que esse quadro se reproduza no resto do mundo.
Com Tudo
* Começa nesta terça-feira, 22, no Pátio Roraima Shopping, a Mostra fotográfica,“Unidas na Diversidade: Mulheres são como águas, crescem quando se juntam”, promovida pelo Projeto Orinoco, da rede Cáritas Brasileira. Aliás, o projeto Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras, desenvolve ações de WASH em cinco estados, Roraima, Acre, Rondônia, Pará e Piauí, promovendo acesso à água, saneamento e higiene. Além disso, auxilia desde o acesso à regularização migratória, até o acompanhamento de casos graves de violação de direitos sofridos por pessoas vítimas de violência, tráfico de pessoas e exploração trabalhista. Em Roraima a exposição fica aberta até o dia 30 com imagens de Lanne Prata.
Preocupante
* A pneumologista da Fiocruz, Margareth Dalcolmo, veio a público ontem, manifestar sua preocupação com a decisão de muitas cidades, entre as quais Rio de Janeiro e São Paulo, de suspender a obrigatoriedade do uso da máscara. Para ela, que é um dos principais nomes da linha de frente no combate a pandemia no Brasil, “essas medidas foram precipitadas”.
* Autora do estudo definitivo sobre a ineficácia da cloroquina e também responsável pela testagem de outros dois medicamentos, que já revelaram eficazes contra a covid, a cientista declarou que o desequilíbrio ecológico e das mudanças climáticas, irão propiciar o surgimento de outras pandemias.
Preocupante II
* E por falar nisso, Roraima já liberou o uso de máscaras somente em ambientes ao ar livre, mas pelo visto parece que muita gente não entendeu, pois o que mais tem se visto, por aqui, são pessoas sem máscaras nas academias, supermercados e até em farmácias.
* Na verdade, por aqui, as pessoas estão se comportando como se já não houvesse mais pandemia, quase ninguém usa mais máscaras, todos se aglomeram e se abraçam e não há fiscalização que oriente a população sobre a importância de continuar mantendo os cuidados, pra evitar nova onde da doença. Fora isso, muita, mais muita gente mesmo, ainda não completou o esquema vacinal.
Workshop *O Programa de Extensão Universitária “Rede Terecom”, da Universidade Federal de Roraima, está ultimando preparativos para a realização do “V Workshop de Elaboração de Projeto de Pesquisa”, aberto à comunidade e acadêmicos daquela Instituição. *O evento acontecerá de 25 de março a 8 de abril deste ano no Auditório Prefº. Alexandre Borges – no Campus do Paricarana . A inscrição é gratuita e pode ser feita no: https://vwepp2022.eventbrite.com.br. Os interessados poderão obter informações mais detalhadas sobre o evento, acessando: http://redeterecom.blogspot.com e _[email protected].
#Rápidas
* A coluna de hoje é dedicada a colega jornalista Iara Bednarczuk, que inaugura idade nova nesta terça-feira.
* Também trocando de data hoje, o amigo Arnobio Furtado, Edelzania Oliveira e Andressa dos Santos.
* O resultado preliminar das provas escritas específicas (P2 e P3) para os cargos de defensores públicos substitutos, já foi publicado.
* A publicação, informa que os resultados de todas as pessoas que realizaram as provas poderão ser verificados no site da Fundação Carlos Chagas, organizadora do concurso, no www.concursosfcc.com.br.
O edital com a lista de candidatos também disponibilizado no Diário Eletrônico da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) do dia 17 de março.
* As vistas das provas também estarão disponíveis no site da banca organizadora, durante o período recursal.
Tá Valendo
Vacina *Segundo o Ministério da Saúde, em seu levantamento mais
recente sobre a cobertura vacinal no país, cerca de 59 milhões de brasileiros estão aptos a tomar a dose de reforço contra a covid. O MS lembra que, quem tomou a segunda dose da vacina há mais de quatro meses já pode voltar à unidade de saúde para receber a dose de reforço (ou terceira dose) do imunizante.