Cotidiano

Quedas de energia constantes durante o dia prejudicam moradores

Eletrobras diz que blecaute ocorreu devido problemas no controle de frequência do sistema da UTE Monte Cristo.

Vários bairros de Boa Vista ficaram sem energia elétrica durante mais de duas horas, por conta de um apagão que ocorreu por volta de 12h30 deste domingo.

Uma moradora do bairro liberdade, Maria Aparecida, criticou o reajuste na tarifa de energia elétrica. “Eles aumentam o preço mas a energia não é confiável. Somos obrigados a pagar uma energia caríssima sendo que sempre acontece esse tipo de quedas […] Tenho dois filhos pequenos, não posso ficar sem energia pois eles passam mal com o calor” afirmou.

Em alguns bairros da capital a energia elétrica ainda não foi reestabelecida. André Ricardo, comerciante do bairro Cidade Satélite teve que fechar sua lanchonete pois, até o momento, a energia não retornou. “Eu vendo sucos, picolés e salgados. Sem energia não consigo usar o liquidificador para fazer os sucos”, explicou. Ele afirma ter tido prejuízos. “acabei perdendo várias vendas. Sem falar nos picolés que derreteram”, disse.

Eletrobras

Uma nota enviada pela Eletrobras Distribuição Roraima informa que “conforme programação solicitada pela Eletronorte, às 7h houve o desligamento da interligação Brasil-Venezuela. A partir deste momento toda a carga em Roraima passou a ser atendida pelo parque termelétrico local. Por volta de 12h29 a UTE Monte Cristo passou a apresentar problemas no controle de frequência do sistema, causando blecaute e na sequência, problemas para recomposição do sistema. A recomposição somente foi possível após reenergização da interligação. Informamos que estão sendo realizadas as avaliações sobre os problemas ocorridos de forma a identificar as causas para que o fornecedor realize as devidas correções evitando que os problemas voltem a ocorrer. Pedimos desculpas pelo transtorno causado.”

Aumento da tarifa de energia elétrica

O reajuste na conta de energia elétrica entrou em vigor, com autorização da Aneel, no dia 1º. Para os consumidores residenciais, o aumento foi de 40,33%, enquanto que para os consumidores com fornecimento em média e alta tensão o reajuste ficou em 43,65%.