Com Nada
* Que o Governo Bolsonaro tem apoiado declaradamente a invasão de terras indígenas, isso é fato. Inclusive, é de conhecimento público, a mobilização em prol da aprovação do Projeto de Lei 191/2020, e seu apoio a tramitação urgente do PL na Câmara Federal, o que tem sido repudiado com veemência por lideranças indígenas de todo o país, inclusive as de Roraima. Recentemente, lideranças locais de várias etnias, reuniram-se na 51ª Assembleia Geral no Lago do Caracaranã, onde foram discutidas várias denúncias graves de invasões generalizadas de territórios indígenas, entre os quais Raposa Serra do Sol e a TI Yanomami, onde o poder público perdeu completamente o controle até das pistas de pousos e as facções criminosas agora são quem mandam e desmandam.
Com Tudo
* Com o título “Operação Acolhida: A singular resposta brasileira ao fluxo migratório de crianças desacompanhadas”, Dra. Denise Cavalcanti, publica livro editado pela Dialética-São Paulo, com lançamento agendado para mês que vem. A publicação, é fruto da pesquisa desenvolvida pela autora junto à Operação Acolhida, onde atuou desde 2018, acompanhando o fluxo migratório de crianças separadas e desacompanhadas. Em agosto de 2021 ela defendeu sua dissertação, sob orientação dos Profs. Dr. Tarcisio Vilton Meneghetti e Erick Linhares, no curso de Mestrado em Direito das Migrações Transnacionais, pela Universidade do Vale do Itajaí, com co-tutela pela Universidade de Perugia na Itália, tendo sido aprovada.
Inusitado
* Não se fala em outra coisa Brasil a fora, senão no inusitado episódio, envolvendo um morador de rua, que ficou conhecido como “mendigo”, após o mesmo ter sido espancado por um personal trainer, ao ser flagrado mantendo relações sexuais com a esposa dele dentro do carro dela.
* Enquanto a moça – que provavelmente foi vítima de um surto de privação de sentidos – segue internada em um hospital e o marido (que pensava que ela tinha sido estuprada), está sendo processado por agressão, o assunto segue viralizado na internet com milhares de memes, top trends no twitter e manchetes dos veículos de comunicação, com o “mendigo” contando as intimidades do ocorrido com riqueza de detalhes.
Inusitado II
* A propósito, as entrevistas do mendigo, com português castiço, concordâncias verbais e nominais impecáveis, mais parecem textos milimetricamente planejados e exaustivamente ensaiados. Em todas as suas narrativas, ele não pronunciou uma única palavra agressiva, chula ou deselegante, pelo contrário, conhecimento e educação bem acima da média.
* Aliás, essa parece ser uma história de ficção escrita por Nelson Rodrigues, na qual, haveremos de convir que, se tudo aconteceu como está sendo descrito, estamos diante de caso tão extraordinariamente inusitado, que tem tudo pra virar filme de Hollywood. Aliás, vários partidos já convidaram o morador de rua pra ser candidato nas próximas eleições.
Retorno
* A partir desta segunda-feira, 28, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) retomará o atendimento presencial ao público nos oito cartórios do Estado, de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 15 horas, conforme a Portaria nº 166/2022. Nesse período, continua dispensada a coleta de dados biométricos e haverá um limite diário de 40 pessoas por atendente em cada zona eleitoral.
* O atendimento presencial estava suspenso desde março de 2020 por causa da pandemia e mesmo com o reinício das atividades presenciais, o eleitor poderá resolver todas as suas pendências sem sair de casa, pelo sistema Título Net. Basta acessar o site tre-rr.jus.br, na aba Serviço ao eleitor e clicar em Atendimento online.
#Rápidas
* A coluna de hoje é dedicada a Raissa Lucena de Souza Cruz (Grupo Folha), que inaugura idade nova nesta segunda-feira.
* Também inaugurando idade nova hoje, Marilena Freiras, Sonia Cruz e Vanina Thomé.
* Pois é minha gente, as convenções partidárias, deram início (praticamente oficial) a campanha eleitoral de 2022.
* As convenções já realizadas são verdadeiros showmícios, com equipes padronizadas de pré-candidatos, em que algumas, são autênticos entourages.
* E daqui pra frente vai ser assim, todos que se dispuserem a pôr seus nomes ao veredito popular, não terão mais tempo pra nada…
* Agora, é só visitas, reuniões e acomodações partidárias e qualquer mudança de rumo, como mudança de partido por exemplo, só poderão ser feitas para este pleito, até sexta-feira, 1º de abril…
*E que data mais sugestiva…
Tá Valendo
Imposto de Renda
* O Governo de Roraima, por meio da Segad, em parceria com o Centro Universitário Estácio da Amazônia, oferece uma equipe de acadêmicos para auxiliar os servidores públicos estaduais com as declarações de Imposto de R
enda e com a emissão da Cédula C. Os interessados devem agendar, via Whatsapp, pelo número 98127-1201. Os atendimentos serão feitos até o dia 23 de abril.
Paraolímpico
* O Centro de Referência Paralímpico de Roraima, doou um kit de bocha paralímpica para o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência de Roraima, da Setrabes, para incentivar o desenvolvimento da atividade esportiva com os alunos atendidos pelo Estado. O Centro Paralímpico é uma parceria entre a UERR e o Comitê Paralímpico Brasileiro e tem a missão oferecer de forma gratuita atividades esportivas para pessoas com deficiência, da iniciação ao alto rendimento.