Os filmes ‘Eu sou de lá’ e ‘A tainha e a onda’ serão exibidos hoje (10) na Orla Taumanã durante a Mostra Doc Florianopólis. O evento é realizado pela ABDeC Roraima e pelo o Canoa Cultural com a proposta de trazer a espaços públicos eventos ligados ao audiovisual independente. Na ocasião, os cineastas Alan Langdon e Sansara Buriti estarão presentes na sessão para debater sobre a produção e temática dos filmes com o público.
Sansara é jornalista e nasceu em Boa Vista, e pela primeira vez exibe o documentário em sua cidade natal. O documentário “Eu sou de lá” conta a história de jovens de países como Moçambique, Cabo Verde e Guiné-Bissau que fazem intercambio nas Universidades brasileiras.
Durante o filme, uma câmera registra o cotidiano e suas impressões sobre o Brasil. O resultado é um dinâmico diálogo de ideias e imagens que revelam diversos aspectos da vida desses estudantes dentro e fora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O filme já foi exibido no México e no Quênia, e agora é exibido pela primeira vez em Boa Vista.
“É uma forma de mostrar como a cidade lida com diversas culturas. Os estudantes estrangeiros dão uma nova cara ao campus. A ideia é mostrar a presença desses jovens no Brasil e a importância da diversidade dentro do meio acadêmico”, relatou.
É a primeira vez que a comunidade de estudantes africanos em Florianópolis é tema de um documentário. “Eu sou de lá” estreou em maio de 2014, durante a 18ª edição do festival Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM), onde recebeu o prêmio de Júri Popular como melhor filme da Mostra Catarinense. O documentário foi realizado por meio do prêmio municipal de cinema Armando Carreirão (FUNCINE).
A Tainha e a Onda
Com roteiro de Alan Langdon e Carlos Portella Nunes, o filme, com direção de Carlos Portella Nunes, mostra uma época que seria apenas de alegrias se não fosse um impasse histórico entre surfistas e pescadores. Um choque de culturas. O documentário “A tainha e a onda” é um mergulho nos mundos da pesca e do surfe na busca para entender o problema e suas soluções.
Eu Sou de Lá
A mudança para um novo bairro faz Sansara perceber a existência de uma comunidade de universitários africanos vivendo perto de sua casa. Curiosa para saber quem são seus novos vizinhos, ela vai ao encontro deles para ouvir suas histórias, conhecer suas origens, seus sonhos e desafios no sul do Brasil, na cidade de Florianópolis.
Serviço
Doc Florianópolis
Data: 10 de novembro
Local: Orla Taumanã
Hora: 19h30
Entrada Franca
Informações: 98113-2786