Bom dia,
Hoje é quinta-feira (02.06). Os trabalhadores da inciativa privada trabalham no Brasil 44 horas semanais, na melhor hipótese, essa jornada é reduzida para 34 horas caso eles trabalhem em expediente de 6 horas corridas. Boa parte do pagamento dos salários dos trabalhadores do setor público é bancada pelos impostos que esses trabalhadores em empresas privadas pagam todos os dias. Já carga semanal de trabalho dos servidores públicos, especialmente em Roraima, é de 30 horas – na média trabalham seis horas corridas e folgam sábado e domingo-, com raras exceções.
Ontem, a Câmara de Vereadores de Boa Vista aprovou a criação de algumas dezenas de cargos para servidores que trabalharão na Secretaria Municipal de Saúde; e a justificativa para a ampliação de mais despesas com pessoal na Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) está a de que houve redução da carga semanal de trabalho dos servidores de 40 horas para 30 horas semanais, o que evidentemente exige a contratação de mais gente para não sacrificar a prestação de serviços à população.
É assim, simplesmente assim, que a discussão sobre a carga horária de servidores públicos deve ser encarada pela população. Claro, se reduz a carga de trabalho de quem já está contratado resta evidente que mais servidores públicos têm de ser contratados para que não seja sacrificada a oferta de serviços públicos à população. Ou seja, o custo das concessões de direitos a servidores do setor público será sempre bancado pelos contribuintes, e não pelos eventuais ocupantes do poder.
NÚMEROS 1
Os correligionários do presidente Jair Bolsonaro (PP) andam divulgando alguns números os sobre as contas do governo federal e em relação à economia brasileira. No caso das contas públicas o saldo do Superávit Primário – total das receitas menos despesas operacionais-, alcançou só em abril último R$ 39 bilhões. É o maior desde que esse levantamento começou a ser feito em 2001. O bem desempenho das contas públicas só não foi melhor por conta do resultado de empresas estatais e reflete igualmente a situação da maioria dos estados e municípios, que no início do governo Bolsonaro estavam em situação difícil e agora apresentam situação fiscal bem melhor.
NÚMEROS 2
Outro número que anima o governo de Jair Bolsonaro é o indicador de desemprego que caiu no último mês para perto de 10% da população economicamente ativa, o melhor resultado desde 2016. Os técnicos da área de economia e emprego do governo federal já dizem que até o final deste ano de 2022 o desemprego no Brasil vai estar em apenas um dígito. O que anima esse prognóstico é a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que de uma expectativa de recessão é agora esperado para cerca de 1,5% no mesmo período. Resta saber se o eleitor e a eleitora brasileiros terão tem de perceber essa melhoria do cenário econômico antes de digitar o voto na urna eletrônica.
LEILÃO
Segundo nos denuncia um leitor da Parabólica, a Codesaima, empresa do governo estadual, anda promovendo a venda em leilão de parte de seu patrimônio, especialmente de terrenos e prédios. Dentre os bens que estariam em processo de venda, segundo a mesma fonte, estaria o terreno onde funcionou a antiga sede da associação dos servidores da empresa.
CONDENAÇÃO 1
O Tribunal de Contas da União (TCU) acaba de condenar o ex-diretor da Petrobrás Renato Duque a devolver aos cofres públicos a bagatela de R$ 975 milhões. Ele foi indicado para o cargo de diretor da área de serviços pelo ex-presidente Lula da Silva permanecendo ali por longos nove anos. Nos governos petistas – Lula e Dilma-, foi ele o encarregado de comandar a construção de três refinarias de petróleo – no Rio de Janeiro, Maranhão e Pernambuco- de onde foram desviados bilhões de reais pelos ralos da corrupção. Nenhuma das refinarias foi concluída, e esta é uma das razões que levaram o Brasil a continuar importando gasolina e diesel apesar de ter alcançado a autossuficiência na extração do petróleo.
CONDENAÇÃO 2
A condenação de Renato Duque – e outras virão-, acontece mesmo após os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) terem descondensado Lula da Silva (PT) acusado de ter sido o principal responsável pelo bilionário esquema de corrupção montado para saquear os cofres da petroleira brasileira. O Brasil tem dessas coisas: ministros do STF descondensam réus julgados como culpados enquanto alguns dos corruptos devolvem – ou são obrigados a devolver-, parte do dinheiro roubado. E tem mais; quem comandou a operação que revelou a bandalheira que quase quebrou a Petrobrás é hoje réu em ação por danos materiais a petroleira movida por companheiros do principal acusado de roubá-la. Dá para entender?
CPI DO LIXO
Pois é, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada para apurar possíveis irregularidades, no contrato e na execução dos serviços, entre Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) e a empresa paulista Sanepav, foi para a lata do lixo sem apurar absolutamente nada. Depois que a maioria dos seus componentes ter aprovado sua extinção, não restou outra saída para o vereador Ítalo Otávio (PRB), seu presidente, que reconhecer que não tinha mais nada o que fazer.