Com Nada
* Desde que o Governo da Venezuela desapropriou os Waraos de suas terras tradicionais para construir uma hidroelétrica, começou a Via Crucis desse povo indígena. Longe dos rios (Warao em língua materna significa povo das águas), eles não se adaptaram nas casas de alvenarias onde lhes realocaram e passaram a ser nômades. Com a crise migratória, a maioria deixou o país e muitos vieram pro Brasil. A princípio foram bem acolhidos em Roraima, com abrigos especiais de acordo com sua cultura. Mas atualmente, vivem amontoados num alojamento no bairro Asa Branca, que dá vontade de chorar só de olhar.
Com Tudo
* Confirmada para o próximo domingo, 29, a 3ª edição da Corrida da Defensoria Pública, iniciativa da DPE em parceria com a Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado de Roraima (Adper).
As 600 vagas já foram preenchidas e as inscrições encerradas, mas no dia do evento, será possível acompanhar apresentações musicais e outras atividades para quem não está inscrito na competição.A concentração será 17h e a largada às 17h30, no estacionamento do Estádio Canarinho, A programação alusiva aos 22 anos da Defensoria ainda conta com concursos de fotografia e redação, e a 2ª edição da DPE Solidária.
Warao
* Na verdade, o povo Warao, que encontra-se no alojamento do Asa Branca, está (praticamente) entregue à própria sorte, começando pelo local, que é visivelmente insalubre. Lá estão muitos idosos, crianças, mulheres, deficientes, entre outros. Nesses tempos de chuva a situação ficou pior e por conta disso, foi criada uma Vakinha On Line em favor deles.
* Qualquer ajuda para a Comunidade Warao Ine Yakera – que precisa desde lonas, redes, alimentação, remédios, roupas e calçados, principalmente para as crianças – será bem vinda. Benfeitores poderão fazer doações no link:
https://www.vakinha.com.br/2859426
Computação
* Os cientistas da João Gimaque e Ane Karoline Pereira, sob supervisão do professor da UERR, Bruno Figueirêdo, foram selecionados para a 5ª edição do Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrônico congresso promovido pela Sociedade Brasileira de Computação que disfruta de grande prestígio na América Latina.
* O trio é autor de um artigo que detalha uma ferramenta que pode identificar possíveis fraudes em licitações públicas, com participação de Yuran Vita e Marcos Damasceno, egresso e acadêmico do curso de Ciência da Computação da UERR, respectivamente, e pela servidora do TCE/RR, Gardenya Felix. O congresso ocorrerá em agosto na cidade Niterói, no Rio de Janeiro.
Feira Virtual
Os universitários terão mais uma oportunidade para encontrar uma colocação no mercado, por meio de estágio, com a Feira Virtual da Estácio. No evento, a instituição reuniu mais de 150 mil vagas por todo o país, além de oferecer diversas capacitações e bate papos com especialistas renomados nas tendências do mercado de trabalho.
* A Feira Virtual da Estácio, terá inicio na terça-feira, 24 e se estenderá até quinta-feira, 26. Para acessar a programação e se inscrever, basta acessar o link https://www.carreirasedu.com.br/feiradeestagio
#Rápidas
* Inaugurando idade nova nesta segunda-feira, Joaquim de Freitas Ruiz e a Dra, Auxiliadora “Cília” Holanda
* Também trocando de data hoje, Izadora Braga, Adriana Brandão, Antonio Eudes Loureto e Lorena Míria da Silva.
* Pois é minha gente, o inverno começou a todo vapor e pelo visto teremos uma das maiores cheias dos últimos tempos.
* O nível das águas do rio branco subiu vertiginosamente no último fim de semana e as previsões são de muito mais chuva nos próximos dias.
* Há (praticamente) bairros inteiros em Boa Vista, com várias ruas intransitáveis por conta da água acumulada.
* Em alguns municípios do interior, a situação é ainda mais preocupante, pois já há localidades completamente ilhadas.